Acesso à Educação Básica e sua Universalização

Missão Ainda a ser Cumprida

  • Armando Amorim Simões Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Palavras-chave: educação básica, indicadores, Plano Nacional de Educação, acesso à escola

Resumo

Com base na revisão do debate acadêmico sobre o acesso à educação básica no Brasil, este trabalho analisa as curvas de acesso, um indicador gráfico que evidencia os aspectos da integralidade e universalidade do acesso escolar entre os jovens de diferentes grupos sociais. Até que ponto chegam, em média, os jovens na trajetória escolar? Em que etapas da trajetória escolar os alunos se evadem? Que desigualdades de acesso existem entre diferentes grupos da população? Que padrões podem ser identificados no acesso escolar em diferentes regiões e estados? Houve evolução no acesso à educação básica no Brasil ao longo do período 2002-2017? Quais estados apresentam melhor desempenho quanto ao acesso à educação básica? Descortinar o fenômeno do acesso escolar e identificar padrões na sua evolução ao longo do tempo é tarefa central para entender que a universalização do acesso à educação básica é, ainda, uma missão a ser cumprida no Brasil.

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Biografia do Autor

Armando Amorim Simões, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

PhD em educação pela Universidade de Sussex, no Reino Unido. É da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental em exercício no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), atuando na Diretoria de Estudos Educacionais (Dired).

Publicado
22-11-2019