O restaurante só pode "escanear o código para encomendar", qual é o cálculo da loja?
Ele pode economizar custos e coletar informações pessoais para "marketing preciso", os consumidores estão preocupados com o vazamento de privacidade
Atualmente, mais e mais restaurantes lançaram o serviço "Code Sweeping Meal". para a conta pública para encomendar.Recentemente, o Qilu Evening News · Qilu Yiyi Reporters visitou vários restaurantes em Jinan e descobriu que muitos restaurantes ainda forneceram apenas as refeições de digitalização de códigoExiste algum segredo por trás disso?Existe algum risco para os consumidores?
Texto/peça Qilu Evening News · qilu yiyi
Repórter -chefe Qi Yunlei
Estagiário Liu Xinxin
cliente:
jogo de bicho deu no
Há um restaurante para digitalizar o código e encomendar refeições para "padrão"
Não preste atenção à conta pública, você não pode pedir
Ao meio -dia do dia 23 de dezembro, o Qilu Evening News · qilu yiyi repórter chegou a um restaurante de macarrão no distrito comercial de Jinan.Assim que entrei na loja, um membro da equipe pediu ao repórter que digitalizasse o código para encomendar.O repórter perguntou se ele poderia pedir manualmente, e a equipe disse que poderia pedir manualmente, mas precisava pagar por eles para pagar por eles.
Posteriormente, o repórter chegou ao distrito comercial de Quancheng Road.Em um restaurante em um generoso, o garçom afirmou claramente que não há menu de papel na loja e os clientes precisam digitalizar o código QR no assento para encomendar.Após a digitalização, o repórter entrou diretamente na página de seguidores da conta pública da loja e da conta pública da loja.
"Preferimos escanear o código e encomendar refeições e mais confortáveis. Vou me sentir desconfortável quando vir a página pop -up da conta pública, mas não encomendo refeições sem prestar atenção". Comer apoia o método de código de varredura e pedidos, mas espero não prestar atenção à conta pública como condição e, depois de prestar atenção à conta pública, é equivalente a expor informações pessoais ao comerciante. Os empurrões de publicidade serão recebidos, o que é desconfortável.
Embora alguns restaurantes ofereçam apenas uma ordem de encomendar uma refeição, ainda existe um número considerável de restaurantes que têm digitalização e pedidos, além de fornecer aos clientes um menu no local e pedidos manuais."Primeiro, recomendamos os clientes para usar o código para encomendar refeições. A maioria dos clientes também prefere dessa maneira". , eles não funcionarão. jogo de bicho deu no
O repórter também descobriu que, além do restaurante, muitas lojas de chá também lançaram um serviço de digitalização e pedidos de código.No entanto, após a digitalização do cliente, o sistema exigirá que os clientes autorizem informações pessoais, como o apelido do WeChat e o número de telefone celular.
Comerciante:
jogo de bicho deu no
CÓDIGO DE CÓDIGO DO CÓDIGO
jogo de bicho deu no
Preste atenção à conta pública pode pressionar o desconto
A digitalização e a ordem de algumas pessoas idosas que não usam smartphones são muito hostis.Como a digitalização e a ordem do código causou tanta dúvida, por que o comerciante é promovido à força?
De acordo com Zhang Wei (pseudônimo), a pessoa encarregada de um restaurante em Jinan, há uma maneira de digitalizar o código e a ordem na loja, e também pode pedir manualmente.A razão pela qual fui lançado na linha para digitalizar o código é principalmente economizar custos de mão -de -obra, porque se a loja estiver cheia de pedidos, aumentou muitos custos de mão -de -obra.
De fato, Zhang Wei não gostava de digitalizar o código ou encomendar a refeição no início, porque se o cliente encomendou o menu de papel, você poderá escolher os pratos à vontade. O sistema calculará o preço total dos pratos.
"Nos últimos dois anos, a indústria de catering não é realmente boa, e os custos de aluguel e mão -de -obra estão aumentando. Para economizar dinheiro o máximo possível, também iremos para o sistema de digitalização e pedidos". Depois de usar o sistema de pedidos de digitalização de código, ele descobriu que as refeições de digitalização de código podem economizar custos de mão -de -obra para os comerciantes e fornecer certa conveniência para os consumidores. Os clientes se sentem desconfortáveis.
