Agência de notícias da China, Chengdu, 20 de janeiro: Huo Wei: Por que o "platô de seda de platô" acelera o processo de civilização do platô de Qinghai -Tibet?
Repórter da agência de notícias da China Ele Yanqing Yue Yitong Xu Yangzhang
"A razão pela qual a dinastia Tubo na dinastia Tang foi rapidamente em seu estágio inicial de desenvolvimento cultural e estava intimamente relacionado à rápida integração do sistema de civilização asiática naquele momento pela estrada de seda de platô". poker passo
Professor de destaque da Universidade de Sichuan, curador do Museu da Universidade de Sichuan, reitor da Escola de História e Cultura, e Huo Wei, diretor da Sociedade Arqueológica Chinesa, disse em entrevista exclusiva à entrevista exclusiva da agência de notícias da China com a agência de notícias da China A Rota da Seda de Grass, a estrada de seda deserta, abraça a estrada de seda do sul e a estrada de seda marítima para o sul, formando uma rede de estradas de trânsito mais ampla com um sistema de intercâmbio mais amplo.
A entrevista está atualmente gravada da seguinte maneira:
poker passo
Huo Wei: Na pesquisa passada, a Rota da Seda raramente ligava a estrada de seda ao platô frio de Qinghai -Tibet, pensando que o platô Qinghai -Tibet não tinha as condições para escavar a estrada de seda.No entanto, evidências e documentos empíricos arqueológicos nos últimos anos mostram que, no longo rio da história, o platô de Qinghai -Tibet nunca foi uma unidade fechada e está intimamente relacionada aos países e regiões vizinhos.
A "Plateau Silk Road" não se refere a uma estrada específica em um determinado período, mas refere -se à rede de transporte e suas principais linhas de tronco que se comunicam através do leste e oeste, China e mundo exterior através do platô de Qinghai -Tibet.De grande altitude com vista para o platô de Qinghai -Tibet, você pode ver que existem rota de seda deserta e estrada de seda nas pastagens ao norte do platô, e há estrada de seda marítima e estrada de seda sul no sul.Se ainda houver um laço nessas estradas de seda no passado, a estrada de seda de platô está apenas cheia e várias linhas de tronco de seda estão conectadas em um todo.
Agência de notícias da China: Como provar que a "estrada de seda de platô" começou a se desenvolver antes do estabelecimento da dinastia tibetana?O platô de Qinghai -Tibet é "Ilha Cultural"?
poker passo
Nos últimos anos, a descoberta mais impressionante é que os arqueólogos descobriram uma importante tumba de cerca do século III a IV na região do Tibete Ocidental (no passado).Os funerais desenterrados incluem seda com as palavras "príncipe" tecelagem e o resíduo de chá nas caixas de bronze e madeira. poker passo
Esse tipo de seda também foi desenterrado em muitas relíquias arqueológicas no cemitério de Astana em Turpan, Xinjiang e Xinjiang Yingpan Cemetery. Como bens de consumo seniores especializados em locais de fronteira; Tive uma história de chá por mais de 200 anos. .
Pode -se observar que já na dinastia tibetana unificar o platô de Qinghai -Tibet, as tribos antigas que vivem na região de Ali a oeste do platô de Qinghai -tibet foram cortadas no canal, conectadas à estrada de seda e transportadas de luxo como bens, como como seda e chá produzidos nas planícies centrais.As pessoas de todos os grupos étnicos no platô de Qinghai -Tibet são criados em conjunto.
Os resultados da pesquisa acima fornecem uma magnífica antecedência histórica.O início -Up -Ups of Plateau Silk Road pode ser rastreado até o século VII dC.Nas dinastias Han e Jin nas regiões oeste e norte do platô de Qinghai -Tibet, estabeleceu um grau considerável de conexão e trocas com as regiões ocidentais Xinjiang, Ásia Central, Sul da Ásia e outros lugares, de modo a se livrar do Tribos antigos do platô antigo do platô nevado e integrar -se ao sistema de civilização da Eurásia.
Repórter da Agência de Notícias da China: que mudanças ocorreram na estrada de seda de Highland em diferentes períodos históricos?
