A educação especial e o Censo Escolar: elaboração de metodologia e instrumentos de coleta e processos de controle da qualidade da informação

  • Ana Gabriela Gomes Aguiar Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • Sabrina Trica Rocha Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Palavras-chave: Censo Escolar; educação especial; metodologia de pesquisa; políticas de inclusão educacional.

Resumo

Levantamento histórico e análise descritiva da coleta de dados da educação especial no Censo Escolar da Educação Básica, desde a instituição do Sistema Educacenso, em 2007, até 2023. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), criada em 2008, motivou mudanças na coleta de dados e houve alteração dos formulários do Censo Escolar, bem como do trabalho de acompanhamento e controle de qualidade das informações declaradas. Evidenciou-se que, apesar dos avanços e da melhoria da coleta das informações ao longo dos anos, as fragilidades que afetam o processo censitário se relacionam com: 1) orientações e registros dos sistemas de ensino; 2) documentação comprobatória das escolas; 3) conceitos e entendimentos baseados no modelo médico da deficiência; 4) ausência de profissionais especializados. 

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Biografia do Autor

Ana Gabriela Gomes Aguiar, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Ana Gabriela Gomes Aguiar, mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), é Técnica em Informações Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Sabrina Trica Rocha, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Sabrina Trica Rocha, mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, é Pesquisadora-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

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Publicado
06-08-2024
Seção
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