Editor
O secretário geral Xi Jinping apontou: "A literatura e a arte estão profundamente integradas à vida, carreira e vida das pessoas, sucesso e adversidades, sonhos e expectativas, amor e ódio, existência e morte, todos os aspectos da vida humana podem ser encontrados em obras literárias "A vida da literatura é a vida das pessoas comuns relacionadas à literatura.A pesquisa da vida literária não deve se limitar a escritores de pesquisa, obras, críticos e historiadores literários, mas também prestar atenção à situação de consumo literário na vida das pessoas comuns e prestar atenção à motivação e vitalidade da pesquisa da vida real.Desde 2012, a Universidade de Shandong e a Universidade de Pequim formaram um grupo de pesquisa.Enquanto isso, a equipe de pesquisa aprofundou 16 províncias como Pequim, Shandong, Xangai, Tianjin, Guangdong, Zhejiang e Guangxi. e conduziu uma investigação e pesquisa abrangentes e sistemáticas e análises da atual vida literária da sociedade.
Quais são os status de leitura literária de vários grupos na sociedade, como os clássicos literários se espalham e explicam na sociedade atual, por que a literatura on -line está emergindo e o impacto dos quatro livros famosos e poesia antiga no espírito contemporâneo ... estes não são Apenas um tópico de preocupação popular, mas também "vida literária". Categoria de pesquisa.A literatura está intimamente relacionada à vida das pessoas.
A vida literária chamada refere -se principalmente a atividades como leitura literária, aceitação literária e consumo literário na vida social. todos os aspectos da vida social.
Para entender profundamente as condições de vida literárias das pessoas comuns, a Universidade de Shandong e a Universidade de Pequim formaram mais de 60 equipes de pesquisa, conduziram mais de 40 investigações em torno dos tópicos relevantes e formaram mais de 30 relatórios de pesquisa. , literatura não -formal e literatura on -line, literatura multimídia e outros tópicos conduziram investigações e estudos, que exibiram mais sistematicamente uma rolagem de vida literária contemporânea com cuidados muito realistas e humanistas.
1. A atual tendência de leitura literária de vários grupos na sociedade
"A leitura literária dos trabalhadores migrantes é maior que o nível médio de pessoas comuns".Para "O que sua vida amadora?"Para "Qual é o seu critério principal em sua leitura literária?"
Além disso, os trabalhadores migrantes preferem ler clássicos literários tradicionais, como "o romance dos três reinos" e "margem de água".Os trabalhos de Lu Xun, o "mundo comum" de Lu Yao etc. também são muito populares.Isso mostra que as obras literárias podem ressoar apenas prestando atenção à vida e à realidade e enfrentando contradições sociais e problemas com entusiasmo. sorteio da mega sena 26
Entre os grupos dos trabalhadores, 70,8%acreditam que o objetivo da leitura literária é melhorar a alfabetização humanística, obter o conhecimento necessário e enriquecer sua experiência.Para a nova leitura, 47,9%dos trabalhadores tendem a ler os romances para alcançar o objetivo de aliviar o status atual do conforto.A pesquisa constatou que a maioria dos trabalhadores é mais sensível às condições de vida individual e está ansiosa para se integrar à vida urbana.Ao mesmo tempo, 51%dos trabalhadores entrevistados reconheceram o tratamento de entretenimento de obras literárias na Internet.Isso mostra que algumas das observações dos grupos dos trabalhadores foram transferidas para obras literárias dominadas pela mídia da Internet.
Para grupos intelectuais jovens, o tempo e o número de leitura literária são significativamente maiores que outros grupos.O grupo intelectual da juventude leva 96,37%dos pesquisadores todos os dias, dos quais 69,56%da literatura diária de leitura é superior a 30 minutos.A leitura jovem da literatura intelectual inclui principalmente duas maneiras: compra, assinatura E -Book ou leitura on -line, representando 68,84%e 70,29%do número de pesquisadores, respectivamente.Os empréstimos da biblioteca e os empréstimos de amigos são um suplemento importante ao caminho de leitura de jovens intelectuais, representando 18,84%e 8,70%do número de pesquisadores, respectivamente.Além disso, 3,62%dos jovens costumam ir às livrarias para "livros".
