China News Weekly Reporter/Yu Yuan
Envie 2023.11.13 Total No. 1116 Revista "China News Weekly"
“A família aproveita o tempo! 11 Yuan, 9, um hambúrguer, geralmente não pode comprá -lo, apenas em duplo onze, você pode recuar a qualquer momento, não coletar a taxa de manuseio, você também pode resgatá -lo em múltipla!
Às 20h do dia 5 de novembro, na sala de transmissão ao vivo do Taobao, as duas âncoras de homens e mulheres puxaram suas gargantas para apresentar o vale -presente da KFC.Este cartão -presente contém 30 pernas de frango crocantes/pernas de frango picantes. qual o canal vai passar o jogo do corinthians hoje
Não é novo vender mercadorias on -line para empresas de alimentos e bebidas, mas o Double Eleven deste ano tem uma cena sem precedentes: os restaurantes nunca atribuíram grande importância à promoção on -line como são agora, e a escala de força e atividade com desconto são diferentes no passado .
Em 25 de outubro, Tai Dieris abriu a primeira transmissão ao vivo em Douyin.De acordo com o relato público oficial do Tai Erioa Vegetable Fish, a transmissão ao vivo durou 15 horas, a partir das 9 da manhã até o final das 24 horas.No mesmo dia, as salas de transmissão ao vivo do Tair foram lançadas um total de 25 produtos, incluindo vouchers, pacotes e itens de venda quente.A partir das 16h, no dia 25, mais de 300.000 vouchers de "69 yuan por 100 yuan" foram vendidos.A persuasão da compra do grupo de baixo custo é evidente.
De fato, não apenas em onze duplas, a compra de grupo de baixo custo está se intensificando no setor de catering.Essa atividade promocional que existe apenas na abertura da nova loja ou quando uma loja de comerciantes celebra se tornou um "novo normal" na indústria de catering.
Desde o início deste ano, os fogos de artifício da indústria de catering retornaram primeiro, mas a guerra de preços também foi mais violenta do que nunca.
Compra de grupo de baixo preço normal
O chá de limão de "Linlee's Forest" é uma bebida obrigatória para fazer compras com Xiaokui.
"Seu chá de limão tem um gosto muito positivo, nem azedo nem doce, e também recebe patinho, o que é particularmente fofo" .
Entre as muitas lojas de chá no shopping, o preço da "floresta de linlee" não é barato e o preço médio é basicamente em torno de 20 yuan."Então você deve ver se há uma compra de grupo de baixo custo toda vez que você faz um pedido".No início do negócio, "Linlee Forest" tinha 9 e 9 xícaras de cupons de compra em grupo no Meituan."É delicioso e barato, deve estar faltando."
Desde o início deste ano, grupos de baixo preço têm sido muito populares na indústria de catering.Dois meses atrás, Dafei, que havia acabado de passar seu aniversário de 30 anos, já era um "velho" que faz há 5 anos.
Em 2018, ele abriu o primeiro restaurante de churrasco em Chaoyang, Pequim.Estritamente falando, a localização desta loja não é boa e a estação de metrô mais próxima também leva 20 minutos.O ambiente na loja não é espaçoso.
Mas com o excelente sabor, o negócio desta loja é muito bom."Naquela época, era um produto sólido. Todos os dias, estudava a qualidade do carneiro e o calor do churrasco". viver fortemente e viver fortemente.
Em 2022, Dafei se estabeleceu em outra loja, muito melhor que a anterior, e o distrito comercial circundante estava bem quente.Além do produto, ao mesmo tempo, a Dafei também usou tráfego on -line."Nos últimos anos, o lojista está particularmente quente no círculo de catering, então eu também organizei alguns jogos e logo levou o negócio a disparar".
O sucesso das duas lojas consecutivas deu a Dafei a confiança para continuar abrindo a loja.Em maio de 2023, a terceira loja da Dafei foi aberta.No começo, Dafei, pela experiência bem -sucedida da segunda loja, foi completamente copiada, e ele continuou procurando especialistas para explorar a loja, na esperança de se tornar popular através do tráfego.No entanto, desta vez eu não consegui me mexer.
