Avaliações estaduais da educação, seus contornos e evoluções de 1992 a 2022

  • Ana Lúcia Felix dos Santos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Andréia Ferreira da Silva Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) https://orcid.org/0000-0001-9574-3808
  • Eloísa Maia Vidal Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Palavras-chave: avaliação em larga escala, sistemas estaduais, educação básica, accountability

Resumo

Artigo de revisão que contextualiza o surgimento dos sistemas estaduais de avaliação e suas possíveis vinculações a mecanismos de accountability. De abordagem qualitativa, caracteriza-se como um estudo exploratório e descritivo. Na base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), foram identificados 322 trabalhos, dos quais, para a análise, fez-se uma seleção amostral de 124 dissertações e 31 teses que, no período de 1992 a 2022, abordam a criação do sistema de cada estado. Constatou-se a ausência de sistema próprio de avaliação apenas em Roraima. Sobre os novos sistemas, ainda não há produção em nível de pós-graduação stricto sensu. O levantamento de dados mostra que os sistemas estaduais foram criados de forma gradativa, com aumento acelerado a partir de 2007, evoluindo no sentido de associar mecanismos de responsabilização. A forte presença dos termos “apropriação dos resultados” e “gestão escolar” aponta para mudanças no segundo, em decorrência das exigências do primeiro e confirma a presença do novo gerencialismo público e da accountability educacional nos processos.

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Felix dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Braga, Portugal, é professora associada da UFPE, atua no Centro de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena a Rede de Estudos em Políticas de Avaliação Educacional e Accountability (Repae) e é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas de Educação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Andréia Ferreira da Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é professora titular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFCG. Lidera o Grupo de Pesquisa em Política e Gestão Educacional (GPPGE/UFCG), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e atua como vice- coordenadora da Rede de Estudos em Políticas de Avaliação Educacional e Accountability (Repae).

Eloísa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é professora associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Política Educacional, Gestão e Aprendizagem do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e vice-coordenadora da Rede de Estudos em Políticas de Avaliação Educacional e Accountability (Repae).

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Publicado
27-12-2024