A Câmara de Comércio Ambiental propôs que o principal campo de batalha da prevenção da poluição do ar do meu país está mudando da indústria de energia térmica para outras indústrias.
Imagem de dados
◆ Nosso repórter Liu Xiufeng
Por um lado, as principais emissões de poluentes da indústria de energia térmica diminuíram rapidamente;Ao ver a melhoria da qualidade do ar ambiental em todo o país, também deve -se notar que, atualmente, as cidades com a pior qualidade do ar no país são áreas concentradas de materiais de construção e indústrias de metalurgia.
Luo Jianhua, Secretário -Geral da Federação Nacional da Câmara de Comércio de Serviços Ambientais da Indústria e Comércio (a seguir referido como a "Câmara de Comércio Ambiental"), disse em entrevista a um repórter: "A gestão da poluição da indústria de energia tem Feito um bom trabalho, e o problema atual está no setor de eletricidade.
Atualmente, a redução adicional das emissões de poluentes na indústria nacional de energia térmica está se tornando difícil, e não a governança do campo da energia térmica da mesma maneira.Portanto, a Câmara de Comércio Ambiental formou as "sugestões sobre o fortalecimento do controle do controle de cooperação de investimento não -plug -in -pluber" (doravante denominado "sugestão").
A indústria de não eletricidade está seriamente atrasada por trás da redução de emissões
A potência térmica rápida e outras indústrias que não se mantiveram, o principal campo de batalha de prevenção e controle da poluição está transferindo
Desde o "Décimo Segundo Plano de Cinco anos", o Estado introduziu uma série de políticas para promover os dispositivos de remoção de poeira, dessulfurização e desnitração em usinas de energia de carvão.Desde 2011, a descarga de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio na indústria de energia térmica mantém uma diminuição de quase 10%ao ano.
No entanto, em comparação com as enormes realizações da redução de emissões do setor de energia térmica, o ritmo de redução de emissões de outras indústrias está seriamente atrasado.As estatísticas mostram que desde 2011, produtos de mineração não metálicos (cimento, vidro e cerâmica, etc.) e processamento de fundição de metal preto (aço, liga de ferro, etc.) os poluentes diminuíram apenas 2%.
Da perspectiva da construção de instalações de controle de poluição do ar, embora 85%das mais de 1.600 novas linhas de produção de cimento seco tenham sido equipadas com SNCR e outros equipamentos de desnitração de gás traseiro, quase 600 instalações de sinterização na indústria siderúrgica nacional têm instalações de dessulfurização , mas a partir de em termos de operação real, a eficiência operacional desses equipamentos de proteção ambiental é baixa e o fenômeno do "edifício em vez do transporte" é comum.
Em 2013, os produtos não -metálicos de mineração da indústria de fumaça (pó) emissões de poeira, dióxido de enxofre e óxido de nitrogênio representaram 25,3%, 11,6%e 18,5%da indústria do país, perdendo apenas a eletricidade e a metalurgia.De acordo com a tendência de mudanças em várias indústrias de 2011 a 2013, especulações razoáveis, a descarga de fumaça (pó) e óxidos de nitrogênio na indústria de metalurgia e materiais de construção em 2015 está perto da descarga da indústria de energia térmica enfraquecer o efeito da governança coordenada na prevenção da poluição do ar do meu país.
A sugestão acredita que o principal campo de batalha da prevenção da poluição do ar está mudando da indústria de energia térmica para outras indústrias.
Os padrões da indústria de não eletricidade são mais soltos
A falta de rigorosa "linha vermelha" limitou a interação saudável da pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e a jusante
Os padrões de emissões de poluentes são padronizados e também é a força motriz da redução de emissões do setor.Embora tenha causado muita controvérsia, a implementação das "emissões de emissões da indústria de energia térmica" (GB13223-2011) desempenhou um papel importante na promoção da redução da poluição no setor de energia térmica.Por outro lado, os padrões de descarga dos poluentes do ar em algumas indústrias não -elétricas são relativamente soltas, e o poder de ligação da redução da poluição e controle da poluição das empresas poluentes também limitou o desenvolvimento e a promoção da tecnologia avançada de governança de proteção ambiental.
Luo Jianhua disse que o consumo total de energia do meu país em 2014 foi de 4,26 bilhões de toneladas de carvão padrão, dos quais 2 bilhões de toneladas de carvão padrão foram usadas para geração de energia, e o restante foi usado nas indústrias civis e não eletricidade."O setor de não eletricidade envolve muitos setores, e os requisitos para os padrões de emissão em indústrias relacionadas também são desiguais, e a maioria dos limites padrão é relativamente solta". , mas, em vez disso, é necessário fazer uma comparação histórica no próprio limite padrão e ver se o limite deve ser rigoroso esses anos.
Na investigação, a Câmara de Comércio Ambiental descobriu que havia também alguns setores (como cerâmica) que originalmente formularam padrões mais rígidos de emissão, mas durante o processo de solicitação de opiniões, as empresas do setor estavam em conflito com a falta de tecnologia de governança confiável o limite de emissão de alguns poluentes.
