Ações inclusivas no ensino superior brasileiro

  • Jefferson da Silva Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO-PR

Resumo

Partindo de uma concepção etnográfica das práticas escolares da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR), constatou-se a dinâmica de grupos relativa às interações e fronteiras simbólicas que permeavam as aprendizagens. Esses processos abrangiam o ciclo espaciotemporal do ensino superior: acesso, permanência e sucesso inseridos em uma comunidade de aprendizagem ampla. Nesse sentido, um programa foi desenvolvido para coordenar as ações que pudessem desdobrar as aprendizagens em termos de medidas pedagógicas inclusivas nas interações pedagógicas, funcionais e administrativas, compreendendo o espaço universitário como uma comunidade de aprendizagem ampla, que oferece diversas fontes para otimizar a formação profissional e acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
06-08-2014
Como Citar
DA SILVA, J. Ações inclusivas no ensino superior brasileiro. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 95, n. 240, 6 ago. 2014.
Seção
Estudos