Desejos dos estudantes para o percurso casa-escola no mapeamento afetivo da cidade do Rio de Janeiro

  • Alain Lennart Flandes Gomez Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Rafael Ferreira Diniz Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Giselle Arteiro Nielsen Azevedo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo

A proposta deste trabalho foi lançada como um desafio inicial pelo professor Miodrag Mitrasinovic1,1 da Parsons School of Design, New York City – Estados Unidos da América (EUA), de forma alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Resultou na atividade “Dia D”, realizada simultaneamente em toda a rede municipal de educação no Dia Mundial do Urbanismo em 8 de novembro de 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alain Lennart Flandes Gomez, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Arquitetura pelo Programa de Pós- Graduação em Arquitetura (PROARQ) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é pesquisador do Grupo Ambiente-Educação (GAE/FAU/PROARQ/UFRJ).

Rafael Ferreira Diniz Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Arquitetura pelo Programa de Pós- Graduação em Arquitetura (PROARQ) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é professor adjunto do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e pesquisador do Grupo Ambiente-Educação (GAE/FAU/PROARQ/UFRJ).

Giselle Arteiro Nielsen Azevedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Engenharia de Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é professora associada da Faculdade de Arquitetura (FAU) da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ) dessa instituição. É coordenadora do Grupo Ambiente-Educação (GAE/ FAU/PROARQ/UFRJ).

 

Referências

AZEVEDO, G. A. N.; TÂNGARI, V. R.; RHEINGANTZ, P. A. (Org.). Do espaço escolar ao território educativo: o lugar da arquitetura na conversa da escola de educação integral com a cidade. Rio de Janeiro: UFRJ, 2016.

AZEVEDO, G. A. N. (Org.). Diálogos entre arquitetura, cidade e infância: territórios educativos em ação. Rio de Janeiro: UFRJ, 2019. Disponível em: https:// criancaenatureza.org.br/wp-content/uploads/2021/06/Territórios-Educativos.pdf. Acesso em: 18 set. 2023.

AZEVEDO, G. A. N. et al. Mapeamento afetivo dos territórios educativos da cidade do Rio de Janeiro: crianças e jovens pensando no futuro da cidade. 2020. Relatório Final de Pesquisa – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2020.

Publicado
08-03-2024