Em 28 de fevereiro de 2022, Wang Wenbin, porta -voz do Ministério das Relações Exteriores, presidiu uma conferência de imprensa regular
A 49ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU será realizada de 28 de fevereiro a 2 de março.O conselheiro e ministro das Relações Exteriores do estado, Wang Yi, fará um discurso em nome do governo chinês em nome do governo chinês.
AGENCE FRANCE -PREPER REPORTER: A guerra lançada pela Rússia na Ucrânia obviamente não apenas atingiu a base militar, mas também atacou instalações civis.Nesse caso, a China ainda condena pouco a agressão da Rússia contra o governo eleitoral ucraniano?
Wang Wenbin: A soberania e a integridade territorial de vários países devem ser respeitados e mantidos. Relações internacionais às quais os países devem aderir.Ao mesmo tempo, também vemos que a questão ucraniana tem latitude e trama históricas complexas e especiais e entendem a preocupação razoável da Rússia em questões de segurança.A China defende que o pensamento da Guerra Fria deve ser completamente abandonado e negociado através do diálogo, e é finalmente formado um mecanismo de segurança europeu equilibrado, eficaz e sustentável.
Repórter do CCTV: Você acabou de divulgar a notícia de que o conselheiro e ministro das Relações Exteriores da Wang Yi publicarão um discurso em vídeo na reunião de alto nível do Conselho de Direitos Humanos da ONU.Quais são as considerações da China?Quais são as expectativas do Conselho de Direitos Humanos?
Wang Wenbin: Atualmente, a epidemia global se espalhou, a mudança de 100 anos acelerou a evolução, o mundo entrou em um novo período de mudança turbulenta, e o desenvolvimento da causa dos direitos humanos internacionais enfrentou desafios graves.O vereador e ministro das Relações Exteriores de Wang Yi participarão de reuniões de alto nível do Conselho de Direitos Humanos novamente para explicar suas opiniões sobre a atual situação internacional de direitos humanos.
O Conselho de Direitos Humanos é a plataforma principal das Nações Unidas para discutir questões de direitos humanos.A China participará ativamente da discussão de várias questões dos diretores de direitos humanos e promove o Conselho de Direitos Humanos para aderir aos princípios de objetividade, justiça e princípios não -seletivos, cumprir o objetivo e os princípios da Carta da ONU, e Opõe -se a emprestar questões de direitos humanos para interferir nos padrões domésticos e duplos.
Agência de Notícias do Mercado Internacional: Alguns países ocidentais eliminaram a Rússia para remover o sistema de pagamento do Global Bank of Financial Communication Association (SWIFT).Quais são os comentários na China sobre isso?Como isso afeta as transações financeiras entre a China e a Rússia e as transações do Banco da China?O que a China responde a isso?
Wang Wenbin: A China não concorda com o uso de sanções para resolver problemas e também se opõe às sanções unilaterais sem base do direito internacional.A prática há muito tempo comprova que as sanções não apenas não podem resolver o problema, mas também criam novos problemas, o que não apenas causa a situação econômica de "duplas" ou "mais perdas", mas também interfere no processo que afeta a solução política.
Um repórter da Espanha: o porta -voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse quando perguntado se a Rússia tinha amigos que a China (para a situação na Ucrânia) era um exemplo.A China acha que sua reação é o apoio da Rússia?A China tem uma postura neutra nesse conflito?
Wang Wenbin: China e Rússia são parceiros de colaboração estratégica abrangentes.Nossa posição na Ucrânia é consistente.A China sempre decidiu sua posição e política de acordo com o direito e o errado do próprio assunto.
Repórter "China Daily": Em 27 de fevereiro, a Bielorrússia realizou um referendo constitucional.Quais são os comentários na China sobre isso?
Wang Wenbin: Percebemos que o referendo constitucional da Bielorrússia foi realizado com sucesso.A China -White é um parceiro estratégico abrangente.
Repórter da Rádio Nacional Sueco: na sexta -feira, o jogador de patinação de velocidade sueco Van Detpur decidiu dar uma medalha de ouro com a Gui Minhai.Quais são os comentários na China sobre isso?
Wang Wenbin: A China explicou a posição solene no caso da Gui Minhai muitas vezes.A Gui Minhai foi condenada pelo tribunal chinês de acordo com a lei por crimes ilegais graves.A China é um país governado por lei.