Durante esse período, o "impulso do solo" de várias plataformas de vida local o encontrou um após o outro para jogar a jogabilidade de compra de grupo baixo "Amway".Após dois meses de transporte, Dafei decidiu lançar um pacote de compras em grupo em julho.Um frango picante, uma cauda de lagosta picante, 8 espetos de churrasco, um shabu -shabu, um alho -poró assado e um macarrão instantâneo frito. O preço é de apenas 88 yuan, com menos de 40 % de desconto.
A compra do grupo é realmente usada.
"A compra do grupo de baixo preço é um método de consumo muito atraente para os consumidores e também é um meio eficaz para os comerciantes, especialmente as novas lojas para abrir a conscientização". Por meio de compras de grupo de baixo custo para fazer com que mais clientes os gastos na loja possam reduzir efetivamente o tempo ocioso das lojas e o custo dos custos nas lojas.
Na impressão de Dafei, a compra de grupo baixo da indústria de catering deste ano começou no mercado de café.
No início deste ano, o Kudy Coffee, que acabou de ser estabelecido, lançou 9 e 9 vouchers gratuitos e depois lançou 8 8 novos cupons.Durante a viagem de Messi China, o Kudy Coffee, como patrocinadores oficiais da equipe argentina, lançou o evento "1 Yuan Coffee".Ou seja, desde então, os preços baixos se tornaram a norma da indústria do café e gradualmente se espalharam para outros restaurantes.
Junho é outro nó importante para compras em grupo de baixo custo.Vários pessoas de catering disseram que, após o feriado do dia de maio, a temporada de consumo de verão ainda não chegou e o negócio de catering ficou em linha reta.Para atrair melhor os consumidores, as compras de grupos de baixo custo foram completamente detonados.
A pessoa relevante encarregada de Meituan disse em uma entrevista ao "China News Weekly" que, da perspectiva do consumo, nos últimos três anos, o preço do pedido da compra do grupo de catering está concentrado na faixa de 50 a 100 yuan .
De acordo com o big data de Chenzhi Catering, a partir do segundo trimestre de 2023, o preço médio unitário das marcas de fast food de corrente múltipla foi reduzido em 1 ~ 2 yuan.Além disso, no quarto trimestre de 2022, o consumo per capita de catering chinês era de 35,4 yuan, e a proporção inferior a 30 yuan representou mais de 60%.
Nesta onda de compra de grupo de baixo custo este ano, não são apenas pequenas empresas, e as marcas de cadeia de catering médias e grandes não podem ficar quietas.
Li Meng é o chefe de marketing em um restaurante Hotpot da cadeia doméstico."Antes da epidemia, basicamente não fazemos compras em grupo. Um é porque o negócio é bom; o outro é que o preço em si não é caro e o espaço de redução de preços não é grande". O preço médio unitário do cliente da marca é de cerca de 80 yuan, e Haidilao é 101 yuan, enquanto o Bagu Mao Belly Hotpot excede 140 yuan.
No entanto, Li Meng disse ao "China News Weekly" que a empresa também ingressou no Exército de Compras do Grupo este ano."Acontece que o grupo de clientes com sobreposição de Haidilao não é alto, basicamente o seu, mas o preço de Haidilao reduz o preço e entra diretamente em nossa faixa de preço.
Li Meng também percebeu que um fenômeno é que as compras de grupos de baixo custo estão sendo normais."No passado, as compras de grupos de baixo custo eram apenas ferramentas de drenagem para abertura ou feriados. Uma grande empresa de catering em escala era desprezada por compra de grupo a longo prazo. Mas este ano é diferente. É 20 % de desconto diariamente e 50 % de desconto nos feriados.
Drenagem de baixa drenagem de espada de bordas duplas
Após 10 dias de compra on -line, Dafei descobriu que estava um pouco errado.