Entre os estudantes universitários, 76,1%da escola declararam que preferem leitura literária.Para o futuro da literatura, apenas 20,8%pensam que o futuro é "brilhante".A partir da situação geral da leitura literária, os estudantes de graduação da universidade são de 42,4%e os estudantes de pós -graduação são de 46,5%.Com a melhoria das qualificações acadêmicas, a proporção de leitura literária não aumentou significativamente.
Então, qual é a leitura literária de estudantes universitários em chinês?Os resultados mostraram que o número de leitura do grupo não foi muito satisfatório.Em relação à "posição de leitura da literatura em sua vida diária", apenas 22,1%da escolha "a maior parte do tempo livre é ler", 60,2%da escolha "levará um certo tempo para ler", 15,9%da escolha "ocasionalmente ler".Em relação "a hora de ler obras literárias todos os dias", 23,3%da escolha "mais de 2 horas", 63,8%da escolha "30 minutos a 2 horas" e 12,9%da escolha "menos de 30 minutos".Além disso, o número de leitura literária de cursos chineses nas principais universidades é significativamente maior que o dos estudantes universitários comuns, cerca de 52%e 33%, respectivamente.
Na pesquisa de leitura de crianças pequenas de 3 a 6 anos, a maioria dos pais escolhe livros de figuras e quadrinhos não -palavras por meio de métodos de leitura de pais e pais.Ao falar sobre leitura e desenhos animados, a maioria dos pais disse que "os desenhos animados são mais animados, vívidos, vívidos e os filhos estão mais focados ao assistir" "a animação é mais provável que atraia os olhos das crianças". Imagem suficiente, não atraente. "Ao mesmo tempo, os pais também perceberam problemas, como desenhos animados de longo prazo, "prejudicando os olhos das crianças" e "fazer as crianças não adorarem pensar".
Na pesquisa de amostragem de estudantes rurais do ensino fundamental em regiões individuais, 35%dos afirmaram claramente que não gostam de leitura literária.Entrevistas independentes descobriram que os alunos do ensino fundamental não gostam de leitura extra -curricular e até odeiam a leitura, porque na maioria das vezes é ocupada pelos trabalhos de casa da família, jogando, assistindo TV, etc.Com o surgimento das notas, eles são mais sobre a leitura de livros de tutoria de trabalhos de casa, e a leitura de quadrinhos de desenhos animados diminuiu gradualmente.
2. LEITURA DIFERENCES entre "literatura asiática" e periódicos "literatura pura"
A equipe de pesquisa investigou a produção, disseminação e aceitação da "literatura asiática" e "literatura pura" como "inteligência", "leitor" e "reunião de histórias" e "colheita".
Uma pesquisa do grupo de leitores de "inconsistente" mostrou que 96%dos investigadores "sabiam" "Zhiyin" e 85%leram "Zhiyin" em graus variados.Neste grupo de leitura, 11%dos leitores são "lidos com frequência" e 74%são "ocasionalmente lendo".Da perspectiva do grupo dos leitores, o grupo de leitores de "inconsistente" representou 48%das idades de 20 a 30 anos e cerca de 21,3%das idades de 31 a 40, e a maioria deles era mulher.Da perspectiva do nível de renda do grupo de leitores, a renda mensal é de 3.000 yuans a 5.000 yuan, representando 46%.Para grupos com uma renda mensal superior a 5.000 yuan, abaixo de 1.000 yuans e sem renda, 7,7%cada.Portanto, jovens leitores e leitores de renda média são os leitores mais leais de "inteligência".Na pesquisa, 71,9%dos leitores acreditavam que a "história verdadeira" era a parte mais atraente de "em vez".E essas "histórias de amor verdadeiras" são modelos de produção exclusivos que as publicações são constantemente ajustadas e exploradas no mercado, com uma atmosfera mista de arte e negócios, e, assim, dão à luz um novo estilo de comunicação - conhecendo o corpo .
