A Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional
uma análise das estratégias da meta 10 do plano nacional de educação
Abstract
O estudo analisou as estratégias da Meta 10 do Plano Nacional de Educação (PNE), vis-à-vis os programas que buscam responder aos principais desafios estabelecidos por ela e que correspondem em grande parte, aos seus direcionamentos, como o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e contribuir com a reflexão sobre os desafios de universalização da educação básica e de elevação da escolaridade da população brasileira. As estratégias da Meta alinham-se às diretrizes do PNE: universalização do atendimento escolar; superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; melhoria da qualidade da educação; formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade. A Meta 10 propõe oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos (EJA), nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional e apresenta um baixo desempenho desde o início do Plano, alcançando apenas 1,8% em 2020. Assim, o texto analisa as estratégias buscando compreender como esse percentual poderia ser ampliado.