Panorama da alfabetização no Brasil
uma análise a partir dos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização 2016
Abstract
Este artigo tem como objetivo discutir e contextualizar os resultados obtidos na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) de 2016. A ANA é uma avaliação de larga escala que mensura os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças matriculadas no 3º ano do ensino fundamental. Inicialmente, são apresentados e discutidos os conceitos de alfabetização para as escalas de Leitura e de Matemática. Com base nessas definições, é traçado um panorama geral sobre a alfabetização em Língua Portuguesa e em Matemática no País e são apresentados resultados agregados por grandes regiões, unidades da Federação, rede e localização, além de exploradas algumas relações entre os índices de alfabetização e os indicadores contextuais das escolas e dos municípios. Os resultados mostram que aproximadamente 22% dos estudantes do 3º ano não eram alfabetizados em Língua Portuguesa e 54% não cumpriram as expectativas de aprendizagem esperadas em Matemática. Nas regiões Norte e Nordeste e nas áreas rurais, o resultado apresenta um quadro ainda mais preocupante. Há fortes indícios de uma associação positiva entre o índice de alfabetização da escola e o nível socioeconômico dos estudantes atendidos por ela. Também se observa uma relação direta entre o nível de alfabetização da instituição e o seu índice de adequação da formação do corpo docente. Por fim, nota-se que os municípios com maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e maior produto interno bruto per capita tendem a apresentar melhores índices de alfabetização, enquanto aqueles com maior desigualdade na distribuição da renda tendem a apresentar resultados piores.