Essa situação não esperava, então o pacote de compra em grupo não incluiu água potável quando foi lançada.Na loja de Dafei, o Oceano Ártico vende 6 yuan/garrafa, 8 yuan/garrafa de forno e Da Wusu e Laoxue são 16 yuan/garrafa. qual o canal vai passar o jogo do corinthians hoje
O vinho sempre foi o maior lucro de catering, especialmente o formato de catering lento como o churrasco.A Yingmus Global Market Research Consulting divulgou um conjunto de dados: 15%~ 20%das vendas de bebida contribuíram com 50%do lucro para todo o restaurante.
Mas os cálculos cuidadosos dos consumidores estão além da imaginação de Da Fei."Muitos hóspedes não pedem bebidas quando chegam à loja, entram com bebidas cervejas"."Mas uma vez, um hóspede ouviu que a tabela foi cobrada e foi diretamente para a loja de conveniência ao lado para comprar um copo de papel de sexo" certo.
No final de julho, Dafei calculou a conta.No entanto, devido à perda de dinheiro, juntamente com a hidrelétrica, os custos de mão -de -obra etc., os lucros se tornaram negativos e a receita do mês anterior não foi muito, mas pelo menos o lucro foi positivo.
Yan Long disse que o principal ponto de venda da compra de grupo de baixo custo é de preços baixos, mas os preços baixos também são acompanhados por uma pressão de custo enorme e em expansão.Por um lado, a compra do grupo de baixo custo exige que o preço dos comerciantes reduza o preço das mercadorias, o que leva ao menor espaço de lucro do comerciante ou mesmo lucros negativos. pagar comissões da plataforma de compra do grupo, o que também aumenta o custo dos comerciantes.
Os funcionários dos homens convenceram Dafei, ele realmente não funciona.Da Fei também moveu a mente por um tempo.No entanto, depois do sabor, Da Fei desistiu completamente dessa idéia.
"Se você perde um pouco, pode perder um pouco. Quan Dang é o custo que a drenagem deve pagar." a 3 vezes.Da Fei acredita que seus próprios produtos podem impressionar os consumidores.
Mas Dafei ainda pensava errado.Diante do preço absoluto, os consumidores não têm lealdade.A partir de setembro, os clientes da loja foram menos dias do que um dia e voltaram à abertura.
Por que a compra do grupo não impede os convidados?O especialista em operações da cadeia Wen Zhihong disse à China News Weekly que a compra de baixo grupo de custos tem um conjunto de retórica lógica aparentemente razoável: os preços baixos são usados para drenagem e os hóspedes podem transformá -los através dos produtos e serviços na loja depois de chegarem à loja. Para melhorar o desempenho da receita para o fluxo de domínio privado."Quando a compra de grupos de baixo custo é usada apenas por algumas empresas ou em alguns períodos de tempo, a lógica acima é realmente estabelecida, mas quando todos estão fazendo isso, a compra de grupo de baixo custo não funcionará".
"Sob compras de grupo de baixo custo, muitos consumidores não precisam de mercadorias, mas podem seguir barato. Isso é realmente uma demanda falsa". "E, neste local, dessa maneira no processo, as vendas reais de comerciantes são difíceis de aumentar e até verão o fenômeno da perda dos clientes.
O dano da compra de grupo de baixo custo de longo prazo não é interrompido.Wen Zhihong apontou que, quando os preços baixos se tornam normalizados, isso afetará a imagem da marca do comerciante e a imagem da marca determina os preços dos produtos até certo ponto."A matriz de pratos feita pelo comerciante gastou inúmeros esforços, é difícil retornar às vendas oficiais de preços. As pessoas e os consumidores de catering esqueceram a aparência original do restaurante juntos".
Nesse sentido, Dafei também tem os mesmos sentimentos.Na plataforma Douyin, a terceira loja tem uma pontuação de apenas 3,9 e os outros dois são 4,3 e 4,2, respectivamente.
