dia do bingo✔Pesquisa do grupo de estudantes de mestrado Recursos: mais de 70 % é o primeiro estudante universitário da família na família

2024-11-24 17:49:05丨【dia do bingo】
Foto do arquivo: fornecida por 【dia do bingo】
Foto do arquivo: fornecida por 【dia do bingo】

A mineração de dados excede 70 % dos estudantes de mestrado é a primeira geração de estudantes universitários da família
Pesquisa dos recursos do grupo de estudantes de mestrado

Tempo de exercício físico dos alunos de mestrado toda semana

A formação familiar da auto -avaliação do mestre

Nos últimos anos, a "febre do exame de admissão de pós -graduação" permaneceu alta.Atualmente, a escala de estudantes de pós -graduação em meu país excedeu 3 milhões, dos quais um mestrado representou mais de 85%, representando um assunto absoluto.

2021 é o 40º aniversário da implementação dos regulamentos de graduação em meu país.Desde a recuperação de apenas 10.000 pessoas nos primeiros dias de restauração do ensino de pós -graduação para exceder um milhão, o posicionamento do ensino de pós -graduação mudou de especialização em professores universitários e talentos de pesquisa científica para talentos de alto nível em todas as esferas da vida necessárias para o sociedade.Comparado com a educação de doutorado em nível superior, a educação de mestrado recebeu pouca atenção.Atualmente, a educação do mestre está em uma nova era de expansão de grande escala e mudanças estruturais, e a qualidade é a chave para seu desenvolvimento.

Quais são as características de um mestrado?Qual é o grau de investimento em aprendizado?Qual é a experiência da orientação do instrutor?Qual é a experiência da pesquisa e prática científica?Qual é o estado de vida e saúde?Quais são as diferenças entre o mestre e o estudioso?... O Grupo de Pesquisa (a seguir referido como grupo de pesquisa) do Instituto de Educação e Ciência da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong lançou uma pesquisa nacional de estudo e desenvolvimento de mestrado (SDOMS).De acordo com a distribuição geral da proporção de faculdades e universidades, a proporção do regional, a proporção do assunto e a proporção de diploma acadêmico em grau acadêmico e profissional, a equipe de pesquisa seleciona 53 universidades em todo o país (incluindo "Primeiro -Classe universidades "e" Disciplinas da primeira classe "e universidades comuns). Uma pesquisa de questionário foi realizada e um total de 10497 questionários válidos foram recuperados.

Mais de 70 % dos alunos de mestrado são a primeira geração de estudantes universitários da família

Com várias rodadas de expansão, os estudantes de mestrado se tornaram um grupo enorme.A investigação do grupo de pesquisa mostrou que a proporção de mulheres no mestrado era de 53,7%, excedendo os homens.A renda anual da família de 100.000 yuan e abaixo é de 63,0%.55,1%dos hukou agrícola antes de estudar na universidade, superando famílias não agrícolas.56,1%dos municípios rurais e municípios, superando cidades do nível da prefeitura e acima.Pertence a 76,2%dos estudantes universitários da primeira geração da família, o que é um pouco maior que a proporção correspondente de estudantes de graduação em pesquisas relacionadas.

Comparado com os antecedentes familiares, o aparecimento político de um mestrado é de 38,9%dos membros do partido, o que é 5,8 vezes o da proporção de membros do partido.O mestrado é o líder de estudos de graduação: 33,9%dos estudos de graduação de mestrado nas universidades "duplas da primeira classe".22,8%das ciências acadêmicas científicas no mestrado estão localizadas nos 10%principais dos principais;

No geral, embora a formação familiar esteja em um nível médio e inferior, a avanço político e o desempenho pré -acadêmico estão em alto nível.Mais de 70%dos mestres estão estudando para "melhorar a qualidade abrangente" e "encontrar um trabalho com melhor tratamento", e apenas 3,9%dos estudantes de mestrado estão estudando por causa do "interesse da pesquisa acadêmica".

A equipe de pesquisa acredita que o ensino de pós -graduação se tornou uma maneira importante de os graduados em faculdades melhorarem o capital humano para alcançar o fluxo social ascendente.No entanto, apenas uma proporção muito baixa de estudantes de mestrado estudaram por causa da pesquisa acadêmica.Embora este seja um fenômeno inevitável após a popularização do ensino superior, trouxe grandes desafios aos modelos de treinamento tradicionais orientados a pesquisas científicas.Como manter um equilíbrio entre universidades e mentores na adesão à tradição e à mudança devido ao estado afetará muito a experiência do estudo e os ganhos dos alunos do mestrado em grande parte.

