Reflexões a partir do entrecruzamento de vozes sociais presentes no discurso de egressos do mestrado profissional

  • Abigail Vital Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET - RJ
  • Andreia Guerra Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET - RJ

Resumo

Para investigar quais os sentidos atribuídos pelos professores de física, egressos do mestrado profissional em Ensino de Ciências, à inserção da história da ciência em suas aulas, uma pesquisa foi realizada tendo como referencial teórico-metodológico da análise bakhtiniana do discurso. Os resultados indicam que os docentes dialogam com diferentes vozes sociais e, mesmo reconhecendo a importância da abordagem histórica no ensino, não se sentem livres para utilizá-la com regularidade. A participação ativa dos professores no processo educativo é fortemente condicionada aos vínculos profissionais, fazendo com que parte dos objetivos da formação oferecida no mestrado profissional não se concretize na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
27-06-2017
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?