"Leitor" também é um cenário nos campos culturais chineses contemporâneos.Na pesquisa de quais características do "leitor", 66,67%da escolha "amplo conhecimento, fácil de entender o mundo externo", 53,03%da escolha "rico conhecimento", 42,42%da escolha da "história é bonita e tocante "EssencePode -se observar que ser capaz de ter prazer e aumentar o conhecimento da leitura é a razão mais importante para o leitor receber o público.Além disso, os resultados da pesquisa mostraram que colunas como "vida", "sociedade", "vida", "caráter" e "bits" foram bem recebidas pelos leitores, e a maioria desses artigos nessas colunas pertencia a "Inspirational" e "Grassroots Type", All in "Love", "Love", "Love", "Love", "Love", "Love".Portanto, prestando atenção à luta dos grupos de base e escrevendo pessoas pequenas, incentivando as pessoas a enfrentar a vida com uma atitude positiva e promover o amor entre as pessoas.
Os tipos de histórias publicadas no Story Club por mais de dez anos mostram que as categorias de amor da família representam 12,57%, os trabalhadores migrantes entram na categoria da cidade 12,11%, a categoria de regras oficiais é responsável por 11,72%, riqueza rural é responsável por 11,54%, estratégia do shopping. As contas das contas foram responsáveis por 8,29%, o conflito do bairro é responsável por 6,41%, e a classe azarada barata representa 5,82%.Entre eles, as histórias favoritas dos leitores estão "Estratégias do Shopping Center" e "Estratégia Oficial", que são 75,20%e 56,73%.Ao mesmo tempo, entre os grupos de agricultores pesquisados, mais de 50%dos tipos mais prováveis de "trabalhadores rurais e migrantes" são "irreais, falsos", "grupo feio" e "história antiga, sem significado novo".Pode -se observar que os shoppings e histórias oficiais do "Story Club" atendem à mentalidade da busca pelo sucesso das pessoas, tornando -se o tipo de história mais popular.Pelo contrário, a proporção de trabalhadores rurais e migrantes é muito grande, mas não é recebida pelos agricultores.
Em geral, "inconsistente", "Leitor" e "Story Club" são publicações com enorme circulação, mas o caminho de sucesso é diferente.Comparando essas publicações de "literatura asiática" com a revista de literatura pura "Harvest", as diferenças são mais óbvias.
A pesquisa constatou que, em comparação com os leitores mais gerais e populares da publicação da "literatura asiática", os leitores da "colheita" são obviamente nicho.Da perspectiva da composição profissional de leitores, estudantes, equipe de vendas, professores, funcionários civis e profissionais representados por grandes, com 41,6%, 10,3%, 9,9%, 8,9%e 7,2%.Do ponto de vista do nível acadêmico do grupo de leitores, a proporção de leitores universitários da faculdade/graduação é a mais alta, 57,3%, seguida por 21,4%do mestrado, 10,6%do ensino médio, 5,8%na escola secundária e Abaixo.Pode -se observar que os principais leitores da "colheita" são pessoas que são altamente culturais, envolvidas em cursos culturais ou chineses relacionados.Diante das necessidades de leitura dos leitores em diferentes níveis, "Harvest" escolheu aderir à sua posição de elite, e o impacto também é basicamente limitado ao círculo de literatura pura.
3. "Progresso repentino" da literatura online
Novas mídias, como a literatura on -line, ocupa uma posição cada vez mais importante na vida literária das pessoas.Investigações em sites literários como "ponto de partida", "manga vermelha", "Jinjiang" e "Douban" descobriram que seu mecanismo de triagem, modelo de treinamento de escritores e cultura de fãs mostravam a aparência da produção de literatura on -line e da leitura dos mecanismos de comunicação.
A partir das estatísticas, os leitores da literatura on -line são principalmente jovens, dos quais 39,39%têm 15 a 25 anos, 47,47%dos 25 a 35 anos, e as leituras (59%) são mais do que leitores do sexo masculino (41%) .Não há dúvida de que os autores e leitores da literatura de romance on -line são principalmente mulheres.Ao mesmo tempo, a literatura on -line é mais um produto de "leitura leve" de lazer, passatempo ou passagem.
