Formação de professores em educação especial no “Plano Nacional de Educação Proposta da Sociedade Brasileira” de 1997

  • Mariana Thesing Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Ana Paula Ferraz Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM)
  • Bruna Medeiros Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Fabiane Costas Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Resumo

A formação de professores está relacionada às escolhas político-pedagógicas diante de determinadas concepções de sociedade, de homem e de educação. Ante essa premissa, são analisadas as políticas públicas referentes à formação de professores, especialmente os de educação especial, e suas relações com o “Plano Nacional de Educação Proposta da Sociedade Brasileira” (PNE-Coned), elaborado pela comissão organizadora do II Congresso Nacional de Educação (Coned), em 1997. A metodologia adotada foi a análise documental. Conclui-se que as políticas públicas referentes à formação de professores em vigor no Brasil parecem não contribuir efetivamente com esses processos em um viés emancipatório. Os resultados também apontam que o PNE-Coned, elaborado coletivamente por associações e entidades da sociedade civil, apresenta metas e diretrizes ainda contemporâneas para os processos de formação de professores. 

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Publicado
27-06-2017
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?