Recentemente, o Sr. Zhao Shengliang, vice -reitor do Instituto de Pesquisa Dunhuang, foi convidado a dar uma palestra sobre o tema da "Tradição de Pintura de Han e da Arte de Dunhuang" na Escola de História da Universidade de Wuhan. fala sobre a origem dos dois.Além disso, o impacto da pintura paisagística como um típico conceito estético chinês na arte de Dunhuang.Torna a arte de Dunhuang baseada na tradição chinesa, e a tradição da pintura chinesa tem uma grande influência.
Aqui estão os registros de conteúdo da palestra.
Dunhuang é um tópico artístico sem fim;O capitão Ni Wan me convidou para dar uma palestra. ”!
Vice -Dean Zhao Shengliang do Instituto de Pesquisa Dunhuang
Dunhuang é a interseção da Rota da Seda;A pintura de Han é uma das maços importantes da arte de Dunhuang.
Mogao Grotts em Dunhuang
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Abertura: A origem histórica e cultural de Dunhuang- "Cidade Budista"
O budismo passou pela estrada de seda para a China da Índia, para a China e Dunhuang, como um importante ponto de interseção, é particularmente próspera na arte budista e pode ser descrita como "cidades budistas".As grutas de Dunhuang são um enorme sistema artístico budista formado com base no recebimento da Índia e da cultura budista da Ásia Central.Seu desenvolvimento passou por mais de mil anos e nunca foi desconectado.
Existem três tipos de cavernas nas cavernas primitivas de Dunhuang: caverna zen, caverna da coluna central e caverna do topo.Como todos sabemos, o desenvolvimento da religião precisa se espalhar e realizar uma cerimônia, e o budismo não é exceção.No início da prosperidade do budismo na Índia, um grande número de templos era geralmente construído na cidade, mas a cidade era muito barulhenta. e gradualmente evoluiu para cavernas.Para manter as necessidades mais básicas da vida, seja na Índia ou na China, embora exista uma gruta, embora esteja quieta, mas não muito longe da cidade, fica perto do rio para garantir o uso da água.Em frente às grutas de Dunhuang, havia um rio de festa.
A introdução do budismo na China passou por um processo local de chineses
1. O estilo da dinastia Han na gruta
A caverna de Titan é um templo budista usado no budismo para adorar as encostas e estátuas de Buda, que são usadas principalmente para rituais religiosos.A menção é o significado de "um pagode".A Índia construiu uma torre para adorar o Buda antes da gruta.Mais tarde, a "caverna de Zhiti" foi herdada e desenvolvida em Dunhuang. Existem as duas extremidades dos telhados.Essa forma de pagode era grande nas dinastias norte e sul das dinastias sui e Tang.
As pessoas na dinastia Han adoravam edifícios altos e desfrutavam da beleza agradável de "escalar para o distante", e os prédios altos eram muito próximos do céu. para representar edifícios de alto ramo e grilos da cidade.Nesse momento, o pagode indiano foi rapidamente substituído pela torre do pavilhão do estilo chinês.Entre eles, a caverna da coluna central é típica.O plano da caverna da coluna central é vertical e longa, e a parte de trás da parte superior da caverna é a parte superior plana (ou seja, xadrez plano). Caverna.
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254 Caves Center Pillar Estrutura
Durante as dinastias do norte, essa caverna do pilar central era muito popular;Os altares budistas da Índia são basicamente arcos redondos.Na dinastia Han, as pessoas comuns não tinham poder e não há dinheiro para construir "阙". o Tiangong.Na pedra de retrato da dinastia Han, há muitos padrões de escultura.O "龛 被" de Dunhuang é considerado uma gruta com características regionais sob a influência do forte estilo arquitetônico da dinastia Han.