Com a compra de grupo de baixo custo varrendo todo o setor, mais e mais empresas de catering caíram.Tomando a primeira pista de café que iniciou a guerra de preços como exemplo, de acordo com as estatísticas da porta de café da terceira plataforma, nove meses antes de 2023, o número de lojas relacionadas ao café recém -registrado foi de cerca de 45.000, um aumento de 74,10%do ano -No ano em comparação com o mesmo período do ano passado.
Em agosto deste ano, a Sichuan Hotpot Association emitiu um artigo especial, lembrando que os comerciantes de catering tiverem cuidado ao comprar uma espada de dois comus e afirmou que "por trás dos infinitos rolos internos de baixo preço é o declínio nas refeições, serviços e até mesmo o colapso da indústria de catering ".
Colegas de catering "Abertura da loja de vingança"
"Compra em grupo", essa forma de produto ligeiramente sensível, apareceu há mais de dez anos, por que de repente se tornou quente novamente? qual o canal vai passar o jogo do corinthians hoje
Desde o primeiro site de compras em grupo no início de 2010, em agosto de 2011, o número de sites de compras de grupo doméstico excedeu 5.000.O entusiasmo do capital também foi inflamado.Até o final do ano, quase 2.000 webs de compra em grupo ficaram tristemente na luta feroz.Até o final de 2012, quase 80 % do grupo comprou sites parados.
Da perspectiva de Wen Zhihong, as compras de grupo de baixo custo deste ano voltam, que na verdade é o concreto da guerra de preços, que reflete as mudanças na indústria de catering este ano, ou seja, os consumidores estão se tornando cada vez mais racionais.
Meituan disse que a busca do desempenho dos custos definitivos está se tornando o consumo normal e também impulsionou o modelo de negociação de "compra de grupo" de "compra de grupo" para "ficar vermelho" novamente.
"2023 marca de catering chinesa" mostra que as expectativas dos consumidores para o consumo de catering este ano são cautelosos.Comparado com os dados de 2021 a 2023, exceto para refeições chinesas, panela quente, churrasco, o consumo per capita de outras categorias de categorias tem assustador diferente.O grau de declínio, o preço unitário do cliente das empresas de alimentos listadas também diminui.
Tomando Haidilao como exemplo, a taxa de rotatividade na primeira metade do ano se recuperou, mas o consumo per capita mostra um declínio.Os dados mostram que a taxa média de flip na primeira metade do ano foi de 3,3, e o mesmo período do ano passado foi de 2,9; As cidades de nível recusaram o pior, de 117,4 yuan no mesmo período do ano passado para 110,3 yuan este ano. Yuan no mesmo período do ano passado, para 96,1 yuan este ano.
Ao mesmo tempo, o número de jogadores da indústria de catering atingiu alturas sem precedentes.
De acordo com os dados de investigação da Companhia, em agosto deste ano, o novo volume de registro de empresas relacionadas a catering no país atingiu 2,768 milhões, o que equivale a 115%do novo volume de registro em 2019.Para muitos comerciantes de catering, eles não esperaram retaliação, mas esperaram que seus colegas abrirem lojas.
As lojas mais novas da indústria de catering estão relacionadas a dois fatores.Wen Zhihong disse que o ajuste da política epidêmica de prevenção e controle fez muitas pessoas pensarem que o catering inaugurará o consumo de retaliação.
Do ponto de vista dos dados, nos primeiros nove meses deste ano, a receita de catering foi de 3710,5 bilhões de yuan, um aumento de 18,7%no ano em ano.Em todo o consumo zero social, o rápido crescimento de catering é mais óbvio.Nos primeiros nove meses deste ano, as vendas totais de varejo de bens sociais de consumo foram de 342,107 bilhões de yuan, um aumento de 6,8%ano -no ano.Com base nesse cálculo, o aumento do ano em ano -ano na receita de catering aumentou 11,9 pontos percentuais ano -em um ano.Isso significa que a recuperação da indústria de catering foi na vanguarda, que pode ser descrita como a primeira.
No entanto, o baixo limite de entrada para a indústria de catering também trouxe muitas bordas cruzadas de "catering xiaobai".