"No começo, o cliente poderia pedir comida sem prestar atenção à conta pública depois de digitalizar o código. Por que eles deixaram prestar atenção? Foi para fazer com que os clientes se tornassem fãs na loja e, em seguida, poderiam divulgar algumas atividades promocionais através do Conta pública. "A base de fãs da loja é definitivamente gratuita, mas é necessário cobrar pela plataforma de compra de grupo e o grande lançamento em V. Por outro lado, é o mais problemático permitir que os clientes prestem atenção à conta pública da loja para empurrar diretamente a promoção.
Então, o vazamento de informações pessoais após a digitalização do código para se concentrar na conta pública?Zhang Wei disse a repórteres que pediram aos clientes que digitalizem o código para prestar atenção à conta pública. não poderia obtê -lo.Se o cliente estiver preocupado com o vazamento de informações pessoais, você poderá levar a conta pública ou levantar a autorização após o consumo.
"Objetivamente, os comerciantes permitem que os clientes prestem atenção à conta pública e ele não consegue. Alguns restaurantes só têm o caminho para digitalizar o código e o pedido, e não fornecem menu em papel e ordem artificial para economizar dinheiro. "Zhang Wei disse.
investigação:
Mercante escolhendo informações pessoais
Pode compartilhar com outras empresas
Do ponto de vista dos comerciantes, a digitalização e o pedido podem não apenas economizar custos de mão -de -obra, mas também permitir que os clientes se tornem fãs para pressionar as informações preferenciais da atividade.Então, a informação pessoal do cliente vazará depois de solicitar a conta pública para a conta pública do comerciante?
Qilu Evening News, Qilu Yitian, um repórter pesquisado on -line com o "sistema de digitalização e pedidos" como palavra -chave e descobriu que havia um grande número de fornecedores que vendem sistemas de serviço de ordem de digitalização de código.No site de um fornecedor, você pode ver que a marca declara diretamente que "forçado a prestar atenção à conta pública pode ordenar a ordem e uma forte drenagem para a conta pública".No site de outro fornecedor, sabe -se que seu próprio applet é "não apenas um caixa, mas também a entrada da reunião. Pode ser" combinada perfeitamente com o marketing de associação.
Posteriormente, o repórter entrou em contato com um dos fornecedores do sistema de escanação e pedidos de código.De acordo com um vendedor, as refeições de codificação são divididas em pequenos programas e contas públicas. Você também pode adicionar livremente uma variedade de funções, como valor de armazenamento de associação e cupons de desconto."O login do applet requer autorização. Basicamente, o cliente clicará para permitir a autorização após a digitalização do código. Este se tornará seu membro. Você terá as informações de contato e os nomes do cliente".
Em uma loja de chá no distrito comercial da SI Road, o repórter digitalizou o código QR em cima da mesa para registrar o applet da marca de chá e encontrou a cláusula de privacidade em sua página inicial pessoal.Pode -se observar que, na coluna "Pick -up/Collection Type", os comerciantes exigem que os clientes forneçam informações pessoais como nomes, gênero, data de nascimento, número de telefone de contato, eil e outras informações pessoais ao registrar contas eletrônicas.
De acordo com a cláusula de privacidade, quando os clientes usam contas eletrônicas, a marca pode receber e registrar automaticamente o navegador e as informações do computador do cliente no computador, que podem incluir "informações em cookies, informações sobre o software e registros da Web que você acessa, pesquise, pesquise, pesquise, Para pesquisa, as informações de pesquisa inseridas durante o serviço "".
Então, qual é o uso da marca para coletar essas informações?A cláusula de privacidade explica que as informações relevantes que os clientes aceitam serão armazenadas no banco de dados. Serviços.
Vale ressaltar que a cláusula de privacidade também mencionou que a marca também pode compartilhar, armazenar ou processar informações pessoais de clientes, parceiros ou fornecedores.
Pode ser visto nas "cláusulas de privacidade" de uma marca de chá acima que, uma vez que os consumidores autorizam para registrar a conta eletrônica da marca, isso significa que um contrato injusto deve ser assinado.Portanto, as preocupações do público sobre o vazamento de informações pessoais após o código que o código não é redundante.
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com