Comparado com os leitores da literatura tradicional, a interação entre leitores e textos da literatura on -line, leitores e autores, leitores e leitores tornou -se sem precedentes e fechados, formando uma vida literária dinâmica.Por exemplo, o "ponto de partida" é baseado principalmente nas estatísticas da lista de recomendação e na triagem manual do editor. apontar".No sistema de valor dos fãs, os objetos vinculados aos fãs são obras.Isso faz com que os leitores pertencem a escritores e obras específicos e revela a natureza da "economia dos fãs" da indústria de literatura on -line do lado.
Comparado com romances em papel, o sistema de recompensa facilita a comunicação on -line com os leitores.Os leitores são consumidores, mas também afetam sua criação até certo ponto.Alguns leitores estão muito dispostos a participar do processo de romances on -line.Ao mesmo tempo, no caso da investigação do comportamento de recompensa dos fãs, verificou -se que os leitores que poderiam "segurar chifres" e "recompensa" geralmente tinham um histórico familiar rico. de Yuan.Esse fenômeno mostra que a literatura on -line trouxe novas mudanças na vida literária, e os leitores não são mais recebedores passivos. sorteio da mega sena 26
A julgar pelo conteúdo da literatura on -line, o tema real, especialmente a vida urbana moderna e as lutas do poder social, ocupam o mainstream da criação de literatura on -line.Por exemplo, no título de mais de 50%das obras contém palavras -chave como "oficial", "oficial", "仕", "liderança", "imperador", "imperador", "rei", "hou", e outras palavras -chave.
Nos últimos anos, a adaptação cinematográfica e televisiva da literatura on -line também se tornou um fenômeno e tendência e tem um impacto na vida literária do povo.De acordo com estatísticas incompletas, até o final de 2014, 114 romances on -line foram adquiridos por direitos autorais de cinema e televisão, e o assunto envolve juventude, fada e suspense.A pesquisa mostra que há muito espaço de mercado para a adaptação da literatura on -line de cinema e televisão, dizendo que 79,2%do público que assistirá à literatura on -line adaptada de filmes/séries de TV.Essa demanda é a razão fundamental e a motivação direta para a literatura on -line, adaptação cinematográfica e televisiva.
Entende -se que existem milhões de pessoas em escritores on -line, que são muito mais do que escritores tradicionais, e se tornaram o exército vital da literatura chinesa contemporânea.Existem mais de 100.000 pessoas que obtiveram renda econômica por meio de taxas on -line, publicação offline, cinema e televisão e adaptação de jogos através da escrita on -line, mas a proporção de escritores on -line que podem escrever escrita completa é muito baixa e mais autores amadores .Os escritores on -line estão concentrados principalmente em áreas costeiras desenvolvidas, das quais mais de 70%são da ciência e da engenharia.Depender deO limite zero e a entrada multi da mídia on -line tornam a publicação de obras literárias on -line relativamente simples.No entanto, se você deseja se destacar de dezenas de milhares de escritores e obras, é muito difícil obter manuscritos, se tornar "grandes deuses" ou até Star IP.
Com a injeção de capital como Tencent, Baidu e Alibaba, uma série de vendas de direitos autorais e nova arquitetura de modelos industriais promoveram a literatura on -line para se conectar diretamente com filmes e televisão, animação, jogos e indústrias culturais e criativas relacionadas.Isso leva o valor do IP da literatura on -line a superar o escopo da Internet e integrar -se a um mercado de entretenimento em massa mais amplo.Ao mesmo tempo, embora o fenômeno do plágio na literatura on -line tenha revelado frequentemente, a tolerância a escritores on -line, leitores e o público sobre o plágio dos textos on -line é geralmente maior que a literatura tradicional em papel.
4. Vida literária em "Novo contexto cultural de leitura" sorteio da mega sena 26
A aceleração contínua do ritmo da vida e o advento da era da informatização tornam o espaço e o tempo da vida diária das pessoas cada vez mais fragmentados.Ao mesmo tempo, algumas novas mudanças ocorreram na comunicação literária e na aceitação.Na pesquisa, alguns novos fenômenos literários e fenômenos de leitura receberam atenção, incluindo "Literatura de Auto -Media WeChat", "Leitura de Lartada e Costura", "Leitura de Mobile", "Mídia de Broadcast e Reading Audiovisual", "Mobile Mobile" Leitura de telefone ", etc.
