Dos anos 60 a pós -90, aqueles estudantes universitários que entram na fábrica
[Relatório do repórter da China News Liu Jun] Entrando em maio, a temporada de formatura está próxima.De acordo com as estatísticas do Ministério da Educação da China, o número de graduados em 2022 atingiu um recorde de 10,76 milhões, e a escala total do ano atingiu uma nova alta nos últimos anos.O grande número de pessoas do emprego tem o impacto da epidemia e a "estação de emprego mais difícil da história" nasceu.Por um lado, é difícil encontrar estudantes universitários;E quando alguém tenta manter uma linha vermelha entre estudantes universitários e fábricas e resolver o problema, ele desencadeou uma grande onda de opinião pública -recentemente, alguns estudiosos sugeriram que os estudantes de graduação de faculdades "duplas -frica" não se importam com a fábrica , que causou discussões acaloradas.
Por que os estudantes universitários não querem entrar na fábrica?Esta pergunta parece simples, mas não é fácil de responder.Este jornal entrevistou vários estudantes, funcionários e professores universitários que se formaram na fábrica depois de se formar, tentando explorar a resposta de vários ângulos.
Expanda com "Point" com os cursos de faculdade como "pontos"
Retiros de tempo por 40 anos e estudantes universitários da época estavam orgulhosos de entrar na fábrica.Em 1982, Xue Linghu foi designado para o Grupo de Roldes de Máquinas de Xingtai depois de se formar no Instituto Hebei de Mecânica e Mecânica (anteriormente Universidade de Ciência e Tecnologia de Hebei).
Desde então, ele passo a passo, do diretor do workshop ao chefe do departamento de tecnologia de produção e depois ao diretor da filial de aço de Xingji. Grupo Sinosteel.O currículo de trabalho de Xue Linghu foi um epítome geral do crescimento de gerentes corporativos na época.
Dez anos depois, no limiar do século XXI, Wang Ruxun, um estudante da Universidade de Ciência e Tecnologia Eletrônica, enfrentou duas opções quando se formou na Universidade de Ciência e Tecnologia Eletrônica de Xi'an: Indo para o Instituto, o Mensal O salário é de apenas 1.000 yuan;Ele escolheu o último."Um é o salário alto, e o outro é que todos achavam que a indústria de fabricação de telefones celulares era bastante alta naquele momento".
A postagem de Wang Ruxun na Motorola é um engenheiro de equipamentos de artesanato.Ele mudou o emprego muitas vezes desde então, mas nunca deixou a antiga loja.Agora, em uma empresa estatal como diretora do centro de fabricação, ele olhou para sua escolha original e disse em uma piada: "Talvez você deva entrar no instituto, uma xícara de chá, um cigarro e um jornal para metade um dia. "
Comparado com Wang Ruxun, que esperou várias vezes, o caminho profissional de Zhang Guoli é mais claro.Ele se formou no Metal Materials da Hebei University of Science and Technology em 2009 e entrou no Departamento de Supervisão de Energia Nuclear Fuqing do Grupo Nuclear da China. Construção de escritórios.Naquela época, o bônus de salário de Zhang Guoli aumentou cerca de 7.000 yuan por mês, "mais alto que o salário médio naquele momento".
No entanto, o local do trabalho está muito longe de casa, e ele ainda quer trabalhar nas cidades do norte.Com sucesso, ele participou da compra e aceitação de materiais de soldagem enquanto trabalhava na usina nuclearDesde então, ele leu em sua pós -graduação e transformou a tecnologia.Nos últimos anos, as empresas centrais fortaleceram a construção de um governo limpo.
Zhang Guoli acredita que seu caminho profissional tem um contexto invisível.Ele apresentou que, nos últimos anos, o Huadian Group selecionou repetidamente internamente para trabalhar na sede, todos os quais exigem que os concorrentes tenham experiência de trabalho de base e resumos de unidades de segundo nível.
how to play pineapple poker
Os pós -60, pós -70 e pós -80 "History of Factories Luts" são muito inspiradores, mas para os pós -95 e, posteriormente, a história desses antecessores é um pouco separada.Na opinião deles, entrar na fábrica é mais desamparado.
