Atendimento educacional hospitalar: a comunicação como estratégia para apoiar estudantes em longos períodos de tratamento

Palavras-chave: justiça social, continuidade da escolarização, desafios da educação, saúde e educação, comunicação

Resumo

A continuidade da vida escolar durante o tratamento de câncer é recomendável para a manutenção da qualidade de vida do aluno-paciente, pois auxilia na formação de sua identidade, contribuindo para a redução da exclusão social e do fracasso escolar. O estudo visou compreender como, por meio de processos comunicacionais, agentes de escolas regulares têm reconhecido pacientes assistidos pelo AEH em um hospital de alta complexidade em São Paulo. A pesquisa tem natureza qualitativa e documental, com análise de conteúdo dos registros arquivados no sistema de banco de dados de uma escola hospitalar, à luz da teoria da Luta por Reconhecimento, de Axel Honneth. As análises dos processos comunicacionais que reconheciam o AEH indicaram maior destaque às menções relacionadas à esfera do direito, seguidas com menor expressão a da solidariedade e, com pouca representatividade, a esfera do amor. Considera-se que negligenciar qualquer uma das esferas de reconhecimento pelos sujeitos das escolas de origem de alunos-pacientes prejudica o desenvolvimento de um AEH digno e democrático.

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Biografia do Autor

Isabela Lemos de Lima, Universidade Federal de Pelotal (UFPel)

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na linha de pesquisa Desenvolvimento Humano e Saúde, com foco nas construções sociais em contexto de retorno escolar de crianças e adolescentes que recebem atendimento escolar hospitalar, é pesquisadora da Faculdade de Educação, Departamento de Ensino, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

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Publicado
13-05-2025
Seção
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