Juventude e escola
Resumo
Este trabalho se propõe analisar a produção acadêmica na área educacional que trata da relação dos jovens alunos com a escola, buscando compreender como a questão da juventude veio sendo tematizada por essas pesquisas. O universo da análise é constituído pelas dissertações e teses produzi- das nas décadas de 80 e 90, que, de alguma forma, buscaram investigar jovens e adolescentes em seu estudo sobre a escola, tratando-se, sobretudo, da utilização de descritores em torno da condição de aluno. Tem-se, inicialmente, uma descrição das características desses trabalhos, com o intuito de fornecer uma visão geral da produção existente. Em seguida, será feita uma análise descritiva das pesquisas, agrupa- das em subtemas, explicitando os objetivos, a natureza dos textos e as conclusões apontadas. Finalmen- te, proceder-se-á a uma análise desta produção acadêmica, visando à problematização das formas como os jovens vêm sendo investigados, ressaltando-se, também, as lacunas percebidas e as perspectivas apontadas. A opção por essa construção visa possibilitar ao leitor um diálogo com os estudos analisados, podendo, assim, tirar suas próprias conclusões, além das aqui propostas.