Devido à sua conveniência, as compras on -line se tornaram o comportamento mais comum da vida cotidiana, mas por trás da experiência de compra "voadora" é o assédio e até a perda de dinheiro causada por informações de pedidos pessoais.De acordo com um relatório divulgado pela instituição de pesquisa há alguns dias, a chance de vazamento de informações de comportamento, incluindo registros de compras, é maior que as informações de nome real.O motivo do "reembolso" comum de golpistas será uma fraude precisa depois que os especialistas em compras on -line são recrutados porque os golpistas podem dizer claramente as informações de compras on -line. As plataformas de comércio não podem parar a dor de vazamento de informações pessoais.
Como as compras on -line são colocadas dos consumidores, o comerciante recebe pedidos e organiza a entrega, as mercadorias precisam passar por muitas partes por meio de logística da terceira parte dos consumidores As partes não reconhecem o vazamento de informações; portanto, quem deve ser responsável por ser enganado devido ao vazamento de informações de pedidos de compras on -line?Quais são as maneiras pelas quais os consumidores podem defender seus direitos?
casumo
Os golpistas são claros sobre as informações do pedido
Liu em Guangzhou comprou uma peça de roupa na loja Zara Tmall. em um futuro próximo e retornará ao dinheiro original."Ele pode dizer claramente as informações do meu pedido, incluindo o número de mercadorias, o nome e um número de contato".Em seguida, o "membro da equipe" propôs que a plataforma TMall não tivesse motivos para devolver as mercadorias por sete dias sem motivo e propôs realizar uma operação de reembolso através de uma terceira plataforma para fazer upload de seu endereço de retorno.Liu está vinculada a uma conta pública do WeChat chamada "Bom empréstimo Zhaolian".
Depois que o registro foi concluído, Liu tinha uma dúvida sobre o recall da "equipe" que a equipe "disse A plataforma gerará alto interesse, e a senhorita Liu deve cooperar com o "reembolso"."Embora não tenha encontrado danos financeiros reais, o que eu tinha medo era que o vazamento estava sob a principal loja Zara Tmall. Zara era uma grande empresa, não uma pequena loja no Taobao, e as pessoas que a compraram, e a Pessoas que compraram também muitas, não se sentem muito seguras.
Mais tarde, o repórter consultando as informações públicas e descobriu que já havia golpistas que usaram a plataforma de empréstimos para atualizar a fraude.De acordo com o relatório de segurança pública de Zhangjiagang, a rotina desse tipo de método de fraude foi primeiro a dizer aos consumidores que os consumidores precisavam solicitar um reembolso, e o pedido seria devolvido à terceira agência de plataforma (agência de empréstimos) Seja reembolsado na conta da plataforma de empréstimos na forma de cota, e os golpistas posteriores reembolsarão o valor dos consumidores com base em mais dinheiro, o que equivale a seus próprios empréstimos a golpistas. casumo
De acordo com a voz da economia central, Liu em Shenzhen estava comprando no Jingdong Mall há vários anos.Não demorou muito depois de receber o pedido, recebi uma ligação de alguém que alegou ser uma equipe de atendimento ao cliente de irmãos, dizendo que havia um problema com o pedido, e deixou -a adicionar um qq e enviar -lhe uma web para ela Link através do QQ.Liu inseriu as informações da sua conta bancária de acordo com as solicitações do scammer e foi enganada pelo código de verificação da transação e entrou na armadilha do scammer passo a passo.
Liu lembrou que estava no trabalho e estava muito ocupada na época, então ela não olhou para a página de reembolso enviada pelo scammer com cuidado. .Mas, de fato, cada código de verificação é efetivo.
Liu acredita que ela teve muitos anos de experiência de compra on -line e nunca encontrou tal coisa. De repente, deixe -a de repente.
Responder
Comerciantes e plataformas negaram vazamento de pedidos
Os dois casos acima têm um recurso comum.A Sra. LIU se comunicou com o Atendimento ao Cliente da Zara com o problema de vazamento de pedidos. No entanto, por quase uma semana, Miss Liu não recebeu nenhuma resposta.Atualmente, as principais lojas da Zara Tmall têm mais de 8,4 milhões de fãs.
Na entrevista com a TMall, a TMall disse que o caminho de vazamento das informações de pedidos é realmente complicado.Antes, Dai Pengfei, diretor de segurança da informação da empresa de crédito Shenzhen Qianhai, resolveu os quatro principais vínculos de pedidos de compras on -line e descobriu que havia 13 tipos de vazamento de informações, incluindo vendas internas, ataques de vírus e informações da empresa Links.
O TMall nega que as informações do pedido possivelmente vazem da plataforma.Segundo relatos, de dentro do Alibaba, todos os dados são gerenciados por todos os dados, as informações do usuário são implementadas com permissões, a autoridade é estritamente controlada. Defesa, encontre vulnerabilidades e processos de conduta e conduta e realize brechas.Na Cúpula de Segurança da Ali, em julho do ano passado, os produtos de "River Royal" da Ali foram oficialmente divulgados ao público. Como comerciantes, provedores de serviços de operação, fornecedores de software, empresas de logística etc., através de modelos de detecção de riscos líderes da indústria, a pré -prevenção e controle dos riscos de dados, durante a inspeção e rastreabilidade do depois -depois -efter -to - Depois -to -The -After -to -After -After -After -After -After -After -After -After -After -After -After -After -After -After -After -After -to -After -to -After - para -ever -after -After -Event Security.
