Implementação da competência 10 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil: uma análise a partir do conceito de Cidadania Global da Agenda 2030
Resumo
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pretendem solucionar as vulnerabilidades que ocorrem em grande parte da população em todo o mundo. Nesse cenário, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) definiu como uma de suas áreas estratégicas a Educação para a Cidadania Global (ECG), à luz da meta 4.7 do ODS-4, convidando os países a garantir que todos os alunos adquiram habilidades, atitudes e comportamentos que promovam a reconstrução das sociedades em um mundo mais pacífico e sustentável. O objetivo deste artigo, com base na compreensão da evolução do conceito de cidadania global e no mapeamento do contexto institucional do desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é analisar a relação da competência geral 10 da BNCC, Responsabilidade e Cidadania, com o que a Unesco promove sobre a ECG, por meio de uma pesquisa qualitativa não experimental de natureza descritiva, baseando-se em uma revisão crítica da bibliografia apoiada pelo sistema de informação Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (Iramuteq). Como resultado, verificou-se a estreita relação entre ambos os conceitos, uma vez que se constatou que a competência 10 da BNCC foi desenvolvida no âmbito das diretrizes da ECG e do ODS-4, e seu desenvolvimento contribui para a consecução da Agenda de Educação 2030.
Downloads
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.