Percepção e recepção da imagem no cinema clássico hollywoodiano
Resumo
Uma reflexão sobre percepção da imagem de filmes clássicos hollywoodianos das décadas de 30, 40 e 50 do século 20 é apresentada com base em três filmes, um de cada década: Terra dos deuses (The good earth – 1937), de Sidney Franklin; Como era verde meu vale (How green was my valley – 1941), de John Ford; e Rastros de ódio (The searchers – 1956), de John Ford. Para a análise da imagem fílmica – realizada pelos próprios autores, que se colocaram como espectadores/apreciadores dos filmes referenciados –, utilizaram-se fundamentos da semiótica e da estética. Ao final, destacou-se a necessidade de compreender os filmes como uma produção artística coletiva, gerada dentro de um formato estabelecido por padrões e convenções sociais de um tempo, de um lugar, na qual a imagem é fundamental para a apreciação estética.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
28-12-2018
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?
Seguem os termos da cessão de direitos autorais:
- Declaro que cedo permanentemente ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) os direitos relativos a:
-
- edição, publicação, reprodução e distribuição da obra;
- veiculação em mídia digital ou eletrônica;
- tradução da obra para qualquer idioma;
- atualização, reimpressão, adaptação e compactação da obra;
- inclusão no ambiente de publicações da página do Inep;
- divulgação por meio da rede mundial de computadores (internet), tanto no Brasil como no exterior, da íntegra ou de partes da obra;
- autorização a terceiros para a prática de quaisquer dos atos relacionados nas alíneas antecedentes.
- Declaro expressamente que as opiniões emitidas no trabalho são de minha exclusiva responsabilidade e que a publicação da obra não viola direitos de terceiros.
- Declaro que a elaboração da mencionada obra tem caráter pro bono publico e, portanto, renuncio ao recebimento de qualquer remuneração pertinente aos direitos patrimoniais ora cedidos.
- Autorizo a revisão gramatical e ortográfica do texto, desde que não acarrete alteração do conteúdo e das opiniões ali contidas.