Crianças nos espaços públicos de lazer da cidade de Fortaleza, estado do Ceará

  • Alana Aragão Vasconcelos Universidade Federal do Ceará (UFC)
Palavras-chave: Cidade Amiga da Criança; espaço público; educação urbana; revisão integrativa de literatura; urbanismo.

Resumo

Desde 2014, após a publicação do Plano Municipal pela Primeira Infância de Fortaleza (PMPIF), a capital do estado do Ceará vem passando por intervenções urbanas para atender às necessidades do público infantil – como lazer, segurança e contato com a natureza. O embasamento teórico da pesquisa fundamenta-se no conceito Cidade Amiga da Criança por meio de uma revisão integrativa de literatura (RIL). A seguir, realiza-se um estudo da disponibilidade dos espaços públicos de lazer existentes, mediante cruzamento dos dados georreferenciados das áreas mais adensadas por crianças (0 a 12 anos), do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) por bairros, dos assentamentos precários e dos equipamentos e espaços públicos de lazer “amigos da criança”, principalmente aqueles instalados de 2014 a 2022. Conclui-se que, para se compreender o conceito Cidade Amiga da Criança, é necessário ouvir e observar as crianças em seus respectivos ambientes. Além disso, destaca-se a importância de dois aspectos: o acesso desburocratizado aos dados públicos e a criação de indicadores que revelem a qualidade das áreas verdes na perspectiva infantil.

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Biografia do Autor

Alana Aragão Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Didática e Formação Docente (Geped), da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Núcleo de Interações, Diálogos e Observações sobre as Infâncias e suas Espacialidades (Nido), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

 

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Publicado
07-03-2024
Seção
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