A "sugestão" acredita que esse status atual que leva a muitas tecnologias de controle atmosférico de poluição atmosférica não -elétrica é difícil de obter avanços na pesquisa, e a tecnologia avançada de controle de poluição também é difícil de obter industrialização e promoção em grande escala, o que limita a tecnologia de formação da prevenção e controle da poluição do ar na interação não -elétrica da indústria e da interação benigna com aplicações a jusante.
Vale a pena notar que, na pesquisa da Câmara de Comércio Ambiental, o problema dos padrões de baixa emissão na atual indústria de eletricidade causou objetivamente insatisfação negativa das empresas de energia térmica. quina do dia 22 de janeiro
Para esse fim, a "sugestão" acredita que os padrões de descarga dos poluentes do ar em indústrias não relacionadas a serem estritamente alteradas como a "linha vermelha" da prevenção e controle da poluição do ar da indústria e, em seguida, promovem efetivamente a transformação e atualização do verde ambiental e a atualização da indústria não elétrica e impulsiona o processo da indústria de governança atmosférica de inovação e industrialização tecnológica.
De onde vem o poder ambiental? quina do dia 22 de janeiro
Falta de incentivos positivos, incentivos negativos não estão em vigor
De acordo com os resultados da Câmara de Comércio Ambiental, a dessulfurização média da indústria de vidro doméstica, a desidratação, a desnitração e o sistema de remoção de poeira para cada linha de produção é de 89 milhões de yuan, e os custos de operação anuais são mais de 4 milhões de yuans. Os custos são quase equivalentes à nova linha de produção da indústria de vidro.
Atualmente, o custo da desnitrificação no setor de cimento é de cerca de 20 ~ 40 yuan por tonelada.Se a produção anual de 2 bilhões de toneladas de cimento for calculada, o custo operacional das instalações nacionais de proteção ambiental atmosférica no país atingirá 40 bilhões de yuans."Tomando isso apenas como um exemplo, se a falta de medidas eficazes de apoio fiscal e tributário, as empresas não terão poder para aumentar o investimento na transformação ambiental e não há poder para aumentar o custo das instalações de proteção ambiental". quina do dia 22 de janeiro
Em termos de promoção do controle da poluição do ar na indústria de energia térmica, o mecanismo de preços de eletricidade do subsídio de proteção ambiental é uma das principais medidas para estimular usinas de energia a aumentar o investimento ambiental, que pode ser resumido como incentivos positivos.No entanto, no campo da não potência, atualmente há falta de mecanismos de incentivo positivo semelhantes à operacional operacional, que dependem principalmente de incentivos negativos (ou seja, punição) que não atendem aos padrões das empresas. quina do dia 22 de janeiro
No entanto, a metalurgia e os materiais de construção são geralmente PIB em escala grande, emprego e credores.A "sugestão" acredita que isso torna os governos locais "mais viagens na zona equilibrada entre o desenvolvimento econômico e a governança da poluição na aplicação da lei ambiental e não pode atender aos padrões de acordo com os requisitos nacionais de proteção ambiental".A ausência de incentivos positivos e estritos policiais fizeram com que a redução da poluição trabalhasse nessas indústrias progredir lentamente.
Quebrando o caos de "eliminação reversa de proteção ambiental"
A eliminação da capacidade de produção atrasada não está em vigor, afetando o efeito geral da prevenção e controle da poluição
Desde o "Décimo Segundo Plano de Cinco anos", o cimento, o vidro, a cerâmica, a metalurgia, o aço e outras indústrias não eletrônicas do meu país eliminaram o trabalho de produção para trás. A tarefa de eliminação da capacidade levou à excesso de capacidade nessas indústrias para aumentar o ônus do ultrapassado industrial, que também impediu o processo de prevenção e controle da poluição do ar.
Como uma das principais tarefas no "Plano de Ação de Controle e Plug -in e Controle", a eliminação da capacidade de produção atrasada, reduzindo a descarga de poluentes do ar e melhorando a qualidade ambiental da área local, também pode forçar efetivamente muitos "dois dois Altos "indústrias para transformar e atualizar.A intensidade dos poluentes do ar com a capacidade de produção atrasada da indústria "dois altos" é frequentemente muito maior que a capacidade avançada de produção das instalações de proteção ambiental. será bastante reduzido, o que afetará o trabalho geral da prevenção e controle da poluição do ar.
Luo Jianhua disse: "Em muitas indústrias, as empresas aumentaram os custos devido à melhoria do nível de proteção ambiental, e sua competitividade de produtos diminuiu. Pelo contrário, empresas com baixa proteção ambiental aproveitaram a concorrência do mercado. Para obter uma concorrência justa, Todos devem ser solicitados a fazer um bom trabalho de proteção ambiental e quem não pode fazer isso.
A "sugestão" apontou que, com base em incentivos eficazes, é necessário suplementar um mecanismo de monitoramento e supervisão on -line mais abrangente, certificação de produtos verdes e mecanismo de compra obrigatória com base em incentivos eficazes. Quebrar o caos industrial da "eliminação reversa de proteção ambiental" na gestão da poluição industrial.
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com