Yu Yongding, membro do departamento acadêmico e economista da Academia de Ciências Sociais:
Se o crescimento econômico da China for recuperado, muitos problemas serão resolvidos
Nova China, 70 anos.Em 70 anos, o mar muda enormemente e as ondas são agitadas, que são cheias de magníficas;
Grandes mudanças e emoção, magníficas e irregulares são a luz e a sombra na cortina de 70 anos.Onde quer que a luz e a sombra, a China esteja claramente visível da trajetória de inovação de "levantar" para "se levantar" para "se levantar" e "se levantar".
Os Jogos Nacionais são atualizados e se tornaram ricos e fortes.70 anos atrás, a fundação da Nova China era a tendência dos tempos.A noite obscura abriu gradualmente o amanhecer;Em 1978, a reforma e a abertura foram abertas: desde a criação da economia de mercado até a inovação de mecanismos institucionais, desde o sistema de responsabilidade da produção de coalizão familiar até a reforma da empresa estatal ...O espectro milagroso também é por causa do "conhecimento".
Desde o 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, a economia chinesa atingiu o nó de transformação.Desenvolvimento de alta qualidade está lutando e inseparável.Na postura do trabalho duro, continue removendo as desvantagens da reforma, desenvolvendo espaço para abrir, lamber o espasmo do sistema e quebrar a ligação do quadro, que é o fruto do potencial.
Siga a tendência, conheça a situação e conspire, correspondendo ao pensamento e ao pensamento.Pensando com cuidado e depois fazendo isso, caminhando de longe;Registrando seus pensamentos, conhecendo hoje o hoje, para observar melhor o caminho e buscar o futuro, esse é o significado de nosso lançamento do "Banco Econômico da China de 70 anos · Si Record".
De 1949 a 2019, a economia chinesa tinha 70 anos, e a mídia usou para descrever as grandes mudanças no passado com "de um pobre e dois brancos à segunda maior economia do mundo".A revisão e o resumo da economia chinesa em 70 anos, além de pensar sobre as questões econômicas atuais, sem dúvida têm um significado e valor importantes.
Como olhar para a economia chinesa de 70 anos e em quais lugares vale a pena refletir?Olhando para o processo do desenvolvimento financeiro da China desde a reforma e a abertura, por que a China não teve uma crise financeira e como tratar a moeda sobre a questão?
Focando nessas questões, os repórteres do Beijing News entrevistaram Yu Yongding, membro do departamento acadêmico e economista da Academia de Ciências Sociais.Como observador da economia chinesa, Yu Yongding tem prestado atenção aos campos financeiros macroeconômicos e internacionais da China e tem sua própria visão distinta sobre tópicos como a receita e despesa internacional da China, taxa de câmbio, reservas de câmbio e políticas macroeconômicas. resultado do jogo de bicho deu no poste ontem
Na visão de Yu Yongding, muitos fatores que apóiam o crescimento da velocidade de alta velocidade da China no alto crescimento da velocidade da China foram um tempo. Agora, alguns fatores não podem ser usados como força motriz para o crescimento econômico.Ele também lembrou que alguns fatores que permitiram à China evitar a crise financeira também se deterioraram e devem estar altamente vigilantes.
Em relação à controvérsia da moeda do Banco Central "Superfundação", Yu Yongding acredita que não é a moeda do banco central "excelente" que leva ao calor do ativo.As bolhas de ativos curvas através do aperto da moeda e prejudicam danos excessivos à economia real.Portanto, não podemos confiar principalmente na política monetária para resolver o problema das bolhas de ativos. resultado do jogo de bicho deu no poste ontem
No momento, a economia chinesa está na "superposição de três fases" (o período de mudança de crescimento econômico, o período doloroso do ajuste estrutural e o período digestivo da política de estímulo preliminar coexistem). O ambiente está enfrentando grande incerteza.A pressão descendente sobre a economia da China aumentou significativamente e a dificuldade da orientação para políticas macroeconômicas aumentou.Nesse contexto, como a economia chinesa está quebrando a situação, que é mais importante para estabilizar e regular a estrutura?