Bloomberg Reporter: Algumas empresas chinesas que usam peças americanas respeitarão as sanções dos EUA à Rússia e pararão de exportar para a Rússia?
Wang Wenbin: Acabei de dizer agora que a China não concorda com o uso de sanções para resolver problemas e também se opõe a sanções unilaterais sem base do direito internacional.Exigimos que os Estados Unidos lidem com os direitos e interesses legítimos da China e outros aspectos ao lidar com a questão da Ucrânia e as relações com a Rússia.
Reuters Reporter: O presidente russo Putin ordenou que as forças nucleares da Rússia mantivessem um alto grau de alerta.Como um país que defende a não primeiro usar armas nucleares, quais são os comentários na China?
Wang Wenbin: A China presta muita atenção às mudanças na situação na Ucrânia e apóia todos os esforços para ajudar a aliviar a situação e a solução política.A China notou a declaração de todas as partes sobre a questão nuclear.Quero enfatizar novamente que em torno de questões de segurança européia, as preocupações razoáveis e seguras dos países devem ser valorizadas.Com as cinco rodadas consecutivas da expansão leste da OTAN, as demandas legítimas da Rússia em termos de segurança devem receber atenção e resolvidas adequadamente.As partes relevantes devem manter a calma e a restrição para evitar melhorar ainda mais a situação.
Repórter da Agência de Notícias Xinhua: No dia 25, o conselheiro e ministro das Relações Exteriores da Wang Yi participaram de uma reunião de alto nível da nova vacina da coroa da Conferência das Nações Unidas por vídeo.O Ministério das Relações Exteriores pode apresentar ainda mais a situação relevante?
Wang Wenbin: Em 25 de fevereiro, o vereador e ministro das Relações Exteriores da Wang Yi participaram da reunião de alto nível da nova vacina da coroa na conferência das Nações Unidas com o vídeo.
O conselheiro do estado de Wang Yi fez quatro sugestões na reunião.O primeiro é tecer a "rede segura" imune, insistir em que os atributos do produto público global da vacina não possam ser alterados, a responsabilidade dos principais poderes não pode ser perdida, o papel do mecanismo multilateral não pode ser reduzido e o justiça, disponibilidade e carga da vacina são indispensáveis; e pesquisa e desenvolvimento de drogas; Os países em desenvolvimento; países, especialmente países em desenvolvimento.As quatro sugestões feitas pelo conselheiro estadual de Wang Yi enriqueceram ainda mais o plano chinês que ajudou a anti -epidemia global, promovendo a distribuição justa de vacinas e promovendo o desenvolvimento da recuperação após a epidemia.
Durante a anti -epidemia global, a China sempre foi a "vanguarda" da cooperação anti -epidemia global para promover a "locomotiva" que promove a vacina razoavelmente distribuída.Dissemos isso e fazendo isso.Em 2021, o presidente Xi Jinping propôs a iniciativa global de cooperação de vacinas, o núcleo é acelerar a justiça da vacina nos países em desenvolvimento.Até agora, a China forneceu mais de 2,1 bilhões de vacinas contra a coroa para mais de 120 países.Metade da vacina usada em todo o mundo é feita na China.Ao mesmo tempo, primeiro apoiamos a isenção de direitos de propriedade intelectual da vacina e lideravam na realização da produção conjunta com os países em desenvolvimento.
A China aderirá aos "primeiros atributos" dos produtos públicos globais da vacina, cumprirá suas responsabilidades, continuará a fortalecer a cooperação com todas as partes, para que a nova vacina da coroa se torne realmente a vacina do povo, todas as vacinas humanas e derrotará a epidemia em A comunidade internacional o mais rápido possível para alcançar o desenvolvimento comum.
Repórteres estrangeiros: Como a China ajudará em cidadãos chineses a evacuar?
Wang Wenbin: Atualmente, a situação na Ucrânia é complexa e mudando.O Ministério das Relações Exteriores está mantendo a comunicação com todas as partes na embaixada da Ucrânia, acompanhando de perto o desenvolvimento da situação e estudando e formulando todos os esquemas viáveis para ajudar os cidadãos chineses a evacuar voluntariamente.
Atualmente, a situação das estradas aéreas e segurança no trânsito em Wujia é extremamente instável. para evitar acidentes.
