Como expandir as matrículas Em cursos técnicos?
uma análise das estratégias do Plano Nacional de Educação
Abstract
Expandir as matrículas nos cursos técnicos é um desafio ao mesmo tempo histórico e urgente da educação brasileira. Apesar dos muitos esforços empreendidos durante décadas, a magnitude da educação profissional ainda ocupa níveis muito inferiores às reais demandas da sociedade. Entre aqueles que se dedicam à modalidade, restam divergências acerca de como equacionar deve ser utilizada para equacionar de vez esse problema educacional. Tomando como referência o Plano Nacional de Educação (PNE), os autores defendem que a desejada expansão deve seguir o caminho indicado pelas 14 estratégias que compõem a Meta 11 do PNE. A partir dessa inferência, são realizadas análises sobre cada uma das estratégias, buscando aferir os seus graus de desenvolvimento e as limitações que impedem as suas plenas implementações. Por fim, à luz dos resultados alcançados, é sugerido um conjunto de ações que buscam otimizar o efeito desejado das políticas públicas, atualizando o debate educacional.