Objetivo 7

A educação digital e os desafios para seu monitoramento na perspectiva do Projeto de Lei n°2.614/2024

  • Clara Etiene Souza Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • Estevon Nagumo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Palavras-chave: educação digital, plano nacional de educação, indicadores educacionais

Resumo

O estudo analisa o Objetivo 7: Promover a educação digital para o uso crítico, reflexivo e ético das tecnologias da informação e da comunicação para o exercício da cidadania, constante no Projeto de Lei 2614/2024, que propõe o Plano Nacional de Educação (PNE) para o próximo decênio, com a finalidade de discutir aspectos conceituais e técnicos envolvidos na concepção, cálculo e análise de possíveis indicadores de monitoramento para as metas relacionadas a esse objetivo. Para tanto, visita-se a legislação recente sobre educação digital, descreve-se o atual contexto de conectividade das escolas brasileiras e apresentam-se os principais desafios para monitorar as metas do Objetivo 7. Por fim, recomenda-se atualizar os instrumentos de coleta de dados do Censo Escolar da Educação Básica relacionados à conectividade à internet e envidar esforços para implementar uma avaliação da “aprendizagem digital” em consonância com as diretrizes educacionais vigentes e os desafios do mundo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Etiene Souza, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pesquisadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB) e mestra em Métodos e Gestão em Avaliação (UFSC).

Estevon Nagumo, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), doutor em Educação (UnB), mestre em educação (UnB), pedagogo (Unicamp).

Publicado
07-10-2025