O Ministério das Relações Exteriores e a Embaixada da Ucrânia continuarão a rastrear e avaliar os riscos de segurança, coordenarem partes relevantes, buscarem todos os recursos disponíveis e me ajudarão a transferir e evacuar na Ucrânia sob a premissa de garantir a segurança. jogo de pesca pc
Bloomberg Reporter: O Global Times descreve a posição do governo chinês na questão ucraniana como "neutra".
Wang Wenbin: Nossa posição na questão ucraniana é consistente.A China sempre decidiu sua posição e política de acordo com o direito e o errado do assunto, e sempre ficou do lado da paz e da justiça.
Repórter de TV por satélite Shenzhen: Segundo relatos, os Estados Unidos não possuem altos funcionários que, desde dezembro do ano passado, os Estados Unidos apontaram em diálogos de alto nível, como o ministro das Relações Exteriores dos EUA, como a Rússia está se preparando atacar a Ucrânia e exortar a China a desencorajar a Rússia.O lado chinês discordou disso e até trouxe a situação relevante para a Rússia, enfatizando que a China não tentaria impedir a Rússia.Quais são os comentários na China sobre isso?
Wang Wenbin: Nós opomos resolutamente à fabricação dos EUA de informações falsas e desacreditamos a imagem da China.Percebi que os recentes especialistas internacionais americanos Thomas Friedman e o ex -membro dos EUA Gabard criticaram os Estados Unidos na crise ucraniana.Os Estados Unidos devem lutar contra a província.
Como eu apenas enfatizei, o lado chinês sempre decidiu nossa posição e política com base na direita e errada do assunto, e sempre ficou do lado da cooperação e da justiça da paz.Nos últimos dias, o presidente Xi Jinping e o presidente russo Putin, o presidente francês Macron e outros líderes pediram ao telefone, apontando que o lado chinês apóia a Rússia com a Ucrânia para resolver o problema por meio de negociações, pedindo a todas A direção geral das soluções políticas e busca questões da Ucrânia através do diálogo. jogo de pesca pc
O conselheiro do estado de Wang Yi e o ministro das Relações Exteriores também conversamos com muitos ministros das Relações Exteriores e políticos para explicar a posição de cinco pontos da China sobre a questão ucraniana, enfatizando que o pensamento da Guerra Fria deve ser completamente abandonado e as preocupações razoáveis e seguras de vários países devem ser respeitado.A segurança da vida e a propriedade dos civis devem ser efetivamente garantidas, especialmente para impedir a ocorrência de crises humanitárias em grande escala.A China apóia e incentiva todos os esforços diplomáticos que ajudam a resolver a crise ucraniana.A Ucrânia deve se tornar uma ponte para comunicação entre leste e oeste e não deve ser reduzida à vanguarda do confronto entre grandes poderes.A China também apóia os partidos europeus com a Rússia sobre o igual diálogo sobre questões de segurança européia, segue o conceito de segurança inseparável e, finalmente, forma um mecanismo de segurança europeu equilibrado, eficaz e sustentável.
A prática da abordagem chinesa contrasta com a prática de criar crise, passar na crise e fascinante lucro com a crise.Que tipo de abordagem é propícia à paz e estabilidade européias e estabilidade a longo prazo, acredito que todos tirarão uma conclusão justa.
Esperamos que todas as partes possam estar com o lado chinês para esfriar a tensão em vez de derramar combustível em chamas e promover a solução diplomática em vez de atualizar ainda mais a situação.A China continuará desempenhando um papel construtivo na busca de paz e percebendo a paz.
Repórter da AFP: Em relação a questões nucleares, Rússia, China, França, Grã -Bretanha e Estados Unidos emitiram uma declaração conjunta em janeiro deste ano para prometer prevenir conflitos nucleares, dizendo que as armas nucleares só podem ser usadas para impedir.O Presidente Putin viola a declaração?
Wang Wenbin: Agora eu esclarecei a posição relevante na China.Gostaria de reiterar que a China sempre acredita que a guerra nuclear não pode ser vencida e não pode ser tocada.
Repórter da Rádio e Televisão de Hubei: Segundo relatos, em 27 de fevereiro, o Parlamento Nepalês aprovou o contrato não -iac "Millennium Challenge Plan" (MCC) e emitiu uma "Declaração de Explicação", enfatizando que o papel da Constituição da Nigéria é maior que o que o da MCC.A Nigéria tem uma forte resposta a isso.Quais são os comentários na China?
