O questionário como instrumento para avaliar os impactos do Pibid: representações de professores, diretores e alunos em Uberaba, Minas Gerais

  • Janaína Galvão Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Flávio Saldanha Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Maíra Córdula Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Vera Tiburzio Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Resumo

O questionário é um dos instrumentos de pesquisa utilizados no projeto “Os impactos do Pibid nas escolas de Uberaba”, que diagnostica os impactos das ações do Programa  Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em diferentes disciplinas nas escolas de Uberaba/MG. Os objetivos da análise apresentada são: a) evidenciar como o uso do questionário contribuiu para estruturar etapas consecutivas da pesquisa; b) delinear o perfil da comunidade escolar, incluindo diretores, professores e alunos; c) refletir sobre a elaboração dos questionários como atividade formativa dos professores universitários de diferentes áreas do conhecimento. As questões de múltipla escolha foram elaboradas considerando o perfil do participante, participação no Pibid e avaliação do programa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
27-06-2017
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?