As autoridades do setor continuarão a realizar a governança especial de informações pessoais e usar informações pessoais, violando as leis e os regulamentos, e dará um jogo completo ao papel do "Watchman" da plataforma principal.
Professor da Universidade de Shan Yong Nanjing
Abra seu telefone, verifique as informações de notícias, compartilhe sua experiência, pesquise comida, compre itens ... Xiaoyu, um professor da faculdade em Nanjing, tem muito tempo gastando muito tempo no seu telefone celular todos os dias possui mais de 150 aplicativos construídos -in e instalados.
Ela descobriu que toda vez que uma conta registrada ou software de instalação, a "Contrato do Usuário e Política de Privacidade" aparecia na tela, mas ela a arrastava diretamente para a parte inferior e clicava em "Eu li e concordo com o Contrato do Usuário".Ela disse aos repórteres que esses acordos são muito longos e profissionais, e é quase impossível ler e entender o conteúdo do contrato com cuidado.
A Xiaoyu não é um caso especial.
É lógico que o protocolo do usuário é um documento legal que estipula os direitos e obrigações entre os desenvolvedores de aplicativos e o usuário, que desempenha um papel importante para garantir o direito de proteger a privacidade do usuário.É necessário para as permissões obtidas pelo aplicativo depois de clicar em concordar?Existe a situação dos "direitos mais importantes"?Para orientar o aplicativo para chamar dados de privacidade para formar especificações do setor, o que mais precisamos fazer?
Protocolos excessivos impedirão os usuários de saber o direito do conhecimento
Na era da Internet móvel, o aplicativo se tornou uma ferramenta obrigatória para as pessoas.Ao baixar e usar pela primeira vez, clicar em "Eu li e concordo com o contrato do usuário e a política de privacidade" também se tornou operações convencionais.
Para nossos aplicativos comuns, quais são o conteúdo dos contratos de usuário e políticas de privacidade?
O professor Shan Yong, da Faculdade de Direito da Universidade de Nanjing, disse ao The Science and Technology Daily que o contrato do usuário da plataforma convencional geralmente inclui "escopo de coleta de informações, armazenamento de informações e métodos de proteção, métodos de uso de informações, notificações envolvidas no compartilhamento de informações e notificações envolvidas no processamento de informações ".
Depois que o usuário clicar, isso significa que parte de seus direitos é transferida para a empresa operacional de aplicativos, como chamar livros de endereços de telefone celular, ler armazenamento de telefones móveis, obter informações sobre posicionamento, abrir Bluetooth ou rede sem fio. resultado quina 4709
Shan Yong disse que, de acordo com a "Lei de Proteção de Informações Pessoais", com base no comportamento de processamento de informações pessoais do consentimento do usuário, apenas para obter fins específicos para lidar com informações pessoais e para lidar com o comportamento de processamento de informações, os usuários desfrutam do consentimento de informação, restringir a rejeição e verificar de acordo com a lei.
No entanto, o contrato do usuário tem dezenas de milhares ou até dezenas de milhares de palavras, cheio de grandes conteúdos profissionais e obscuros.De acordo com as estatísticas, 5 downloads de mais de 100 milhões de aplicativos de telefone celular têm cerca de 27.000 palavras que precisam ser "lidas e concordam" cada uma.
Do ponto de vista do judicial, quanto mais detalhada o acordo entre as duas partes, mais claro, porque isso é para notificar completamente que pode evitar disputas teciduais na maior extensão.No entanto, da perspectiva do uso real, o acordo com dezenas de milhares de palavras apenas impedirá o direito dos consumidores de saber.
Como a maioria dos usuários não tem paciência e não tem conhecimento profissional para ler e ler o contrato, neste caso, eles poderão tornar os usuários incapazes de obter os direitos.
"Que informações do aplicativo exigem que eu concorde, que direitos eu tenho e que responsabilidades eu tenho que assumir, ele pode ser listado para listar uma lista". A parte importante que está intimamente relacionada ao usuário com o relacionamento do usuário com a promoção antes.
O objetivo final de "poder excessivo" pode ser lucro
"Seus amigos também estão usando um determinado aplicativo" "TA tem três amigos comuns com você" e "Combinando seu catálogo de endereços para ajudar a encontrar amigos mais rápido" ... esse prompt não é estranho a muitos usuários de telefones celulares.
A ascensão da Internet móvel levou ao desenvolvimento de novas plataformas sociais.
"Existe uma 'pequena teoria mundial' no campo da matemática, ou seja, quaisquer duas pessoas no mundo podem estabelecer uma conexão enquanto passarem por 6 intermediários". A Nanjing Information Engineering, disse que, depois que o usuário clica no consentimento, o aplicativo pode recuperar o catálogo de endereços e em segundo plano para corresponder à correspondência de dados, você recomendará você a quem não se conhece e diga à outra parte que você Tenha um amigo comum e TA.
No passado, não era fácil provar que a "teoria do mundo pequena" não era fácil, mas agora pode ser facilmente realizada. poder "do aplicativo?
