O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas, quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto está em conformidade com todos os itens das “Normas para submissão de textos”. A submissão em desacordo com as normas não será considerada para avaliação.

Diretrizes

Estrutura da revista

A estrutura da revista compreende cinco seções:

Enfoque – Aborda as principais dimensões do tema, sendo o texto condutor da publicação, com cerca de 40 mil caracteres, com os espaços.

Pontos de Vista – Privilegia as diferentes perspectivas de abordagem sobre o tema e é composta por até oito (8) textos, cada um com extensão entre 20 mil e 30 mil caracteres, com os espaços.

Espaço Aberto – Traz comentários, entrevistas e outros textos que não se caracterizam como artigos.

Resenhas – Inclui, pelo menos, a análise crítica de duas obras que discutem aspectos relevantes do tema. Cada resenha pode ter entre 10 mil e 15 mil caracteres, com os espaços.

Bibliografia Comentada – Apresenta um levantamento bibliográfico com as seguintes características:

a)      cada item com resumo informativo (cf. NBR 6028, da ABNT);

b)      abrangência nacional e internacional;

c)      seletividade, isto é, atem-se às obras representativas, com o objetivo de estimular o leitor interessado no tema.

 

1. Diretrizes para o Organizador

Com a finalidade de orientar os colaboradores no encaminhamento de suas propostas, apresentamos as normas que devem ser seguidas e os compromissos envolvidos na produção de um número temático da revista Em Aberto.

2. Requisitos para o Organizador

2.1 A edição de cada número temático é de responsabilidade de um Organizador, que atuará sob a supervisão do Comitê Editorial da revista Em Aberto. Eventualmente, poderão ser aceitos até dois (2) organizadores por número.

2.2 Para tornar-se Organizador, é necessário que o interessado apresente ao Comitê Editorial uma proposta de número temático para avaliação.

2.3 O Organizador deverá ter, preferentemente, doutorado e produção acadêmica reconhecida na área temática.

2.4 O Organizador deverá ter Currículo Lattes atualizado.

2.5 A publicação do texto implica automaticamente a cessão dos direitos autorais ao Inep.

3 Competências do Organizador

3.1 Construir e enviar proposta de número temático para dired.emaberto@inep.gov.br

A proposta deverá ser redigida em seis (6) páginas, no máximo, e conter título, objetivo, problematização e justificativa do tema e indicar autores provenientes de instituições diversas, diferenciados regionalmente (incluindo pelo menos um texto de autor internacional) e que possuam competência no tema, observada a diversidade epistemológica do debate. Cada autor deve constar em apenas um artigo.

A proposta deverá, obrigatoriamente, conter informações qualitativas e quantitativas e dados essenciais sobre o conteúdo de cada artigo, tais como:

a)      Tipologia – Indica o tipo de artigo a ser analisado (artigo original, de revisão,  relato de pesquisa, ensaio, etc.).

b)      Objetivo – Apresenta as razões pelas quais o trabalho foi realizado, o que se buscou demonstrar e a natureza do problema tratado.

c)      Metodologia – Descreve a abordagem teórica e/ou metodológica empregada, indica as fontes dos dados e o modo como estes foram utilizados, quais os conceitos desenvolvidos e como foram analisadas as variáveis.

d)     Resultados – Refere, sucintamente, as descobertas significativas e importantes da pesquisa.

e)      Conclusão – Apresenta as implicações dos resultados, especialmente como se relacionam aos objetivos do trabalho, e pode incluir recomendações, aplicações, sugestões e avaliações.

 

Exemplo:

 

Artigo 1 – Educação de Jovens e Adultos no período de 1996 a 2008

[na proposta, o título é provisório, pois o autor ainda não escreveu o artigo e, também por esse motivo, os verbos nos tópicos Conteúdo e Conclusão estão no futuro do presente]

Nome do autor

Titulação (Doutor em Educação pela Universidade Abcd) e URL do Currículo Lattes.

Tipologia– Artigo de revisão.

Metodologia – Levantamento analítico dos programas, projetos e ações do governo federal para identificar o proposto e o efetivado, principalmente no que concerne aos seus impactos nas políticas de EJA municipais e estaduais e na relação com as demandas postas pelo movimento dos fóruns de EJA do Brasil.

