Agência de notícias da China, Fujian Wuyi Mountain, 26 de março. como virar o jogo e fazer ele correr atrás simpatia
- Entrevista com Chen Fubin, reitor da antiga Escola de Literatura, Fairen University, Taiwan como virar o jogo e fazer ele correr atrás simpatia
Repórter da Agência de Notícias da China Yan Xu
A ética é uma parte importante da cultura chinesa, desempenhando um papel importante na longa história da China.Benevolência, justiça, ritual, sabedoria e fé são os conceitos centrais da ética cultural chinesa.
Qual é a diferença entre o conceito ético da cultura chinesa e a visão ética da cultura ocidental?Qual é o significado e o valor da China atual e do mundo?Durante o primeiro fórum de Wuyi, realizado recentemente, Chen Fubin, reitor da antiga Escola de Literatura, a antiga Academia de Fairen University em Taiwan, aceitou uma entrevista exclusiva à agência de notícias da China, compartilhando seu entendimento e pensamento da ética da ética cultural chinesa.
A entrevista está atualmente gravada da seguinte maneira:
Repórter da Agência de Notícias da China: Como entender a visão ética da cultura chinesa?
Chen Fubin: O conceito ético chamado é da perspectiva da filosofia moral, incluindo a interação entre você e você, você e os outros, você e o universo inteiro.
Nós chineses são influenciados pelo confucionismo. e o sistema de confucionismo formou o pensamento taoísta tradicional. Young está em ordem, o monarca e o ministro têm justiça, e os amigos têm fé.Nessa perspectiva, isso representa uma relação interpessoal, que contém "benevolência, justiça, etiqueta, sabedoria e santo", que são os "cinco elementos" do confucionismo.Na dinastia Han, Dong Zhongshu defendia a virtude dos "cinco changs", que era "benevolência, justiça, cortesia, sabedoria e fé".
A palavra "benevolente" é uma explicação literal de um encontro às cegas entre as pessoas, o que é um tipo de atendimento interpessoal."Zhou yi · qian · chinês clássico" disse: "Yuan, o longo, o longo, a pessoa, o jiahui também. É suficiente coincidir, os benefícios são suficientes para serem justos e Zhen é sólido o suficiente.
Pode -se observar que a China atribuiu grande importância ao conceito de "benevolência" desde os tempos antigos."Ren" é o "benevolente". Benevolência e Ame as coisas.Esta é uma ética muito importante e o cuidado das relações interpessoais.
"Justiça" é um requisito para si mesmo.Confúcio nos disse: "Um cavalheiro é Yu Yizhi, e o vilão é bom".Quando confrontado com os outros, como devo fazer isso?Confúcio disse: "Alimentos escassos de arroz, bebem água e a mistura e o travesseiro, a alegria também está nela. Injustamente e rico, e é como uma nuvem"; e a ênfase nos direitos também deve ser lucrativa;Quando enfrentamos a sociedade nacional, é claro, queremos dar à luz a justiça, que é um importante conceito ético da cultura chinesa.
Os "ritos" representam uma forma externa ao auto -explicativo interno.Os chineses costumam montar "ritual" e "música".A cultura chinesa atribui grande importância à etiqueta e música.
"Zhi" é uma capacidade de distinguir a ética e o julgamento moral, que se refere à adequação do conhecimento e da ação.Palavras e ações humanas atendem aos requisitos comuns de Londres, devido ao papel de "sabedoria".
"Fé" geralmente se refere à fé, envolvendo o conceito de "sinceridade".Em muitos hexagramas do Livro das Mudanças, "Youfu" é mencionado, representando integridade e crédito.Quase todos os capítulos de "The Golden Mean" estão falando sobre "sinceridade"."Sinceridade" é muito importante.Portanto, quando as pessoas são "sinceras" entre si, elas podem ter a reflexão e a sinceridade tão chamadas, felizes e ótimas "de Mencius.
Por milhares de anos, os chineses quase interpretaram a ética tradicional chinesa com as palavras "benevolência, justiça, cortesia, sabedoria e fé".Ao mesmo tempo, também é continuamente estendido, como lealdade, piedade filial, benevolência, amor, fé, justiça, paz, igualdade, etc., que são realmente um importante ético e moralidade na cultura chinesa.
Repórter da Agência de Notícias da China: Como a ética da cultura chinesa se formou e se desenvolve?
Chen Fubin: Da perspectiva dos livros antigos, no início dos primeiros dias, do Livro das Músicas, Shangshu, "Book of Rites", "Zhou Yi", para que "Universidade", "The Golden Mean", "The Analects" e " Mencius ", esta série de transportadoras de pensamento confucionistas tradicionais construíram a China sobre a ética da China.A cultura chinesa tem uma longa história e, após uma longa evolução histórica.Com base no confucionismo, Dong Zhongshu também estabeleceu um novo sistema confucionista e estabeleceu um novo sistema confucionista e construiu seus pensamentos éticos.