O professor Shan Yong disse que, em março de 2021, os quatro ministérios e comissões nacionais emitiram as "disposições para o escopo de informações pessoais para aplicativos de Internet móvel de tipo comum (APP)", dos quais 5 esclareceram as informações pessoais necessárias de 39 tipos comuns de aplicativos em uma lista de formulários de enumeração.
Em dezembro de 2021, o Centro de Tratamento e Coordenação de Tecnologia de Emergência da Rede Nacional de Computadores e o Relatório de Análise de Análise de Monitoramento de Informações Pessoais da China Network Space Security Association e Usando Relatório de Análise de Monitoramento de Informações Pessoais "afirmou que a versão mais recente de aplicativos de cabeça como" WeChat "e" 51Job " Lançado nada não solicita autoridade não relacionada, como armazenamento, equipamento etc., mas o problema de "poder excessivo" de aplicativos pequenos e médios ainda é muito grave. Como Huawei, Xiaomi, Tencent Application Bao, entre eles, quase 1.000 aplicativos têm esse problema em média.
Para alguns aplicativos para fins comerciais, como retratos precisos do usuário e promoção do marketing, eles tentam coletar mais informações pessoais no escopo necessário da função de implementação.Por exemplo, uma função de interceptação por telefone de um determinado aplicativo solicita 7 permissões sensíveis, como SMS, armazenamento e catálogo de endereços; e colete informações de localização em funções não relacionadas, como o pagamento do código, a serem usadas para analisar retratos de retratos.Embora existam muitos aplicativos que não coletam mais informações à força, eles ainda apresentam várias permissões não relacionadas quando iniciam o primeiro início. resultado quina 4709
"Depois que o aplicativo obtém essas permissões, parece ajudar os usuários a expandir o círculo de amigos e da vida, mas as informações de privacidade do usuário também são expostas virtualmente. A causa raiz do aplicativo para essas permissões é que a empresa deseja expandir o Market ou promova.
Em 2021, o Escritório Nacional de Informações da Rede conduziu as principais remediações nas "sete categorias" sobre o comportamento da coleta de faixas, incluindo um grande número de violações de leis e regulamentos, incluindo coleta de endereços de usuário, local de endereço, localização geográfica precisa, mensagens de texto , registros de chamada, etc.
Proteger a privacidade exige uma pessoa especial para "ver a porta"
Recentemente, o Centro Nacional de Tratamento de Emergência do Vírus de Computador, encontrado através do monitoramento da Internet, que 17 aplicativos móveis têm privacidade e comportamentos insatisfatórios, que são suspeitos de coletar informações de privacidade pessoal.
Este aviso não é incomum.Em 2021, o Escritório de Informações Cibernéticas do Estado notificou publicamente os 351 aplicativos que têm sérias violações de leis e regulamentos, ordenando a retificação dentro de um limite de tempo.
No entanto, o problema da coleta de dados sensíveis ao aplicativo ainda é proeminente.O monitoramento do Escritório Nacional de Informações da Rede constatou que 60,7%dos aplicativos coletavam as informações exclusivas de identificação do Android ID e outros dispositivos, 55,4%dos aplicativos coletados informações da lista de aplicativos, 13,7%dos aplicativos coletados informações sobre placas de cisalhamento e esse tipo de informação pode ser usado para retratos de personagens de retratos de personagens, empurrão personalizado e outros negócios.
"As informações pessoais são um ativo importante de dados. Alguns aplicativos, especialmente a aplicação de negócios públicos, têm uma enorme base de usuários. Criminosos e hackers on -line há muito olham para essas informações confidenciais e formam uma cadeia da indústria negra. As informações são vendidas e causarão Problemas de segurança sérios em vários níveis.
Ren Yongjun disse que, para os usuários, não é possível desistir da leitura porque o contrato é muito longo.Ele não deve estar aberto e concordar com os direitos de privacidade desnecessários, não insere informações de privacidade pessoal à vontade, mantendo regularmente e limpe os dados relacionados para evitar vazamentos de informações de privacidade pessoal.
Portanto, para o Departamento de Supervisão e Gerenciamento, como devemos restringir o contrato do usuário com longas discussões e implementar a privacidade de proteger os usuários? resultado quina 4709
Atualmente, as agências relevantes estão redigindo a "Plataforma da Internet de Tecnologia da Informação e o Contrato de Privacidade do Serviço de Produto", que pode fornecer orientação para os contratos de usuários das empresas da plataforma e a conformidade da política de privacidade. resultado quina 4709
Comparado com o estabelecimento de normas relevantes da indústria, como implementar as normas na implementação é mais digno de atenção.
O professor Shan Yong acredita que a razão pela qual o App coletando o comportamento de informações do usuário não pode ser curado. é difícil padronizar todos os aplicativos; Os direitos do usuário na prática não são claros.
"Os departamentos competentes do setor devem continuar a realizar a governança especial de informações pessoais e usar informações pessoais e dar um jogo completo ao papel" portão "da plataforma principal. O comportamento de coleta de informações pessoais dos applets". Shan Yong também sugeriu que o Os canais de relatórios e mecanismos de relatório de transparência para queixas de proteção de informações pessoais devem ser aprimorados para manter o direito dos usuários de conhecer a governança e a supervisão do setor.
◎ Nosso repórter Zhang Huan
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com