Conteúdo – A institucionalização da EJA como modalidade da educação básica pela Lei nº 9394/96 e a tentativa de superação do conceito de suplência pela aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos no CNE e da Resolução CNE/CEB nº 1/2000 são marcos normativos importantes a serem destacados. Será analisada a lógica de constituição da política de EJA, passando por vários programas  federais, e como evoluiu a gestão dessa modalidade de ensino nos governos Fernando Henrique Cardoso e Lula.

Conclusão – Evidenciará a pressão da sociedade civil pela reconfiguração do campo da EJA na última década e o esforço dos órgãos de governo na tentativa de construir ações mais articuladas na perspectiva de EJA como política pública. Identificará, ainda, fragilidades na construção dessa política que precisam ser superadas pela relação do Estado com a sociedade civil.

3.2  Se aprovada a proposta, o Organizador deve:

        3.2.1 Coordenar o trabalho dos autores, orientando-os para que sigam as “Normas para submissão de textos”, e cumprir os prazos instituídos pelo Comitê Editorial.

        3.2.2 Cadastrar-se como autor e como avaliador no sítio https://emaberto.inep.gov.br

        3.2.3 Elaborar o texto para a seção “Enfoque”, estabelecendo as abordagens que o tema suscita e que serão ampliadas pelos autores na seção “Pontos de Vista”.

        3.2.4 Efetuar o levantamento dos itens para a seção “Bibliografia Comentada” e designar alguém para redigir os resumos.

 

4 Endereço Eletrônico para o envio das propostas

dired.emaberto@inep.gov.br

 

5 Diretrizes para Autores

Os textos são encaminhados exclusivamente por meio do Open Journal Systems (OJS), cujo acesso é realizado mediante cadastro anterior.

5.1 Os autores deverão ter Currículo Lattes atualizado.

5.2 A publicação do texto implica automaticamente a cessão dos direitos autorais ao Inep.

6 Competências dos Autores

6.1 Adotar as “Normas para submissão de textos” e aplicá-las ao seu texto.

6.2 Seguir os prazos para a submissão de artigos, conforme o cronograma elaborado pelo Organizador após a aprovação da proposta pelo Comitê Editorial.

6.3 Cadastrar-se como autor no sítio https://emaberto.inep.gov.br – o formulário encontra-se no item “Cadastro”.

6.4 Submeter o seu artigo nesse sítio, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (Seer), estabelecendo acesso com o login e a senha definidos no preenchimento do formulário de cadastro como autor.

 

7 Normas para submissão de textos

7.1 Idiomas: os textos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês.

   7.1.1 Os textos em espanhol ou inglês devem ser submetidos devidamente revisados por especialista na língua. A comprovação deverá ser realizada por meio de declaração assinada pelo revisor e submetida como documento suplementar.

 7.2 Autoria:

   7.2.1 O número de autores por artigo não poderá exceder o total de quatro pessoas.

   7.2.2 O número de autores por resenha não poderá exceder o total de duas pessoas.

   7.2.3 Na Em Aberto, consideram-se autores aqueles que tenham contribuído de forma substancial em todas as seguintes etapas do trabalho:

    (1) concepção e delineamento do estudo, aquisição de dados ou análise e interpretação de dados;

    (2) redação do artigo ou revisão crítica do conteúdo; e

    (3) aprovação final da versão submetida.

   7.2.4 Para os demais colaboradores (estagiários, auxiliares de pesquisa etc.), deve-se anexar como documento suplementar, no ato de submissão, uma declaração em que sejam especificadas as contribuições individuais de cada um. Essa informação será publicada, ao final do artigo, em um subtítulo separado denominado “Colaborações”.

   7.2.5 A identificação de autoria do texto deve ser removida, assim como devem ser retirados do texto todos os nomes de autores, grupos de pesquisa e instituições. Recomenda-se o uso de "XXX" em substituição a quaisquer referências, incluindo as bibliográficas, que possam identificar a autoria.