Zhao Jingqiao, diretor executivo do Centro de Pesquisa da Indústria de Economia e Catering da Academia Chinesa de Ciências Sociais, disse à China News Weekly que a ecologia atual da indústria de catering é mais completa do que o original. Serviços mais sistemáticos e profissionais Isso se reflete em dois aspectos: um é o modelo de franquia de refeições e o outro é o serviço profissional de catering.
Os dados de refeições estreitas mostram que, atualmente, existem 85 marcas de catering com mais de 1.000 lojas, das quais apenas a Starbucks e a Haidilao ainda estão insistindo em operações diretas.
Tomando a indústria do chá como exemplo, muitas marcas abriram as corridas wandianas este ano.Em fevereiro, Gu Yan, que se originou em Taizhou, Zhejiang, assumiu a liderança no Plano da loja Wan: está planejado para adicionar mais de 3.000 novas lojas em 2023, e o número total de lojas excederá 10.000; lojas.Além disso, o livro também queimou Xiancao e Cha Baidao para assistir aos alvos de Wandian, e a escala atual é de cerca de 8.000.Até Xisha e Nai Xue, que sempre aderiram ao modelo de operação direta, foram divulgados no ano passado e este ano.
O refinamento dos serviços de catering também facilita a catering."Do gerenciamento de caixa à promoção de marketing à cadeia de suprimentos, todos têm prestadores de serviços profissionais".
Em abril deste ano, a 108ª Exposição da Feira de Açúcar e Commodity, realizada em Chengdu, estabeleceu uma área de exposição de pré -produção pela primeira vez, e havia um fluxo interminável de pessoas na área de exposição."China News Weekly" viu no local que alguns expositores se concentraram no ponto de venda de "Zero Basic Empreendedorismo".De acordo com a equipe corporativa, "você pode abrir uma loja para abrir a loja e pode fazer o pato assado de Pequim em 1 hora".
A competição de plataforma é quente
Por trás da compra de grupo com preços baixos, há uma parte que não pode ser ignorada em toda a plataforma de ecologia.
Catering é essencialmente um negócio de tráfego.Li Meng disse que, no passado, o tráfego de catering era principalmente do offline. online coletivamente."Mas, embora a plataforma traga conveniência, isso aumenta indiretamente a intensidade da competição da indústria".
Zhao Jingqiao também tem o mesmo ponto de vista.Ele analisou que a plataforma on -line mudou o método de correspondência de oferta de serviços de jantar e demanda e expandir o raio do serviço de catering, mas também expandiu o raio da competição de catering.A competição original de catering está concentrada na faixa de 3 a 5 quilômetros, mas agora seu oponente pode mudar de uma rua para uma cidade."E através da disseminação da plataforma, muitas pessoas vão para a plataforma para ver se há pacotes de compra em grupo de baixo custo antes do consumo e desenvolvem gradualmente hábitos".
Mais importante, quando a concorrência é transferida para o on -line, a experiência anterior de aquisição de clientes não funcionará mais.
No Dafei, com base na lógica do tráfego on -line, muitas plataformas usam o preço como o peso da marca Influência, os negócios podem até cair milhares de metros.
A concorrência entre a plataforma exacerbou ainda mais a indústria.
Nos últimos anos, a área da vida local representada por catering foi encarada por mais e mais grandes fábricas, e a concorrência entre plataformas entrou em um estágio de calor.Desde o ano passado, Douyin, com uma grande quantidade de tráfego, começou a promover vigorosamente as compras em grupo de catering e usar o tráfego para alterar os comerciantes, o que ameaçou diretamente a esfera de influência da plataforma da cabeça.
De acordo com vários comerciantes de catering, quando Douyin foi lançado, Douyin adotou uma política completamente gratuita para o ponto de dedução de compra em grupo.Desde então, Xiaohongshu, Alipay e Gaode também se juntaram à batalha.
Para competir por comerciantes, várias plataformas começaram a lançar várias atividades de baixo custo e os comerciantes guiados para se estabelecerem através do mecanismo de exposição e suporte ao tráfego.