Wang Wenbin: Percebemos a decisão e a "declaração de explicação" do parlamento nepalês.A China enfatizou repetidamente que a cooperação internacional do desenvolvimento deveria aderir ao princípio do respeito e igualdade mútuo, respeitar totalmente a soberania e os desejos das pessoas das partes, não podem interferir em outras políticas domésticas, não pode atribuir condições políticas, não pode se envolver na "diplomacia da coerção" , ou por si mesmo, o interesse privado prejudica a soberania e os interesses de outros países.
Como vizinho amigável e parceiro de desenvolvimento no Nepal, a China continuará apoiando o povo do povo da NIE a escolher o caminho do desenvolvimento.
AGENCE FRANCE -PRESSE: Na semana passada, o Ministério das Relações Exteriores da China disse que a Ucrânia era um estado soberano.Então, a China acha que o governo ucraniano é um governo legal?Se for, a China exige que a Rússia respeite o governo eleitoral ucraniano?
Wang Wenbin: A soberania e a integridade territorial de vários países devem ser respeitados e mantidos. Relações internacionais às quais os países devem aderir.Ao mesmo tempo, a China sempre acreditou que a segurança de um país não pode se basear em prejudicar a segurança de outros países, nem pode estar livre de buscar suas próprias vantagens militares absolutas e segurança absoluta. jogo de pesca pc
Repórter "Wall Street Journal": sobre as relações econômicas e comerciais entre a China e a Ucrânia.Em vista dos limitados, em comparação com as relações econômicas e comerciais entre a China e as relações econômicas e comerciais da Ucrânia com a China e a Rússia, as relações econômicas e comerciais sino -ukraias são espremidas por causa das relações sino -russas?
Wang Wenbin: Acabei de apresentar agora que a China continuará a desenvolver uma cooperação amigável entre si na Ucrânia no princípio de respeito e interferência mútuos.
jogo de pesca pc
Wang Wenbin: Acabei de apresentar agora que a China não concorda com o uso de sanções para resolver problemas e também se opõe às sanções unilaterais sem base do direito internacional.China e Rússia continuarão realizando a cooperação comercial normal no espírito de respeito mútuo, igualdade e benefício mútuo.
Repórter "Pequim Youth Daily": segundo relatos, o ex -primeiro -ministro do Japão, Shinzo Abe, disse em uma entrevista que, em vista da situação da Rússia e da Ucrânia, o Japão deveria explorar as questões relacionadas "compartilhamento nuclear" nos Estados Unidos e o Os Estados Unidos devem abandonar a estratégia borrada na questão de Taiwan na questão de TaiwanO que o porta -voz é comentado sobre isso?
Wang Wenbin: Recentemente, políticos individuais no Japão inventaram suas palavras sobre a questão de Taiwan e discutiram os assuntos internos da China.
Na história japonesa, foi lançada a guerra de invasão da China, e o governo colonial de Taiwan por meio século e cometeu um crime ruim e teve graves crimes históricos ao povo chinês.Na Segunda Guerra Mundial, o Japão foi derrotado e Taiwan retornou ao abraço da China.No entanto, algumas forças domésticas na China não morreram no coração de Taiwan. Situação circundante para buscar sua própria força militar através da especulação.Os políticos japoneses publicaram recentemente uma falácia relacionada a Taiwan e até divulgaram descaradamente a obrigação de violações de seus próprios "três princípios de nuclear sem nuclear" e o "tratado de armas nucleares não difusão".
Taiwan é uma questão da China, que não é sobre o Japão.Instamos fortemente o lado japonês a refletir sobre a história e cumprirmos efetivamente os quatro princípios políticos dos princípios da China e do Japão e, até hoje, e até hoje, tivéssemos cuidado com a questão de Taiwan e paramos de provocativo. jogo de pesca pc
AGENCE FRANCE -PRESSE: A Rússia fechou o espaço aéreo para algumas companhias aéreas europeias.Algumas companhias aéreas européias precisam suspender vôos para a China.Quais são os comentários na China sobre isso?
Wang Wenbin: Pedimos a todas as partes que retornem ao caminho de negociações diplomáticas e soluções políticas o mais rápido possível e obtenham uma resolução abrangente da questão ucraniana por meio de diálogo e negociação.
