A adaptação de crianças com autismo na pré-escola: estratégias fundamentadas na Análise do Comportamento Aplicada

Palavras-chave: adaptação escolar, autismo, intervenção pedagógica, análise do comportamento aplicada.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar se uma intervenção ancorada em estratégias da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) pode facilitar o processo de adaptação escolar de crianças com autismo. Os participantes do estudo foram três crianças com autismo, matriculadas em turmas de pré-escolas do município de Pelotas e suas respectivas professoras. A metodologia empregada foi uma pesquisa de caso único, por meio de um delineamento de bases múltiplas entre participantes, cuja coleta de dados ocorreu em duas fases (A e B). Implementou-se uma intervenção baseada em estratégias da ABA, de acordo com as características de cada aluno e com as atividades de cada turma. Os dados coletados se referem a três variáveis: tempo de participação nas atividades, tempo fora das atividades em que os alunos permaneceram engajados em comportamentos disruptivos e frequência de interação com os pares e professores. Os resultados apresentam um aumento estatisticamente significativo na participação e interação de todos os integrantes, e uma redução na emissão de comportamentos disruptivos, que os mantinham fora das atividades. Entende-se como necessários estudos futuros que abordem a temática da adaptação escolar e o uso de estratégias comportamentais para facilitar esse processo com um número maior de participantes e com acompanhamento mais intensivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana dos Santos Martins, Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

 

Síglia Pimentel Höher Camargo, Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Doutora em Psicologia Educacional pela Texas A&M University: College Station, Texas, Estados Unidos.

Publicado
18-04-2023
Como Citar
DOS SANTOS MARTINS, J.; PIMENTEL HÖHER CAMARGO, S. A adaptação de crianças com autismo na pré-escola: estratégias fundamentadas na Análise do Comportamento Aplicada . Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5014, 18 abr. 2023.
Seção
Estudos