Prática pedagógica freireana em classe hospitalar: diálogo entre cultura ribeirinha e tecnologias de informação e comunicação

  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira Universidade do Estado do Pará (Uepa)
  • Tânia Regina Lobato dos Santos Universidade do Estado do Pará (Uepa)
  • Gilda Maria Maia Martins Saldanha Secretaria de Estado de Educação do Pará https://orcid.org/0000-0001-5026-7369
Palavras-chave: Paulo Freire, cultura ribeirinha, classe hospitalar, TICs

Resumo

Vítimas de escalpelamento, decorrente de acidentes em pequenas embarcações na Amazônia paraense, que provocam a remoção brusca do couro cabeludo, são atendidas em uma classe hospitalar vinculada à Secretaria do Estado de Educação do Pará, com assessoria pedagógica do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP), que atua no Espaço Acolher da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Baseado na pedagogia de Paulo Freire, esse atendimento utiliza tecnologias da informação e comunicação (TICs) relacionadas aos saberes, às linguagens e às práticas culturais de educandas ribeirinhas. A pesquisa-ação qualitativa foi realizada no Espaço Acolher e concluída em 2022. Por meio de revisão bibliográfica e de observação participativa, foram desenvolvidas dinâmicas pedagógicas que possibilitaram às educandas expressarem suas experiências culturais. Para a análise dos dados, fez-se uso da técnica de categorização temática. Entre os resultados, destacam-se a melhoria do processo de aprendizagem e o aumento da socialização, da comunicação e da autoestima das educandas, percebendo-se valorizadas como sujeitos de seu próprio conhecimento e história de vida.

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Biografia do Autor

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará (Uepa)

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-doutora em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e professora titular aposentada da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Coordena o Procad-Amazônia do PPGED-Uepa e o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Uepa. É editora da Revista Cocar. Membro da Editoria Científica da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) do Instituto Nacional
de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Tânia Regina Lobato dos Santos, Universidade do Estado do Pará (Uepa)

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), é professora titular da Universidade do Estado do Pará do Curso de Pedagogia, do Programa de Mestrado e Doutorado no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE-Uepa). Coordena o Grupo de Pesquisa Infância, Cultura e Educação, vinculado à Plataforma do CNPq, e é pesquisadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP-CCSE-Uepa). Integrante da Rede Sumaúma – Estudos e pesquisa com/sobre infância e crianças da Amazônia. Representante Uepa e vice coordenadora do Fórum de Educação Infantil do Estado do Pará (Feipa).

Gilda Maria Maia Martins Saldanha, Secretaria de Estado de Educação do Pará

Doutoranda em Educação na Universidade do Estado do Pará (Uepa), é professora da Secretaria de Estado de Educação do Pará, atuando na Classe Hospitalar no Espaço Acolher. Pesquisadora do Grupo Infância, Cultura e Educação Infantil (Icei) e do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEPUepa). Pedagoga da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).

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Publicado
13-05-2025
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?