A DA FEI teve um exemplo assim: no dia do festival Qixi, as principais plataformas lançaram o festival Qixi.Entre eles, a plataforma A pede a refeição de 77 yuan para fornecer bênçãos adicionais de tráfego. e 7 xícaras de chá de leite."Embora participe desse tipo de atividade, embora você não precise gastar dinheiro para comprar tráfego, um preço tão baixo tem gasto gravemente o ranhura do comerciante".
Na visão de Wen Zhihong, a guerra de preços é a competição de nível mais alto e a competição de nível mais baixo."O alto nível refere -se aos melhores jogadores que podem sobreviver após as grandes ondas. Baixo nível refere -se à ocorrência de moedas ruins para expulsar boas moedas".
Li Meng também tinha essas preocupações.Ele observou que o mecanismo de pontuação atual na plataforma não é razoável. maior a classificação.Nesse sentido, ele sugeriu que a plataforma fosse ajustada para pelo menos aumentar o peso do feedback do consumidor e fazer a concorrência tende a ser justo.
Atualmente, a guerra de preços de catering não pode ver os sinais de parar e, à medida que o clima fica frio, o catering começa a entrar na temporada tradicional -e a guerra de preços pode se tornar cada vez mais feroz.Antes da abertura da terceira loja, Dafei buscou produtos e serviços, mas agora sente que diante do preço, produtos e serviços absolutos não são mais importantes."A lógica de negócios da Catering será completamente alterada?" qual o canal vai passar o jogo do corinthians hoje
O Zhao Jingqiao não acha que as operações de catering ainda seguem suas próprias leis industriais. ."O que a empresa realmente precisa pensar é como reduzir os custos para aumentar a eficiência e praticar habilidades internas, e a outra é como criar recursos de negócios digitais no ambiente de negócios digitais".
"A longo prazo, o tráfego é auxiliar e os produtos e serviços ainda são essenciais, caso contrário, o tráfego não poderá aceitá -lo".
Mas a questão é: como podemos sobreviver após uma feroz guerra de preços?
Zhao Zhiqiang, fundador da Bigbesa, disse que os consumidores de hoje estão se tornando mais racionais e tendem a ser mais altos produtos de alta qualidade+alto custo -benefício, mas, ao mesmo tempo, as empresas de alimentos podem alcançar esses dois pontos ao mesmo tempo.
Além disso, os custos on -line estão crescendo acentuadamente. qual o canal vai passar o jogo do corinthians hoje
Como todos sabemos, aluguel, mão de obra e matérias -primas são as "três montanhas" de comerciantes na indústria de catering."À medida que a entrada de tráfego está cada vez mais confiando no on -line, várias plataformas se tornaram gradualmente o principal meio de drenagem da loja, e os custos on -line podem até crescer na quarta montanha de catering".
E como os pequenos comerciantes não têm a capacidade de drenar, a dependência da plataforma é bastante grave e a carga on -line pode ser mais pesada.A DA FEI calculou a conta do "China News Weekly". Yuan/mês, o imposto total de água e eletricidade e taxas são de 10.000 yuan/mês, e os custos on -line (incluindo a Comissão de Takeaway, a distribuição de takeaway, a compra em grupo, etc.) estão próximos de 20.000/mês.
Sob o fluxo de tráfego, a competição por catering está se tornando cada vez mais intensa, e um grande número de comerciantes se enquadra no dilema de "nenhuma redução de preço afeta os negócios, e as reduções de preços afetam os lucros".Alguns novatos no setor de catering estão sob pressão e precisam se retirar do mercado de catering, e as empresas que sobrevivem temporariamente, embora pareçam vencer a concorrência, ainda precisam enfrentar mais retardatários.
(O pedido dos entrevistados, Xiaokui, Dafei, Li Meng é um pseudônimo)
"China News Weekly" 2023 Edição 42
Isenção de responsabilidade: O Journal usa o manuscrito de "China News Weekly" por escrito
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