Na visão de Yu Yongding, o crescimento econômico é o esboço e a resolução das questões econômicas da China deve confiar na realização do crescimento econômico.Com base nesse entendimento, ele propôs recentemente que a taxa de déficit fiscal excedeu 2,8%."Vários sinais mostram que, se você não adotar medidas políticas, a situação econômica na segunda metade deste ano pode ser mais severa. Não há outra maneira de melhorar a taxa de déficit fiscal".
No entanto, Yu Yongding também enfatizou que o crescimento estável e o ajuste da estrutura se complementam, enquanto estimulando a demanda efetiva não deve fazer com que a estrutura se deteriore.
Muitos fatores que apóiam o crescimento de alta velocidade da China naquele momento foram descartáveis
Notícias de Pequim: Olhando para a economia chinesa de 70 anos, que experiência pode ser resumida e, ao mesmo tempo, quais lugares precisam refletir?
Yu Yongding: 70 anos da economia, reforma e abertura da China são, sem dúvida, um nó importante.Trinta anos antes da reforma e da abertura, a China formou um sistema industrial relativamente completo, etc., que estabeleceu as bases para o desenvolvimento da reforma e da abertura.Por outro lado, a China não implementou uma economia planejada há muito tempo e as reformas orientadas para o mercado são fáceis de avançar.Estes se tornaram condições favoráveis para a reforma e a abertura da China.
Desde a reforma e a abertura, o rápido desenvolvimento da economia da China também se beneficiou dos quatro aspectos de paz, estabilidade, reforma e abertura: antes de tudo, o ajuste estratégico dos Estados Unidos e da China provocou paz entre o Dois países. crescimento nos últimos 30 anos.
Ao mesmo tempo, a economia chinesa fez grandes realizações ao pagar muitos custos, o que causou problemas como exaustão de recursos, poluição ambiental, "passivos populacionais", lacuna entre áreas urbanas e rurais e a lacuna entre ricos e ricos e os pobres.Além disso, muitos fatores que apoiam o crescimento da velocidade da China naquele ano foram descartáveis. Crescimento.
Notícias de Pequim: de mais de 40 anos após a reforma e a abertura, não há crise financeira na China.
Yu Yongding: Eu acho que o ponto mais importante é: primeiro, a China é um país de alta poupança e a China tem fundos de empréstimos suficientes.A taxa de investimento da China é muito alta, mas a proporção de dívida externa e PIB permanece dentro do nível de segurança.Em segundo lugar, devido ao acordo institucional da China, é difícil imaginar que a aglomeração do banco ocorra.O desempenho final de qualquer crise financeira é a aglomeração do banco.Esse fenômeno pode ocorrer em passivos graves no exterior, mas nas instituições financeiras e nos sistemas bancários da China, posições dominantes de propriedade estatal, ou seja, o crédito estadual (invisível) a garantia não ocorrerá e não haverá fenômeno de aglomeração.Terceiro, a fuga de capital também pode levar a uma crise financeira.No entanto, a China não desistiu do controle de capital.Quarto, devido à supervisão mais rigorosa de instituições financeiras, instrumentos financeiros derivados, como MBS, CDO e CDs, são limitados.Quinto, o índice de alavancagem da economia da China, especialmente a taxa de alavancagem dos departamentos governamentais, ainda está no nível em que a economia real pode ser apoiada.Sexto, a taxa de dívida sem desempenho do banco tem sido menor desde o início do século.Sétimo, embora a taxa de crescimento da economia real tenha diminuído, ela ainda mantém um forte impulso de crescimento.
Deve -se enfatizar que não houve crise no passado e não significava que não haveria crise no futuro.Alguns dos fatores mencionados acima que permitem que a China evite a incidência de crise financeira se deteriorou significativamente.Devemos manter alta vigilância.