   7.2.6 É preciso remover a autoria do arquivo por meio da opção Propriedades, no Microsoft Word, garantindo, dessa forma, o critério de anonimato dos textos submetidos.

   7.2.7 Todos os autores devem ser cadastrados no ato da submissão no sistema da Revista. Em nenhuma hipótese serão acrescentados ou retirados nomes após o início da avaliação.

   7.2.8 Os autores que tiverem texto aprovado para publicação deverão respeitar o prazo de 24 meses para realizar uma nova submissão.

   7.2.9 A aceitação do texto pela revista implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

   7.2.10 A Em Aberto reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais, respeitados o estilo e as opiniões dos autores, com vistas a manter a qualidade do periódico.

7.3 Mídia: os textos podem ser submetidos no formato Microsoft Word (.doc e .docx), Open Office (.odt) ou RTF, configurados com entrelinhas 1,5, e conter entre 20 mil e 30 mil caracteres, incluindo os espaços (a extensão do artigo inclui título, resumo, palavras-chave nos três idiomas e referências).

   7.3.1 Os arquivos não devem exceder o tamanho de 2MB.

   7.3.2 O texto deve ser formatado conforme template.

   7.3.3 O nome do arquivo enviado não pode ultrapassar a extensão de 85 caracteres.

7.4 Fonte: Times New Roman, em corpo 12 para o texto, corpo 10 para as citações destacadas e corpo 8 para as notas de rodapé.

7.5 Ilustrações: as imagens devem possuir resolução a partir de 300 dpi e estar acompanhadas das fontes e de título que permita compreender o significado dos dados reunidos. Os quadros, tabelas e gráficos (de preferência em Excel) devem vir em preto e branco e obedecer às normas de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

7.6 Título: o título do artigo deve ser breve (máximo de 200 caracteres com espaço), específico e descritivo, contendo palavras representativas do seu conteúdo, e vir, também, traduzido para o inglês e espanhol.

7.7 Resumos: os artigos devem ter, obrigatoriamente, resumos informativos em português, inglês e espanhol, com até 1.500 caracteres com espaço.

   7.7.1 Os resumos devem conter informações qualitativas e quantitativas e dados essenciais, como:

  1. a) Descrição – indica o tipo de artigo a ser analisado (artigo original, de revisão, estudo de caso) e a natureza do problema tratado.
  2. b) Objetivo – ressalta o que se pretende e o que se buscou demonstrar com o trabalho.
  3. c) Justificativa – descreve as razões pelas quais o trabalho foi realizado.
  4. d) Metodologia – descreve a abordagem, o referencial teórico e metodológico empregado, bem como as principais técnicas utilizadas. Indica as fontes dos dados e o modo como estes foram usados, quais os conceitos desenvolvidos e como foram analisadas as variáveis.
  5. e) Resultados – descrevem sucintamente as descobertas significativas e importantes da pesquisa.

7.8 Palavras-chave: os artigos devem apresentar entre três e cinco palavras-chave referentes ao seu conteúdo, escolhidas, quando possível, em vocabulário controlado – Thesaurus Brasileiro de Educação, – e vir traduzidas para o inglês e o espanhol.

7.9 Citações: as citações devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 10.520/2002).

   7.9.1 As citações diretas com até três linhas devem vir entre aspas, dentro do parágrafo, acompanhadas por uma chamada entre parênteses para o autor, o ano e o número da página da publicação.

   7.9.2 As citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo, sem aspas, em corpo 10, redondo.

   7.9.3 A referência bibliográfica completa da citação virá em lista única ao final do artigo.

   7.9.4 - A exatidão e a adequação das citações e referências a trabalhos consultados e mencionados no texto são de responsabilidade do autor do artigo submetido.

   7.9.5 A omissão de referência de citações diretas ou indiretas pode caracterizar plágio (ver item 7.2).

7.10 Notas: as notas de rodapé devem ser evitadas. Se necessárias, devem ter a finalidade de oferecer observações complementares; realizar remissões internas e externas; introduzir uma citação de reforço; ou fornecer a tradução de um texto. As indicações das fontes bibliográficas devem ser feitas no texto.