Na pesquisa on -line da Literatura de Auto -Media WeChat, os resultados estatísticos do método de leitura mostram que os telefones e computadores celulares são os principais métodos de leitura selecionados pelos leitores, representando 43%e 28%, respectivamente. A leitura excedeu a leitura do computador.A leitura diferente do telefone celular é diferente da leitura tradicional.Com a plataforma WeChat Auto -Media, os romances do WeChat têm as características de se adaptar à fragmentação de telefones celulares, e o idioma cheio de vida cotidiana é, sem dúvida, adaptado à tendência de fragmentação da literatura móvel na Internet.Como um produto criativo da Internet móvel, o WeChat está fornecendo um amplo espaço para o desenvolvimento da literatura de auto -media com seus fortes recursos de comunicação.
A investigação do status de leitura da "família baixa" de Pequim "descobriu que vídeos de entretenimento rápido e intenso romances de fantasia de rede são os principais motivos para atrair as" pessoas baixas ".Esses conteúdos são relativamente relaxados e felizes, fáceis de aceitar e ter impacto visual, que atendem totalmente à mentalidade e à escolha de leitura dos jovens.A pesquisa constatou que, por meio de dispositivos móveis, possui e adquiriu a qualquer hora, em qualquer lugar, eliminando a restrição de tempo e distância do espaço e se tornou um estilo de vida para as pessoas urbanas.No entanto, o uso de mídias móveis no metrô é o tempo fragmentado, o que leva ao viés da leitura fragmentada.A longo prazo, quando as pessoas passam o tempo principal na Internet, elas inevitavelmente reduzirão o tempo de leitura e pensamento sobre a vida cotidiana, de modo a se tornar impetuoso e suprimido.
Uma pesquisa com passageiros de alta velocidade mostrou que os leitores móveis de baixo nível (não mais de 20 minutos com dispositivos móveis) e um pequeno número de passageiros leu livros de papel por um longo tempo durante o passeio e os hábitos desenvolvidos; O uso de dispositivos móveis por mais de 40 minutos), a idade está concentrada de 18 a 30 anos e a maior parte do conteúdo da leitura são dramas e animação de cinema e televisão.Isso mostra que a leitura móvel de passageiros ferroviários de alta velocidade é obviamente diferente em comparação com os passageiros do metrô.No entanto, a leitura móvel se tornou cada vez mais comum e afetou profundamente a vida cotidiana das pessoas contemporâneas e promoveu a transformação dos hábitos de leitura das pessoas.
A pesquisa mostra que 89,13%dos jovens intelectuais lêem obras literárias todos os dias.Para formulários de leitura tradicionais, como jornais, revistas e transmissão, "quase sem uso" e "Use Time Menos de 30 minutos" são 81,76%e 82,58%, respectivamente.Isso mostra que a leitura literária móvel se tornou uma forma e uma maneira importante de ler a leitura da literatura intelectual jovem.A pesquisa constatou que 92,48%do software de aplicativo de telefone móvel jovem jovem possui mais de 3 tipos.
Na pesquisa, 73,18%dos jovens intelectuais acreditavam que a leitura "pode melhorar o gosto e o nível das pessoas" e "têm um grande impacto no progresso social", 48,55%levarão tempo para ler.Na escolha de ler conteúdo, fatores como professores, membros da família, colegas de classe, amigos, opinião pública, internautas e outros fatores afetaram sua leitura literária. , seguido de opinião pública, representando 28,99% de essênciaEm termos de escolha de obras literárias, 38,41%dos jovens intelectuais preferem os melhores livros de vendedores, 36,23%da escolha de leitura de obras clássicas e 17,39%para optar por ler revistas de lazer.No entanto, vale a pena notar que, embora a leitura de telefones celulares tenha se tornado a principal maneira de ler para jovens intelectuais, isso também traz problemas como enfraquecer a capacidade de "leitura profunda".
(Grupo de pesquisa conjunta da Universidade de Shandong e da Universidade de Pequim)
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com