Desenvolvimento curricular para a garantia da aprendizagem de todos: reflexões em torno da supervisão pedagógica
Resumo
Na reflexão teórica sobre os pressupostos da Supervisão Pedagógica para a garantia de uma educação inclusiva, encontramos o comprometimento com a aprendizagem de todos, no geral, e com os alunos em contexto de Atendimento Educacional Hospitalar (AEH), em particular. Desse modo, o estudo centra-se na
Supervisão Pedagógica como uma das estratégias de promoção de desenvolvimento curricular, incidindo em aspectos essenciais para o AEH. A partir de um olhar crítico e reflexivo, apoiado em ampla revisão da literatura, constrói-se uma argumentação que valoriza a Supervisão Pedagógica como ferramenta que promove a justiça social e a equidade na educação. Conclui-se que essa supervisão desempenha papel crucial na garantia da aprendizagem, inclusive no AEH e no trabalho pedagógico com alunos gravemente enfermos, reforçando seu potencial na construção de processos educativos mais inclusivos e, portanto, democráticos.
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