Repórter de TV Satélite Oriental: Hoje, a Associação de Amizade Estrangeira do Povo Chinês recebeu o 50º aniversário do "Boletim de Xangai".O conselheiro do estado e o ministro das Relações Exteriores de Wang Yi compareceu e fez um discurso.O porta -voz pode apresentar a situação relevante?
Wang Wenbin: Esta manhã, o 50º aniversário do "Boletim de Xangai" foi realizado com sucesso em Xangai.Li Qiang, membro do Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e secretário do Comitê do Partido Municipal de Xangai, participou da conferência e fez um discurso.Representantes de todas as esferas da vida na China e nos Estados Unidos participaram.No discurso em vídeo, o conselheiro estadual de Wang Yi e todas as esferas da vida nos dois países, revisando o processo de quebrar o gelo na China e nos Estados Unidos, resumindo a experiência histórica e inspirando o caminho para avançar.
O conselheiro do estado Wang Yi apontou que compreender com precisão o espírito do "Boletim de Xangai" nos ajuda a ver por que as relações sino -americanas podem derreter e dissipar estéril e entender como as relações sino -americanas podem avançar.A história nos diz: em conformidade com a tendência dos tempos, podemos fazer a escolha estratégica certa; Construa um verdadeiro corrimão para as relações sino -americanas.
O conselheiro do estado de Wang Yi elaborou os meandros da questão de Taiwan em detalhes, apontando claramente os fatos da questão de Taiwan e uma latitude e trama chinesas claramente.A história não pode ser adulterada, e certo e errado não podem ser distorcidos.Os Estados Unidos devem retornar à origem de um princípio chinês, cumprir os compromissos políticos assumidos à China, sofrer obrigações internacionais que devem ser cumpridas, param de desfocar e escavar um princípio chinês, parar de indulgência para apoiar o comportamento da "independência de Taiwan", Pare de planejar "Taiwan para fazer a China" de Taiwan.
O vereador de Wang Yi também apresentou quatro reivindicações sobre a implementação do consenso dos chefes de estado dos dois países e promovendo as relações sino -americanas para retornar ao caminho certo o mais rápido possível: primeiro, devemos aderir aos princípios de China e consolide a base política das relações sino -americanas.O segundo é aderir ao respeito mútuo e compreender a direção correta das relações sino -americanas.O mainstream das relações sino -americanas deve ser cooperação, e a definição de competição é definida como parcial.O terceiro é aderir à cooperação da vitória e promover o desenvolvimento e a prosperidade da China e dos Estados Unidos.O quarto é aderir à responsabilidade de grandes poderes e fornecer mais produtos públicos para o mundo.Nenhuma parte deve procurar hegemonia na região da Ásia -Pacífico.
Como o membro estadual de Wang Yi apontou que, desde que a porta das relações sino -americanas se abriu, ela não deve ser fechada novamente.Como o mundo saiu da Guerra Fria, a cortina de ferro não deve ser descartada.Espera -se que os Estados Unidos sejam com a China para aprender mais sabedoria com o "Boletim de Xangai". Outros na nova situação, vivem pacificamente e coopere e ganhem uma situação de vitória.
Reuters Reuters: A Casa Branca chamou claramente a China para condenar a invasão da Rússia da Ucrânia, dizendo que eles não deveriam estar sem coisas no momento.Quais são os comentários na China sobre isso?
Wang Wenbin: Eu afirmei claramente que a posição da China na questão ucraniana acabou de ser esclarecida.Sempre ficamos do lado da paz e da justiça, e sempre decidimos nossas próprias posições e políticas de acordo com o direito e o errado.A abordagem chinesa contrasta fortemente com a prática de uma crise e a crise em países individuais.Qual método é mais propício à paz e estabilidade européia e estabilidade a longo prazo?Eu acredito que todos chegarão a uma conclusão justa.Esperamos que todas as partes possam resolver soluções diplomáticas para a China para promover a questão ucraniana, em vez de atualizar ainda mais a situação.Continuaremos a desempenhar um papel positivo para buscar a paz e perceber a paz.
Reuters Reporter: A China apoiará a Rússia comprando mais energia como energia?
Wang Wenbin: Eu disse agora.China e Rússia continuarão realizando a cooperação comercial normal no espírito de respeito mútuo, igualdade e benefício mútuo.
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com