Dunhuang Cave 254
Instituto da cidade de Nanyang de relíquias culturais e arqueologia
O Dou Ding Grotto é outro tipo de gruta afetada pelo estilo central das planícies e evoluiu.A caverna 249 na dinastia oeste de Wei era uma gruta na forma de luta.Obviamente, não é para dizer que as grutas de Dunhuang são túmulos de imitação, mas ambos usam a forma de luta.Essa forma de cavernas é muito popular na dinastia Tang, e a dinastia canção do norte no tang e cinco dinastias se desenvolveu ainda mais, mas as formas básicas não mudaram. jogos de borboletas 2
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Caverna 249 Dunhuang
Segundo, a imagem mítica do retrato da dinastia Han e do mural de Dunhuang
Como todos sabemos, a imaginação do mural de Dunhuang tem uma ascensão estranha e tem uma variedade de mitos e lendas;Ambos registram os mitos populares e as crenças do céu e da terra na dinastia Han.
No topo da caverna 249, descobrimos que há parentes da rainha Mãe West e do Rei Oriental; Pessoas ansiosas para a vida eterna.A imagem da rainha Mãe de Dongwang Gongxi não apenas existe na Caverna 249, mas também tem uma partida fixa no norte de Zhou (como a Caverna 419).
Ao mesmo tempo, existem três pernas negritas que simbolizam o sol, bem como a imagem de sapos, basalto (tartaruga) e cobras simbolizando a lua e suzaku, besta esclarecida, carro de tigre trovão etc.
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A imagem de Fuxi e Son -in -law apareceu na caverna 285.Esta caverna tem uma era clara, a caverna mais antiga registrada e se tornando uma caverna padrão para a idade do julgamento.Existem estátuas de monges zen nas quatro cavernas zen na parede norte;Fuxi e Son -in -Law são as primeiras cobras e são compatíveis com os registros de literatura relevantes.A imagem também é pintada com ganhos voadores, iluminados e negros, fadas voadoras e cisne.Os antigos disseram que "não há regras e não há como fazer um círculo". Ensinar a pesca, a caça e a primeira etiqueta das pessoas representam a criação de todas as coisas e coisas.O surgimento dessas duas imagens é um reflexo da combinação de budismo e do pensamento imortal tradicional chinês.
3. Murais de Dunhuang e pinturas de paisagens chinesas
As pessoas dizem que a boa pintura de paisagem na China está na beleza da concepção artística e na beleza da unidade do céu e das pessoas.Comparados com os murais da Grotto da Índia, os murais de Dunhuang são mais românticos e elegantes, devido à influência da pintura de paisagem como um conceito estético chinês típico. jogos de borboletas 2
Os pintores chineses têm um ponto fraco para paisagens, e colocar personagens nas vastas paisagens são as habilidades de pintura exclusivas dos artistas chineses;Considerando -se "luo shen fu" de Gu Kaizhi. da dinastia Jin Oriental, e a concepção artística está longe.Mesmo que não exista um fundo da paisagem, a imagem está muito vazia.Essa visão estética continuou da dinastia Han até as dinastias Wei, Jin, Norte e Sul e afeta continuamente a pintura da paisagem chinesa.O artista transplantou essa estética para os murais de Dunhuang, como o pano de fundo no mapa de comprimidos, há um enfeite de paisagem, que está completamente disponível na Índia.Embora existam algumas histórias na Índia, é inevitável desenhar paisagens, mas o método de pintura é que os personagens estão agrupados.
Falando sobre a forma dos personagens, por causa do clima quente e de outras razões, a maioria dos personagens está nua e no máximo um emaranhado de fita.No entanto, a China é um reino da coroa.Qual é o estilo de Wei Jin?O Bodhisattva chinês tem mais roupas do que o Bodhisattva na Índia.
A beleza da busca pela concepção e paisagem artística criou um sistema único de pintura de paisagem no mundo.Isso foi aberto nas seis dinastias.É uma característica importante da pintura chinesa na mesma imagem e, neste momento, a Índia não encontrou uma maneira de lidar com espaço razoável. jogos de borboletas 2
Conclusão:
A arte de Dunhuang é baseada na tradição chinesa.A tradição da pintura de Han está especialmente nela.
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