7.11 Referências bibliográficas: as referências bibliográficas devem constituir uma lista única no final do artigo, em ordem alfabética por sobrenome de autor; devem ser completas e elaboradas de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 6023/2002).

   7.11.1 Quando se tratar de obra consultada on-line, é necessário indicar o endereço eletrônico e a data em que foi acessado; se a obra estiver em suporte eletrônico (DVD, CD-ROM), essa informação também deve constar após a sua identificação.

   7.11.2 Todos os endereços de páginas na internet (URLs) incluídas no texto (Ex.: https://www.ibict.br) devem estar ativos.

7.12 Siglas: as siglas devem vir precedidas do nome por extenso.

7.13 Destaques: o uso de negrito deve ficar restrito aos títulos e intertítulos; o de itálico, apenas para destacar conceitos ou grifar palavras em língua estrangeira.

7.14 As resenhas devem seguir as mesmas exigências indicadas para os demais gêneros textuais, no entanto, devem possuir extensão entre 10.000 e 15.000 caracteres, considerando os espaços.

7.15 A não observância das normas gerais de apresentação dos textos ensejará o arquivamento da submissão. Assim como a inadequação da submissão ao foco e ao escopo da Revista.

 

8 Processo de avaliação

Os artigos são avaliados por consultores ad hoc de reconhecida competência nos temas abordados, diversificados regional e institucionalmente. Ao longo do processo de avaliação, o Comitê Editorial poderá ser acionado a qualquer tempo.

Na avaliação dos artigos são considerados aspectos referentes:

  • Ao conteúdo: importância do tema abordado, definição da questão principal, estrutura, desenvolvimento e conclusão do trabalho.
  • À forma: aspectos gramaticais e estilísticos e adequação de citações e referências à norma 6.023 da ABNT.

 Os pareceres envolvem três tipos de julgamento:

  1. Aprovado – o texto é incluído no cronograma de edição.
  2. Aprovado com modificações – são solicitados ao autor ajustes ou reformulações no texto, com o envio de nova versão para avaliação final.
  3. Não aprovado – o texto é recusado.

O atendimento das condições especificadas nas “Normas para submissão de textos” é imprescindível para a publicação do texto.

A aceitação do texto implica automaticamente a cessão dos direitos autorais ao Inep.

Os avaliadores e editores devem manter sigilo sobre os artigos avaliados e não podem utilizar informações, dados, argumentos ou análises sem autorização prévia dos autores.

 
IMPORTANTE
 
O setor de revisão reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais, respeitados o estilo e as opiniões dos autores, com vistas a manter a homogeneidade e a qualidade da revista.

Os autores receberão três exemplares da revista impressos.

 

9 Prazos

A edição de um número temático compreenderá cinco meses, no máximo, considerando os prazos para avaliação da proposta e dos artigos, e suas possíveis reformulações e reavaliações, a saber:

Etapas de trabalho

Responsáveis

Prazos (dias)

Avaliação da proposta

Comitê Editorial

15

Reformulação, ajuste e correções da proposta

Organizador

20

Avaliação da proposta devidamente reformulada.

Comitê Editorial

15

Encaminhamento dos artigos (contados a partir da data da aprovação da proposta)

Autores

30

Avaliação de cada artigo

Parecerista ad hoc

20

Reformulação de artigos

Autores

15

Enfoque - Qual é a questão?

Aborda as principais dimensões do tema, sendo o texto condutor da publicação, com cerca de 40 mil caracteres, com os espaços.

Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?

Privilegia as diferentes perspectivas de abordagem sobre o tema e é composta por até oito (8) textos, cada um com extensão entre 20 mil e 30 mil caracteres, com os espaços.

Espaço Aberto

Traz comentários, entrevistas e outros textos que não se caracterizam como artigos.

Resenhas

Inclui, pelo menos, a análise crítica de duas obras que discutam aspectos relevantes do tema. Cada resenha pode ter entre 10 mil e 15 mil caracteres, com os espaços.

Painel

Caminho: Configuração -> Revista -> Seções -> Artigos -> Política padrão de seção

Bibliografia

Caminho: Configuração -> Revista -> Seções -> Artigos -> Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.