A pesquisa se tornou a "depressão" do aprendizado de investimento

A equipe de pesquisa mediu o status de investimento do estudo de um mestrado de tempos para investir em insumos, investimento em aprendizado curricular, investimento em pesquisa científica e investimento emocional.

Em termos de investimento em tempo, o tempo médio diário de distribuição de um mestrado de alto a baixo é o aprendizado do curso, a pesquisa científica, a aprendizagem independente, as atividades dos alunos e o trabalho remunerado.Os alunos de mestrado geralmente são diligentes e, na maioria das vezes, são colocados em estudos acadêmicos, e um número considerável de estudantes não participa de nenhuma atividade estudantil (46,1%) e do trabalho pago (62,2%).Existem grandes diferenças no investimento no tempo em diferentes níveis de universidades.O mestrado em universidades comuns está em aprendizado curricular, atividades dos alunos e trabalho remunerado.

A pesquisa em grupo de pesquisa descobriu que o estudo da aprendizagem dos alunos de mestrado estava em alto nível.Especificamente, em termos de atitude emocional, seja um senso de realização, valor, auto -planejamento e auto -eficácia, os alunos mestres têm um bom desempenho; Lição de casa em documentos de escrita.Ao contrário do nível acadêmico das universidades, os estudantes mestrados das universidades comuns são considerados para exceder a universidade de construção de "dupla primeira classe" no aprendizado de cursos e aprendizado de pesquisa científica.

Da perspectiva das diferenças de grau, a pesquisa científica e o investimento emocional do mestrado apresentam características típicas em forma de U: RMB 1 e pesquisa três investimentos de aprendizado se tornaram uma "depressão" para o aprendizado do investimento.Do ponto de vista das diferenças de gênero, os meninos têm maior investimento em pesquisa e aprendizagem científica do que as meninas, e são mais baixas que as meninas no currículo de aprendizado de contribuições.Do ponto de vista da motivação e das diferenças alvo, o mestrado em motivação interna (como melhorar sua própria qualidade e pesquisa científica) é maior que a motivação externa (como encontrar um emprego melhor e melhorar a educação). do que o mestrado em desejos incomparáveis. dia do bingo

A equipe de pesquisa analisou que tanto a iniciativa dos alunos do mestrado precisa ser melhorada em termos de aprendizado curricular e pesquisa e aprendizagem científica.Portanto, o mentor não deve apenas desempenhar o papel tradicional de "pregar a confusão", mas também precisa estimular completamente o interesse de aprendizado e a força motriz interna do mestrado e orientar o mestrado para tomar a iniciativa de investir.

dia do bingo

O mentor é a primeira pessoa responsável pelo treinamento de pós -graduação.A orientação do mentor de alta qualidade é essencial para o desenvolvimento de estudantes de pós -graduação.A pesquisa constatou que um único sistema de tutor é a orientação principal (70,6%) e o sistema de instrutores duplo dentro e fora da escola ocupa o segundo lugar (21,0%).A escala da orientação do instrutor do mestrado é relativamente uniforme, mas cerca de 30%dos instrutores guiaram mais de 8 alunos de mestrado em tempo completo.A frequência de orientação do tutor é mais razoável.

A equipe de pesquisa dividiu o comportamento de orientação do tutor como orientação acadêmica, apoio emocional e normas de moralidade.Especificamente, cerca de 90 % do mestrado não sofreu comportamentos que não experimentaram a repreensão e o abuso das palavras do instrutor e a graduação maliciosa do atraso. Para participar do projeto, os pequenos artigos certos modificam e oriem cuidadosamente os métodos de seleção e aprendizado; Problemas, mas também existem alguns alunos mestres.

Mais de 80 % dos mestres acreditam que o impacto ativo da orientação do instrutor é "maior" ou "muito grande", sem alterar os desejos do instrutor, e quase 90 % do mestrado está disposto a recomendar a outras pessoas a seguir seu mentor.A análise da equipe de pesquisa analisa que essa influência tem diferentes dimensões: o impacto ativo se reflete nas especificações de pesquisa científica, no modo de vida e no conhecimento da disciplina. O impacto positivo da orientação do mentor é um impacto relativamente relativo.Essa diferença reflete o papel dos mentores e professores na cultura confucionista até certo ponto e também reflete as preferências de orientação e orientação do instrutor.

A cor da "pesquisa" do aluno de um mestre não é clara o suficiente

O ensino de pós -graduação precisa destacar a palavra "pesquisa".A pesquisa constatou que mais da metade dos mestres não participou de nenhuma pesquisa sobre a participação do tópico.

