Em busca de fugas poéticas: informação e ficção em livros para a infância

  • Celia Belmiro Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais/ Professora Doutora
  • Marcus Martins Universidade Federal de Minas Gerais/ Doutorando

Resumo

A produção editorial contemporânea de livros considerados informativos vem apresentando alterações significativas, tanto no formato quanto na abordagem dos seus temas. Textos mesclam estrutura expositiva com estrutura narrativa, o que facilita a entrada do leitor mirim nos processos de organização do conhecimento. Neste artigo são analisados três livros informativos para crianças, discutindo-se a construção literária presente nos textos verbais e visuais e suas possibilidades para informar e ampliar determinado tema. Tomam-se, como base teórica, concepções sobre os mecanismos de documentação para crianças, a partir de elementos ficcionais e não ficcionais; e concepções que propõem novas formas de analisar a relação entre palavra e imagem em textos não ficcionais. A análise fundamenta-se em estudos sobre literatura infantil que apontam as novas perspectivas das obras infantis na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
18-06-2019
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?