A conclusão de que estuda a crise financeira asiática é que, quando o ambiente externo é alterado adversamente, os requisitos para a crise financeira em um país é um sistema de taxa de câmbio fixo, um fluxo livre de capital e o déficit internacional de receita e despesa palha do país.Quando os fundamentos econômicos do país tiverem problemas, a fuga de capital fará com que o governo do país perca a capacidade de lidar com possíveis crises.Mesmo que não haja problemas sérios nos fundamentos de um país, devido ao efeito de infecção das flutuações no mercado financeiro internacional, ocorrerá a fuga de capital.A própria fuga de capital é suficiente para levar à crise de renda e despesa internacional, crise monetária, crise financeira e crise econômica.Portanto, a realização da liberalização da conta de capital sob a condição das condições imaturas é equivalente à auto -destestrução da Grande Muralha.É baseado nesse entendimento que sempre insisti que a flexibilidade da taxa de câmbio deve ser aumentada o máximo possível e, ao mesmo tempo, o controle de capital não pode ser facilmente abandonado.
A China está realmente enfrentando muitos riscos financeiros. Ocorre, a China pode evitar finanças.
"O calor dos ativos forçou o banco central a ter que" super -intitular "moeda"
Notícias de Pequim: Olhando para o processo de desenvolvimento financeiro da China, uma controvérsia da política monetária do público do Banco Central vem da "superação superdimensionada" da moeda.
Yu Yongding: Em circunstâncias normais, a taxa de crescimento da moeda ampla (M2) deve ser igual à taxa de crescimento do PIB nominal. PIB nominal, mas nem todos são todos, mas nem todos são todos, mas nem todos são todos, mas nem todos são todos todos, mas nem todos são todos, mas não Tudo é tudo.Deve -se notar que não é necessário determinar se a moeda do banco central está em excesso com base na fórmula do valor da moeda.
O que precisamos pensar mais é por que o banco central faz isso?Eu acho que há uma razão muito importante de que a China tem um certo grau de superaquecimento de ativos em alguns períodos.Por exemplo, quando ocorreram bancos térmicos e sombras imobiliários, uma grande quantidade de liquidez entra no mercado de ativos e perseguindo ativos existentes, o que levou ao aumento dos preços dos ativos, e também "absorveu" um grande número de economias reais . Moeda.Essas moedas fluem e reciclam no mercado de capitais, aumentando o preço dos ativos existentes, mas não entraram na economia real.
O que devo fazer se a economia real tiver que se desenvolver, mas não obter empréstimos?Neste momento, existem duas maneiras: primeiro, encontre maneiras de fazer com que essas moedas perseguem ativos se retirem do mercado de ativos para a economia real.Segundo, se o primeiro método não puder ser feito, o banco central só poderá emitir moeda, caso contrário, a economia real não receberá empréstimos.Portanto, a moeda do banco central "soberbo" é devida em grande parte à nossa bolha de ativos ou ao calor imobiliário "absorver" uma grande quantidade de liquidez. Fornecimento passivo de aumento de moeda.Portanto, não é que o banco central tenha emitido moeda para levar à bolha de ativos, mas a existência da bolha de ativos forçou o banco central a ter que aumentar a moeda, resultando na taxa de crescimento de M2 do que a taxa de crescimento da nominal PIB.
Notícias de Pequim: Como o calor do ativo é formado e como resolvê -lo?
Yu Yongding: As razões para a formação do calor dos ativos são complicadas.Por exemplo, o Tulip Hot da Holanda, a bolha do Mar da China Meridional, o incidente da Crazy Clivia na década de 1980 e a térmica do mercado de ações do mercado de ações antes do mercado de ações em 2015 não foram causadas pela moeda sobre a emissão.Por algumas outras razões, os investidores têm expectativas psicológicas e, em seguida, começam a especular e, em seguida, amplificam o efeito do rebanho, o que eventualmente leva a preços crescentes dos ativos.
