Implantação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Sergipe: estratégias formativas e avaliadoras

  • Silvana Bretas Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • José Carvalho Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Resumo

O processo de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em Sergipe, será analisado com base nos relatórios elaborados pelos orientadores de estudos para verificar se a formação continuada transformou o saber alfabetizador dos professores e possibilitou novos processos metodológicos de ensino. Três critérios orientaram a seleção dos relatórios: 1) um município em cada macrorregião; 2) relatórios de 2013, 2014 e 2015; 3) provenientes de escolas públicas municipais e estaduais. Não é possível afirmar que houve uma transformação das práticas de alfabetização na perspectiva do letramento, mas os relatórios revelam as ressignificações que os docentes fazem de suas práticas no 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental.

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Publicado
27-06-2017
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?