Família e escola: crise de participação em contextos de vulnerabilidade

  • Violeta Acuña-Collado Universidad de Playa Ancha
Palavras-chave: família, escola, professores, aprendizagem, participação dos pais

Resumo

Apresenta um estudo realizado com pais/responsáveis e professores de duas escolas municipais da educação básica, situadas na região de Valparaíso, no Chile. Objetiva investigar os obstáculos que causam a baixa participação de pais/responsáveis nas escolas, a fim de criar propostas que facilitem a integração dos responsáveis com o centro educacional. A metodologia adotada foi de cunho qualitativo e inspirada no paradigma interpretativo; além disso, a entrevista em profundidade foi utilizada como técnica de coleta de dados. As entrevistas foram realizadas com os pais/ responsáveis de alunos com baixo rendimento acadêmico e também com os professores. Em relação às conclusões, do ponto de vista dos responsáveis, relata-se desinteresse nas atividades propostas pela escola, resultando numa baixa participação; apesar disso, descreve-se haver uma boa relação entre responsáveis e docentes. A partir da perspectiva dos professores, há relatos sobre estratégias empregadas pela escola para envolver os responsáveis no trabalho escolar e sobre a necessidade de se fixar limites quanto aos papéis que os docentes desempenham e a consequente sobrecarga de trabalho.

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Publicado
24-08-2016
Como Citar
ACUÑA-COLLADO, V. Família e escola: crise de participação em contextos de vulnerabilidade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n. 246, 24 ago. 2016.
Seção
Estudos