Ainda é necessário enfatizar que o "excelente" da moeda do banco central levou ao calor do ativo.Para resolver o problema da liquidez da economia real, a moeda "Super Hair" não é a melhor maneira, é uma maneira de fazer o banco central.
As bolhas de ativos são suprimidas e o crescimento da moeda cairá.O aperto da moeda é usado para suprimir a bolha de ativos, que dói demais para a economia real.Portanto, resolver o problema das bolhas de ativos não pode ser resolvido pela política monetária.Isso ocorre porque o objetivo de controlar a bolha de ativos e outros alvos de controle macro não são frequentemente consistentes.Por exemplo, da perspectiva do ciclo imobiliário e da política monetária, o setor imobiliário da China passou por vários ciclos de elevação nos últimos dez anos Deveria estar solto, mas a Política Monetária da China está se ajustando, por quê?Porque o banco central também toma os preços dos ativos como o objetivo do controle de macro.O Banco Central tem muitas metas de regulamentação e não há muitas ferramentas políticas que não podem cuidar de todas as metas de política.
Portanto, o rosto do aumento dos preços das casas e do aperto da moeda?Eu não acho que seja viável.A solução de bolhas de ativos requer outros métodos.
Para resolver o declínio da realidade, devemos primeiro garantir a taxa de crescimento econômico
Notícias de Pequim: Nos últimos anos, está proeminente da realidade.
Yu Yongding: Para resolver esses problemas, o primeiro passo é garantir o crescimento econômico.Se a economia real não tiver espaço para lucro, o dinheiro naturalmente flui para o lugar "virtual".Se a economia real ganhar dinheiro, o dinheiro naturalmente flui para a entidade.Então, como fazer a economia real ganhar dinheiro?Deve haver um comércio físico que não tem medo de perder dinheiro para impulsionar o crescimento econômico.Por exemplo, o início do investimento em infraestrutura gerará uma série de demanda por upstream e a jusante, e outras indústrias podem ganhar dinheiro naturalmente.
Em suma, se a taxa de crescimento econômico for recuperada, muitos problemas poderão ser resolvidos.Para resolver os problemas econômicos da China, esse "esboço" é a velocidade do crescimento econômico.Se a taxa de crescimento econômico sempre caiu, as instituições financeiras são muito pessimistas em relação ao investimento da economia real, e vários tipos de negócios bancários sombrios ocorrerão, mas a bolha de preços de ativos que não possui o apoio ao lucro da economia real será colapso mais cedo ou posterior.Por outro lado, a economia real tem a força motriz, e o problema de deficiência e virtualidade é naturalmente resolvido.
Notícias de Pequim: Mas, atualmente, discutimos soluções mais da perspectiva da reforma financeira.
Yu Yongding: A reforma financeira também é uma direção importante.De fato, a experiência de controle macro da China provou isso -de 1998 a 2002, foi devido ao crescimento da economia da China e ao problema das ruas reivindicações.Sem crescimento econômico, haverá mais e mais cidades com más reivindicações.Portanto, ainda tenho que enfatizar que o crescimento é a última palavra;A resolução das questões econômicas da China deve ser alcançada pelo crescimento econômico.
Expandindo o déficit, não deve haver grandes problemas nas finanças da China
Notícias de Pequim: Você mencionou muitas vezes que o crescimento é a última palavra.Como um crescimento constante, a estrutura de tons é igualmente importante para a China atual.Os dois serão restringidos na operação econômica?
Yu Yongding: crescimento e ajuste estáveis, os dois se complementam.Em alguns casos, os dois conflitam.Por exemplo, a China pode aumentar o crescimento econômico, estimulando o mercado imobiliário, mas isso se deteriorará a ChinaEstrutura econômica.Reduzir a proporção de investimento imobiliário na economia chinesa é um objetivo importante do ajuste da estrutura econômica da China.
