O estudo da prática pedagógica interdisciplinar no ensino médio integrado do Instituto Federal do Amapá – Campus Macapá

Palavras-chave: ensino-aprendizagem, interdisciplinaridade, práticas educativas.

Resumo

Com base nas novas dinâmicas pedagógicas que buscam reformular as relações de ensino-aprendizagem, ainda caracterizadas pela rigidez do ensino tradicional, esta pesquisa destaca a prática pedagógica interdisciplinar, investigando a existência dela nos cursos de ensino médio integrado (EMI) do Instituto Federal do Amapá (Ifap)/Campus Macapá. A pesquisa utiliza a abordagem qualitativa, realizando a análise documental dos planos pedagógicos dos cursos e a investigação sobre a submissão de projetos de ensino com a temática interdisciplinar. Foi aplicado questionário aos docentes dos cursos de EMI para analisar a adoção de práticas pedagógicas interdisciplinares em sala de aula e verificar a opinião deles quanto às potencialidades e/ou limitações que tais práticas encontram no Campus Macapá. Os resultados constatam a existência de limitações de várias ordens (estruturais e formativas) que contribuem para que as práticas interdisciplinares ainda sejam pouco trabalhadas no EMI do Ifap/ Campus Macapá.

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Biografia do Autor

Luygo Sarmento Guedes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá. Macapá, Amapá (Ifap), Brasil.

Bacharel em História pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Macapá, Amapá, Brasil.

Argemiro Midonês Bastos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap). Macapá, Amapá, Brasil.

Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Macapá, Amapá, Brasil.

Publicado
19-08-2022
Como Citar
SARMENTO GUEDES, L.; MIDONÊS BASTOS, A. O estudo da prática pedagógica interdisciplinar no ensino médio integrado do Instituto Federal do Amapá – Campus Macapá. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, n. 264, 19 ago. 2022.
Seção
Estudos