Imagens artísticas nos livros didáticos e o seu potencial transdisciplinar no ensino

  • Felipe Silva-Pires Fiocruz
  • Anna Cristina Carvalho Fiocruz
  • Paulo Roberto Vasconcellos-Silva Fiocruz
  • Valéria Trajano Fiocruz

Resumo

Com o objetivo de identificar o potencial transdisciplinar das representações artísticas presentes nas coleções de livros didáticos da educação básica aprovadas pelo PNLD 2018, docentes da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro classificaram os livros de acordo com uma escala de preferência, justificando sua escolha. As justificativas foram analisadas pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), constatando-se que, na escolha do livro, prevalecem as categorias conteúdo e exercício. Em seguida, 12 representações artísticas, selecionadas desses livros, foram apresentadas aos docentes para que indicassem quais conteúdos do seu componente curricular poderiam ser relacionados às imagens. As respostas foram categorizadas em forma de nuvens de palavras, revelando que a maioria dos docentes relacionou conteúdos de seu componente curricular para todas as imagens. Conclui-se que as representações artísticas permitem não apenas uma abordagem interdisciplinar, mas também transdisciplinar.

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Publicado
28-12-2018
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?