A proporção de participação dos sujeitos aumentou com a nota e a taxa de participação dos graus nas duas primeiras, duas e terceiras notas foi de 33,7%, 59,5%e 69,9%, respectivamente.Em atividades acadêmicas, apenas 10 % do mestrado experimentou reuniões de envio e foi aceito ou realizado em relatórios acadêmicos; não participou de nenhuma reunião acadêmicaAlém disso, mais de 70 % dos mestres não participaram de nenhuma competição acadêmica ou de disciplina.Em termos de resultados da pesquisa, quase 80 % dos alunos do mestrado não foram publicados, mas alguns estudantes de mestrado publicaram artigos de periódicos comuns, SCI/SSCI/CSSCI/Core Journal Papers ou obtidos patentes.

A equipe de pesquisa acredita que, da perspectiva da pesquisa de assuntos, atividades acadêmicas ou resultados científicos, a "pesquisa" da "pesquisa" da educação do mestrado não é clara o suficiente.Além das necessidades dos próprios alunos do Mestrado para melhorar a iniciativa de pesquisa científica, universidades e mentores precisam oferecer a eles mais oportunidades de treinamento científico e apoio a recursos de pesquisa científica para melhorar a experiência de pesquisa científica dos estudantes de pós -graduação.Obviamente, se o treinamento de alguns estudantes de mestrado precisa diluir a pesquisa científica, também vale a pena discussões.

Em termos de prática de estágio, quase 30 % do mestrado sofreu prática de estágio ou experiência profissional relacionada aos principais que você aprendeu.Entre eles, os estágios corporativos são os mais altos, seguidos por escolas e outras instituições, agências partidárias e governamentais e grupos sociais.Mais de 40 % do mestrado depende principalmente da busca de oportunidades de estágio, seguido pela recomendação do mentor e pelo acordo de departamento e, em seguida, recomendou ou outros canais para outros. dia do bingo

A proporção da prática de estágio aumentou com a nota.Quase 70 % dos estudantes acreditam que a experiência da prática de estágio é "maior ou muito útil" para o emprego de caça ao emprego; dissertação.Além disso, existem muito poucos estudantes de mestrado que tiveram experiência empreendedora durante o estudo.

A equipe de pesquisa acredita que, como a experiência da prática de estágio desempenha um papel importante no desenvolvimento de estudantes de pós -graduação, as universidades devem fornecer mais apoio institucional, mudar o comportamento individual como comportamento organizacional, ajudar a dominar os alunos a familiarizar com o ambiente profissional de emprego e perceber perfeitamente a conexão de emprego Essence

dia do bingo

Bons hábitos de vida são um fator importante para garantir o aprendizado e o desenvolvimento de um mestrado.A investigação da equipe de pesquisa mostra que, em termos de despesas de vida, além das despesas de consumo em grande escala de computadores, telefones celulares, roupas etc., as despesas mensais de vida de mais de 80 % dos alunos são inferiores a 2.000 yuan.

O financiamento familiar ainda é a principal fonte de fundos quando os alunos de mestrado estudam.A equipe de pesquisa acredita que os atuais padrões nacionais de ajuda para estudantes de 500 yuan/mês não podem cobrir as despesas básicas de vida dos estudantes de mestrado e precisam melhorar ainda mais seu financiamento para garantir sua paz de espírito.

Em termos de exercício físico, apenas 7,8%do exercício médio de um mestrado exercerá mais de 6 horas por semana, e a maior parte do tempo semanal de exercício é inferior a 3 horas por semana.A conscientização e os hábitos do mestrado em esportes não são bem executados.No sono saudável, quase 50%do mestrado adormeceu depois das 12 horas da noite, e apenas 13,3%deles adormeceram antes das 11 horas.Mais da metade dos mestres acredita que a qualidade do sono é geral ou pior.O grupo de pesquisa analisou que os estudiosos do mestrado existiam no fenômeno geral de ficar acordado até tarde e prejudicial.

A investigação da equipe de pesquisa descobriu que a saúde mental geral do mestrado é melhor, mas ainda existem cerca de 10%dos estudantes de mestrado que geralmente se sentem "infelizes; depressão, incapaz de se concentrar em fazer as coisas; tristeza, tristeza; nervosismo , oprimido; dia do bingo

Os três principais fontes de estresse psicológico de mestrado são a tese de redação e pressão de publicação, perspectivas de emprego e pressão curricular.Quase 70 % dos mestres optaram por ajustar a pressão sozinha.Quando as emoções desfavoráveis ​​mencionadas acima aparecem, cerca de 90%dos mestres podem se ajustar e cerca de 80%dos alunos mestres podem ser ajustados com a ajuda de amigos, colegas de classe e familiares. dia do bingo

Os estudos da equipe de pesquisa descobriram que o tempo de exercício físico, a qualidade do sono do mestrado está positivamente correlacionada com o nível de saúde mental.Para alguns estudantes de mestrado que podem ter saúde psicológica, mas difíceis de ajustar, o grau e os fatores de influência do problema precisam ser mais julgados, e a Universidade também requer os serviços de educação e consultoria em saúde mental correspondentes.