Na estação B (Bilibili Video Network), um proprietário da UP compartilhou um vídeo de mais de 7 minutos na fábrica em nome de "21 anos de graduação em graduação e" parafuso de parafuso ".O Mestre da UP é a graduação de um design de produto.Por quase um ano após seu emprego, ele descobriu que existem muitas partes insatisfatórias deste trabalho, como "vestir sapatos de trabalho com placas de aço", "eu tenho que andar na oficina, e os calcanhares são usados pelos sapatos. Olhos de frango "" Dificuldade no turno da noite, o trabalho e o descanso são irregulares "," o quarto para ascensão não é ótimo ".
Salários, ambiente de trabalho, intensidade do trabalho ... Alguns requisitos especiais da fábrica podem se tornar um ponto morto para a rejeição dos candidatos de emprego pós -95 e pós -00.
Uma startup da indústria de manufatura de alta precisão em uma cidade de terceiro -Tier tem um salário muito competitivo, mas ainda não pode atrair talentos adequados.O co -fundador da empresa disse que o que eles precisam é de uma pessoa que precisa de equipamentos de teste de precisão, materiais ópticos ou uma pessoa que entenda um processo semi -condutivo. Uma certa quantidade de habilidades e experiência práticas após alguns anos.Esse nível de salário é muito maior que a renda média da cidade onde a fábrica está localizada.No entanto, devido ao alto grau de precisão, a fábrica é rigorosa com o ambiente de trabalho. ."O transporte ferroviário de alta velocidade é conveniente agora e eles podem estar mais dispostos a ir às grandes cidades desenvolvidas no círculo de transporte para levar para levar."
Depois de se formar na Universidade de Ciência e Tecnologia de Hebei em 2008, Guo Xiangwen, que entrou na empresa de elenco financiado por Taiwan como técnico e atualmente atuou como gerente geral da Technology Technology, disse mais da metade dos colegas de classe na classe escolhida para entrar na empresa.Hoje, depois dos anos 2000, as condições da família geralmente são boas e não estão tão ansiosas pelo trabalho."Quando fomos a uma empresa estatal para estágio, as condições eram pobres, mas os alunos não reclamaram. O workshop de processamento de hoje é muito limpo e as condições são boas, mas os alunos que ainda vêm ao estágio disseram que não podem suportar O sabor do fluido de corte.
Wang Chen, Secretário da Filial do Partido Estudante do Departamento de Engenharia de Materiais, Universidade de Hebei da Indústria e Tecnologia, analisou que alguns jovens com boas casas não são adequados para a "classe três" da fábrica Não quer fazer mais trabalhadores azuis -colares.
É difícil para o emprego?Veja o profissional e o auto -posicionamento
Dizem que este ano é a "temporada de emprego mais difícil", mas Zhang Huimin, secretário do Comitê do Partido da Escola de Materiais da Escola de Materiais da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hebei, é muito otimista sobre o emprego de estudantes , porque "a taxa de emprego da Escola de Materiais sempre foi muito boa e nunca se preocupou com o emprego de estudantes". how to play pineapple poker
Atualmente, a intenção de emprego dos graduados da Escola de Materiais deste ano atingiu 75%, e há muitas empresas bem conhecidas, como BoE e SMIC. how to play pineapple poker
"Lista de cartas do estado da coluna, as indústrias relacionadas ao material são responsáveis por 27 itens"."Essa indústria sempre precisa de pessoas, assim como a medicina chinesa antiga, quanto mais velho o mais popular".
Os estudantes que entraram na empresa têm uma carreira clara da ocupação: após um ano do trabalho de graduação, o engenheiro assistente foi promovido. how to play pineapple poker
Além das faculdades de graduação, algumas faculdades profissionais também são otimistas.Wang Chen disse que há menos faculdades metalúrgicas de aço chinesas e mais empresas.Ele acredita que não é difícil para os alunos empregar.Grupos com dificuldade aparecem atualmente em dois e três livros.Os alunos de 211 e 985 escolas não estão preocupados.Em vez disso, os dois livros e três alunos são altos ou baixos.
Alguns estudantes querem entrar na empresa de propriedade do estado e descartar as pequenas empresas privadas.Wang Ruxun descreveu o recrutamento de empresas centrais e empresas privadas na situação de "muitas diferenças": quando trabalhou em uma empresa privada em Langfang, ele representou a empresa para a Academia da Indústria Aeroespacial do Norte da Indústria Aeroespacial para o recrutamento escolar.Na palestra, a enorme sala de aula estava vazia e não havia aluno, e a cena era extremamente embaraçosa.Hoje, seu recrutamento das empresas centrais onde ele está localizado chegou um ao outro, e cada posição tem seis ou sete pessoas competindo.
(sobre)
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com