O pensamento ético de Dong Zhongshu é baseado em sua visão celestial e teoria humana.Ele acredita que cumprir as normas morais da sociedade é a manifestação da natureza humana, de acordo com os desejos.Sua ética é baseada no fundamento celestial como fundamento de todas as coisas do mundo.Portanto, a racionalização da ética deve ser fanástica, e o Futian é imitar Yin e Yang, quatro horas e cinco elementos.Os pensamentos éticos do desenvolvimento da ciência nas dinastias de música e Ming afetam o longo.
Repórter da Agência de Notícias da China: Qual é a diferença entre a ética da China e o Ocidente na perspectiva das diferenças culturais?
Chen Fubin: A ética ocidental atribui grande importância à ética religiosa. é "o originalismo".Mais tarde, as pessoas começaram a refletir.Como resultado, o espírito humanista e o pensamento humanista são propostos, impulsionando toda a reforma religiosa ocidental, rejuvenescimento nacional, ascensão da classe média e assim por diante.
E o conceito ético da cultura chinesa tem tendências diferentes. Religião no Ocidente, a religião na fé ocidental é abraçada como "maldição de argola dourada".A cultura chinesa construiu o conceito ético de cultura de piedade filial através da ética do relacionamento sanguíneo da cultura "casa".Portanto, acho que a liberdade da ética cultural chinesa é relativamente sólida que a do Ocidente.
Agência de notícias da China: O que você acha da visão ética da cultura chinesa para a China atual e o mundo?
Chen Fubin: Na minha opinião, o melhor lugar para a cultura chinesa é o "Benevolent Invincible" de Mencius.O desenvolvimento da China não representará uma ameaça para outros países;Os conceitos de alguns países ocidentais não são necessariamente assim.Historicamente, o imperialismo invade outros países nos campos da economia e da política, e também é bonito ajudar as áreas fracas.O Ocidente após o século XVI, saqueando a propriedade e os recursos de outros países para expandir o território e se mantém forte, e a China nunca teve esse comportamento.
Portanto, acho que o ideal de paz e o mundo na cultura chinesa é definitivamente melhor que a cultura ocidental.A cultura ocidental é mais oposta e nítida, mas a cultura chinesa é harmoniosa e igual.A alfabetização mais que falta em toda a cultura ocidental é o coração pacífico e gentil desse "invencível benevolente".
Repórter da Agência de Notícias da China: Em março de 2023, a China emitiu uma iniciativa de civilização global para o mundo.Como devemos extrair nutrição da visão ética da cultura chinesa e simbificar suas vidas, e dos Estados Unidos e dos Estados Unidos?
Chen Fubin: A cultura chinesa tem um certo impacto no mundo ocidental, mas, no que diz respeito às minhas observações, essas influências estão concentradas em estudiosos, o que pode ter uma influência sutil sobre elas, o que afeta o desenvolvimento cultural geral da região.Da mesma forma, a cultura chinesa também é afetada pela cultura ocidental.
Como levar adiante a cultura chinesa é que o ponto importante é o uso dos chineses, caso contrário, o desenvolvimento da cultura chinesa existe apenas no mundo chinês.A linguagem pode se comunicar e transformar a experiência.
Ao mesmo tempo, também devemos começar com a tradução.Entre os livros antigos e modernos da China, o mundo ocidental lê mais no mundo oeste, e "quatro livros" não são predominantes como "Lao Tzu" no exterior.Eu acho que apenas ao traduzir os clássicos importantes da China em um texto que os ocidentais podem entender, o conceito ético da cultura chinesa pode entrar no mundo inteiro. como virar o jogo e fazer ele correr atrás simpatia
Construir o "cinto e a estrada" é uma boa maneira. e promove a cultura chinesa para o mundo.(sobre)
Introdução ao entrevistado:
Chen Fubin, o reitor da antiga Academia de Literatura da Universidade Furen em Taiwan, está comprometido com o estudo do Livro das Mudanças, a filosofia de dois Han, Song Ming Science e questões de filosofia chinesa. dissertações do mestre.Os principais trabalhos incluem "ética e cultura chinesa", "o confucionismo dos dois confucionismo Han e sua conversão interna", "Philosofia da vida moderna", "Série de filósofos mundiais: yangxiong", "sabedoria e pensamento", "pensamentos tardios de ming" , "Introdução à cultura chinesa" espera.
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com