Quais são as diferenças entre o aprendizado e o desenvolvimento do mestre e o aprendizado?

Desenvolver vigorosamente um diploma profissional é a estratégia básica do desenvolvimento da educação de pós -graduação em meu país nos últimos 10 anos e no futuro.Até 2025, a escala de matrícula na faculdade será expandida para cerca de dois terços da escala total de inscrição.O arranjo institucional de classificação e cultivo é refletido no estado de aprendizado e desenvolvimento de especialistas e estudiosos?

Simplificando, o tempo e o grau de investimento em pesquisa científica e aprendizado são mais baixos que o aprendizado.Comparado com o mestre da aprendizagem, a educação da educação especializada geralmente atribui mais importância ao papel do currículo e à aplicação do conhecimento.Essa pode ser uma das razões para as diferenças entre os dois tipos de estudantes de mestrado.

Da perspectiva da orientação do instrutor, a proporção das universidades e a orientação dos dois tutores da escola são de 34,9%, o que é 27,4 pontos percentuais mais altos que a escola.Da perspectiva da frequência de orientação, a proporção de orientação "uma ou múltipla" da "uma ou várias vezes por semana" é de 6,4 pontos percentuais inferiores à bolsa de estudos.Não há diferenças significativas na avaliação das três categorias de orientação e a influência ativa da orientação do instrutor.

Do ponto de vista da pesquisa científica e da experiência prática, em termos de participação dos sujeitos, a taxa de participação de Xueshuo foi de 53,6%, o que foi superior a 10 pontos percentuais.Entre eles, as taxas de participação dos tópicos verticais e horizontais de Xueshuo são mais altos que os do mestre.O tópico horizontal é mais para resolver os problemas reais enfrentados pelas empresas do setor, para que a participação de mestres especiais para participar de tópicos horizontais seja extremamente importante para cultivar sua capacidade profissional de trabalho, mas em treinamento prático, essa característica do mestre especial não é totalmente refletido.Na participação de atividades acadêmicas, a proporção de especialistas participantes de conferências acadêmicas é menor que cerca de 5 pontos percentuais, e a proporção de envio e relatório também é menor que a de cerca de 4 pontos percentuais.Em termos de resultados de pesquisas científicas, a proporção dos resultados das obras -primas é de cerca de 7 pontos percentuais inferiores aos de Xueshuo.Em termos de prática de estágio, a proporção de especialistas que participam de práticas e tarefas profissionais de estágio é de 37,0%, o que é superior a 12,3 pontos percentuais.Pode -se observar que a proporção de profissionalismo é maior que Xueshuo, mas a proporção de pesquisa científica é menor que o mestre de aprendizado.Isso está basicamente de acordo com o posicionamento do posicionamento da obra -prima, mas ainda há muito espaço para melhorias na proporção de mestres especiais para participar de tópicos horizontais.

Da perspectiva do crescimento da habilidade e da satisfação da leitura, a avaliação das obras -primas é significativamente maior que a de Xueshuo.Em suma, o desenvolvimento atual de classificações de graduação acadêmica e profissional tem um grande grau de reflexão no processo educacional.O posicionamento do "status do mesmo, mas tipos diferentes" do mestre e dos estudiosos é claro.Além disso, em muitos indicadores de desenvolvimento, como satisfação, os especialistas são melhores do que o aprendizado.

Deve -se notar que ainda há muito espaço para a reforma tornar os diplomas profissionais mais profissionais e acadêmicos mais acadêmicos.Por exemplo, em uma entrevista com um mestre especial, alguns graduados apontaram que a empresa espera recrutar talentos de alto nível com o tipo "plug and play".Universidades e mentores precisam lidar com essa mudança através da indústria, universidade e união de pesquisa mais próximos.

(Pessoa responsável pela equipe de pesquisa, escritor: Peng Yue, Professor Associado da Academia de Educação e Ciência, Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong)

Equipe de pesquisa do Instituto de Pesquisa de Educação e Ciência da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong: China Youth Daily

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@9099.com

Links
dia do bingo