Huo Wei: As informações existentes podem ser divididas em três estágios importantes na história do platô Qinghai -Tibet e do mundo externo na história: pode -se ser chamado de "período tibetano antigo" (ou "período tibetano antigo"), que se refere principalmente a 7 dC 7 A dinastia do século Tubo formou vários sinais de trocas culturais entre o Tibete e o mundo externo que a arqueologia poderia ser observada antes; O mundo, e a formação de rotas e redes de transporte é mais mofado e complicado com base no desenvolvimento inicial; Função, alguns deles recusaram gradualmente e mais tarde foram integrados ao império emergente do século 13 em toda a rede de transporte da Eurásia.
Durante a dinastia Tubo, a maior contribuição para a estrada de seda no platô era "harmonizar" com a dinastia Tang e abrir o lógico (agora lhasa) de Chang'an para a cidade metropolitana de Tubo e depois foi para o sul ao longo do Yalun O rio tibetano para ir para o sul e chegou ao sul da lama da Ásia (agora Nepal), depois entre no "novo caminho" do país antigo (Índia antiga).O enviado oficial da dinastia Tang fez a Índia muitas vezes, e foi a rota internacional que foi aberta na dinastia do início de Tang.Em 1990, encontrei a inscrição dos penhascos da dinastia Tang "Tang Tianzhu" na dinastia Tang, encontrada no meio da fronteira, é a evidência arqueológica extremamente importante que sobrou de Wang Xuanze nesta estrada antiga. poker passo
Repórter da Agência de Notícias da China: Como a Plateau Silk Road acelera o processo de civilização do platô Qinghai -Tibet?
Huo Wei: A Plateau Silk Road também é um caminho de comércio econômico e advogado.Novas informações desenterradas no Tibete Archaeology mostram que, na "prosperidade das dinastias Han e Tang", as realizações da civilização material e espiritual na região central das planícies foram transportadas continuamente para o platô de Qinghai -Tibet através da estrada de seda do platô, que promoveu bastante o desenvolvimento da produtividade local e o progresso social.Além dos "bens de luxo" de Han e de outros Hanlands, como chá e seda, os registros históricos e lendas como os documentos da dinastia Han, etiqueta religiosa, ferramentas de produção, tecnologia de processo e espécies do continente trazidas pela princesa Tang Wencheng e Princess Jincheng entrou no Tibete.
Durante a dinastia Tubo, muitas civilização material e cultura religiosa da Ásia Central, Ásia Ocidental e Sul da Ásia não apenas introduziram e afetaram o Tubo Local, mas também continuaram se espalhando para o leste ao longo da estrada de seda de platô, como o ouro e os talheres de Sogt e sistemas persas.Uma variedade de cultura religiosa, como budismo, religião, religião, jingjiao e religião de Mani, também deixou vários vestígios no platô Qinghai -Tibet.
Nessas trocas culturais amplas e diferentes, a estrada de seda de platô é como um "sistema de suprimento de sangue", entrando constantemente sangue no planalto de Qinghai -Tibet, acelerando o processo de civilização e o papel final das nações do platô no chinês Sistema de civilização.Durante a dinastia tibetana, foi influenciada pela cultura chinesa na dinastia Tang durante a filosofia, a religião e os conceitos ideológicos. fatores.Isso mostra que, desde o início da dinastia tibetana, tem uma tendência óbvia na psicologia cultural, identidade cultural e escolhas culturais.Esses fatos objetivos refletem a convergência, composição e homogeneidade entre a cultura tubo entre o pulso profundo e a cultura de Han da dinastia Tang, que é essencialmente diferente das trocas culturais entre Tubo e outros países e regiões.
Como um gigante de braços abertos na estrada de seda de platô, abraça a estrada de seda de pastagem e a estrada de seda deserta do norte e abraça a estrada de seda do sul e a estrada de seda marítima do sul para formar uma rede de estradas de trânsito mais ampla no tempo e Espaço.As pessoas não apenas veem as trocas amigáveis entre a China e os países do sul da Ásia e da Ásia Central através do Plateau, mas também podem ver como as diferentes civilizações aprendem uns com os outros, beleza, beleza e os Estados Unidos e entendem a formação da comunidade de destino humano mais profundamente.(sobre) poker passo
Introdução ao entrevistado:
Atualmente, Huo Wei é diretor da Escola de História e Cultura da Universidade de Sichuan (Escola de Turismo), diretor do Museu da Universidade de Sichuan e diretor do Instituto de Estudos Tibetanos da Universidade Sichuan no Ministério da Educação e Pesquisa em Ciências Sociais da Educação Base. Sociedade de Museu.
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com