Panorama dos alunos de educação em tempo integral no brasil

proposta de análise das estratégias da meta 6 do plano nacional de educação no período de 2014/2019

  • Gabriela Thamara de Freitas Barros Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • Adolfo Samuel de Oliveira Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Resumen

O objetivo deste estudo é traçar um panorama dos alunos de educação em tempo integral (ETI) no Brasil, transcorridos cinco anos do Plano Nacional de Educação (PNE) – 2014/2019 –, e se apresenta como a continuidade da publicação: “Panorama das escolas de educação em tempo integral no Brasil: proposta de análise das estratégias da Meta 6 do PNE no período de 2014/2019”. Os resultados relacionados aos alunos são apresentados desagregados por etapas da educação básica e por redes de ensino (públicas e privada). As análises se apoiam em um conjunto de variáveis demográficas e socioespaciais e são apresentadas neste trabalho para o Brasil, porém, nas planilhas que acompanham o estudo, há também dados de unidades da Federação e municípios. Busca-se apontar caminhos para a análise da situação da ETI, com destaque para algumas de suas estratégias, conforme Meta 6 do PNE; subsidiar o aprimoramento ou a reorientação de programas e ações relativos à promoção equitativa da ETI nas escolas; e fornecer informações para os entes federativos utilizarem em suas conferências educacionais.

Download das planilhas

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Gabriela Thamara de Freitas Barros, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Mestre em Métodos e Gestão em Avaliação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Adolfo Samuel de Oliveira, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Sociólogo e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador do Inep, atuando na Diretoria de Estudos e Pesquisas Educacionais (Dired).

Publicado
29-04-2022