O ensino médio noturno e o acesso à educação básica

uma análise a partir do PNE

  • Robson dos Santos Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Abstract

A oferta noturna de ensino médio constitui uma realidade educacional no país. No atual Plano Nacional de Educação, a questão aparece na Estratégia 3.11, que propõe um redimensionamento da oferta entre os turnos dessa etapa. Apesar disso, essa questão é transversal a todas as metas que lidam com a ampliação da educação básica, seja na educação de jovens e adultos, nos cursos técnicos ou no ensino propedêutico. O estudo analisou historicamente a expansão do ensino médio e a participação da oferta noturna nesse processo, considerando o tipo e a distribuição territorial; também investigou o perfil dos estudantes do ensino médio noturno e sua inserção no trabalho. Os resultados apontam que a oferta noturna era predominante até o início dos anos 2000, tendo ocupado papel central na ampliação do acesso que se verificou desde a década de 1970. Nos últimos 15 anos, essa oferta passou por uma grande redução em sua participação no total de matrículas, mas ainda é significativa. O perfil dos estudantes segue associado a uma inserção maior no trabalho, quando cotejado ao dos demais turnos. Além disso, é mais frequente a experiência prévia com reprovações ou abandono. Já o desempenho em avaliações externas era, em média, menor do que o observado no matutino e no vespertino.

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Author Biography

Robson dos Santos, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), atuando na Diretoria de Estudos Educacionais (Dired). Principais áreas de atuação: sociologia da educação, educação de populações do campo, educação de jovens e adultos, indicadores educacionais e métodos quantitativos em ciências sociais.

Published
23-12-2021