Mas, na maioria dos casos, não haverá conflito entre os dois.Por exemplo, a implementação da construção de um governo limpo e uma reforma orientada para o mercado não fará com que a taxa de crescimento econômica diminua (a menos que haja funcionários intencionalmente ociosos).Por exemplo, muitos problemas precisam ser resolvidos no desenvolvimento, a velocidade do crescimento econômico se foi e a estrutura de ajuste se tornou mais fácil.De fato, quando o crescimento econômico é bom, as reformas estruturais são relativamente fáceis.Da mesma forma, quando o crescimento econômico diminui, a dificuldade de reforma estrutural aumentou de acordo.
Como equilibrar os dois?Por um lado, é uma fusão e reorganização, desligamento e recorrer às empresas do excesso de indústrias para remover o excesso de capacidade e reduzir o suprimento para aumentar a recuperação de preços, e o lucro de boas empresas pode aumentar.Se você não eliminar empresas ruins, boas empresas irão falir.No entanto, é necessário enfatizar que a eliminação da incompetência na produção e nas vendas, nenhuma demanda ou capacidade de produção prejudicial é um micro -problema, um problema de estrutura industrial e resolvê -la através da regulamentação do mercado (o país também deve reproduzir um função) em vez de macro -controle.Por outro lado, a capacidade excedente da macro (não com excesso de capacidade em um produto específico e indústria específica) é causada por uma demanda efetiva insuficiente, por isso é necessário estimular a demanda efetiva.A demanda efetiva por estimulação também deve evitar a deterioração da estrutura.Atualmente, o espaço de construção de infraestrutura da China ainda é enorme.Obviamente, o fenômeno da administração preguiçosa, ociosidade ou busca cega de realizações políticas, brutal e secura devem ser eliminadas, caso contrário, boas políticas econômicas mudarão na prática, mas esses problemas superaram a categoria de problemas econômicos.
Notícias de Pequim: recentemente, você mencionou que o limite de 2,8%do déficit fiscal pode romper.Além disso, a expansão do déficit trará certos riscos.
Yu Yongding: Atualmente, o maior problema na economia da China é que a tendência de queda não se estabilizou.Vários sinais mostram que, se você não tomar medidas políticas, a situação econômica no segundo semestre deste ano pode ser mais severa.Não há outra maneira de melhorar a taxa de déficit fiscal.A longo prazo, o déficit não é uma coisa boa.Mas, como Kanes disse, morremos a longo prazo.Os 3%estipulados no Tratado Masterich não fazem muito sentido, nem Jin Keyu. resultado do jogo de bicho deu no poste ontem
A expansão do déficit leva ao aumento dos títulos do governo, o que realmente trará certos riscos.No passado, os economistas costumavam conversar sobre o limite superior dos títulos do governo ao PIB.Mas, de fato, não sabemos quando a expansão da dívida nacional terá riscos.Tomando o Japão como exemplo, em 1996, o Japão acreditava que 92%dos títulos do governo no PIB representavam uma alta proporção, por isso diminui o gasto fiscal e aumenta os impostos, mas isso levou a um declínio na economia japonesa.Como resultado, o Japão continuou a implementar a política de expandir as despesas fiscais e agora representa 250%, mas não há crise fiscal. resultado do jogo de bicho deu no poste ontem
Portanto, não sabemos quão alta a taxa de déficit deve ser limitada à alta expansão dos vínculos do Tesouro ao fim -se não importa o que façamos, a crise pode ocorrer se for muito cauteloso, o que também pode levar a crise.A julgar pela situação atual na China, enquanto não há inflação, há espaço para a emissão de títulos do governo.Do ponto de vista da dívida pública, a dívida pública da China representa mais de 48%do PIB.
Se o declínio no crescimento econômico for o maior risco no momento, as metas políticas devem se concentrar no aumento do crescimento econômico, e outros problemas serão retirados e iniciados.
B04-05 EDIÇÃO/BEIJING NEWS REPORTER HOU RUNFANG INTERNO XU ZILIN
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com