O diretor da JD Media também declarou publicamente que o JD.com não vazará informações do usuário.O JD.com fornece aos usuários medidas de proteção de vários níveis, como proteção de senha, verificação da caixa de correio, verificação de telefone celular, senha de pagamento e certificado digital.No entanto, alguns usuários podem não ter atualizado medidas de segurança ou registraram as mesmas informações em outros sites.Jingdong lembra que os usuários ativam o software de segurança para impedir que os Trojans de Computador implantem, cuidado com os sites de pesca e evitem o uso de senhas fracas.O maior vazamento é provavelmente que os consumidores são obtidos por criminosos em outros sites de redes sociais.Recentemente, esse tipo de método de crime tem uma certa universalidade em várias plataformas de serviço de rede.
No entanto, há contradição entre a busca de conveniência e proteção de segurança on -line.Alguns especialistas introduziram na mídia que, na operação real, muitas empresas de comércio eletrônico simplesmente buscam a experiência do consumidor e simplificam o processo de operação. ser subestimado.
casumo
Proteger informações pessoais do usuário cada responsabilidade
Alguns dias atrás, a plataforma Bidian lançou um "Relatório de Análise de Informações Pessoais de Site 2016". Nome, ID Information, Número do Banco, Membro da Família e Endereço, etc.;As estatísticas mostram que mais da metade das vulnerabilidades do site no ano passado causará vazamento de informações e informações comportamentais, representando 58,5%e 62,4%(algumas vulnerabilidades podem vazar dois tipos de informações ao mesmo tempo) e o número de vazamentos Cerca de 4,23 bilhões e 40,1 milhões, a chance de vazamento contendo registros de compras é maior que as informações de nome real.Os registros de compras envolvem dados pessoais sensíveis e podem usar informações de compras para fraudes precisas na próxima etapa, para que as vítimas sejam invencíveis.Mas o pior é que muitos consumidores que caíram no círculo de um scammer porque a outra parte poderia relatar com precisão suas próprias informações sobre ordem de compra. vazou.
De fato, no final do ano passado, no final do ano passado, o Comitê Permanente do Congresso Popular Nacional do Comitê Permanente do Congresso Popular Nacional revisou pela primeira vez a "Lei de Comércio E -Comércio da República Popular da China (Rascunho)" , que foi direcionado ao problema de vazamento de informações no processo de compra on -line com o qual o público se importava. , incluindo plataformas de comércio E de terceira parte, operadores de plataforma, provedores de serviços de pagamento, provedores de serviços de logística de correio, etc.Aqueles que não cumpriram suas obrigações de proteção, uma multa de 500.000 yuan foi multada e a licença foi revogada; se um crime constituiu um crime, a responsabilidade criminal foi investigada.
O esboço esclarece as entidades responsáveis, como plataformas de comércio eletrônico, comerciantes, pagamento e entrega expressa em vários capítulos. Informações de dados do comércio e comércio.Quando ou se as informações pessoais do usuário vazarem, perdidas ou danificadas, a entidade do negócio de comércio eletrônico tomará imediatamente medidas corretivas para informar os usuários a tempo e relatar departamentos relevantes. e os serviços, formulam abertamente as regras de negociação para o público, a justiça e a justiça.
"Para usuários que encontram vazamentos de informações, o Alibaba ajudou os clientes a encontrar os motivos do vazamento e abriram o canal de relatório on -line a ser relatado pelos usuários". o mais rápido possível.Os comerciantes da plataforma são acusados de "proteção baixa" devido aos métodos de gerenciamento de dados reversos e à fraca consciência da Internet. A tecnologia de dados com 540 milhões, e alguns comerciantes conscientemente fizeram a transição da coleta de dados do usuário para consolidar e proteger os dados do usuário.
Lembrete do consumidor
casumo
As compras on -line foram incorporadas à vida das pessoas, mas, de fato, a crise está em pleno andamento.Após a consultoria de atendimento ao cliente, pedidos, pagamento, logística e outros links, os registros do consumidor se enquadram nas mãos dos golpistas, sem saber Além de melhorar as informações pessoais, os consumidores usarão informações pessoais.
Tenha cuidado com o código QR para espalhar o vírus
Liar registrar várias contas QQ/sinais WeChat e publicar informações falsas para vender produtos digitais, como telefones celulares de baixo custo no espaço/círculo de amigos.Depois que o comprador pagou, a outra parte também disse que os erros do sistema estavam errados e incapazes de enviá -los.Muitos vírus podem usar os códigos QR de digitalização para se espalhar e, depois de entrar no telefone celular, eles podem roubar informações e dinheiro do usuário.Recomenda -se manter o software de segurança aberto durante as compras, matar o vírus regularmente e não ler o código e o site QR que você não conhece.Use métodos de pagamento de terceiros, como o Alipay, para evitar o pagamento direto da transferência; casumo
O código de verificação não deve ser fornecido a outros
Os golpistas compraram informações do cliente da Internet, posando como o atendimento ao cliente oficial do site, e os problemas de sistema fictício falharam em pagar.Posteriormente, com base em um reembolso, o comprador foi enganado para fornecer informações como números de cartões bancários, números de identificação etc. ou exigiram um reembolso em uma terceira plataforma.Posteriormente, os golpistas usaram essas informações para comprar cartões de jogo em outros sites e para seduzir o comprador para fornecer códigos de verificação com base na verificação das informações de reembolso e lucro em dinheiro.O reembolso de um site de compras profissionais geralmente não requer operações especiais dos compradores e retorna à conta de pagamento de acordo com o método de pagamento. outros.
Não compre informações no site da pesca
Os golpistas publicam mercadorias com preços baixos por meio de um site de compras reais. Interface para enganar a conta de pagamento do comprador, senhas e fundos; portanto, tente não usar métodos de comunicação ou pagamento que não sejam sites de compras; Pesquise comparação, julgue os sites de compras verdadeiros e falsos.Além disso, tentamos evitar o uso de senhas fracas durante as compras on -line e atualizar as medidas de segurança das plataformas de compras on -line regularmente.
Três maneiras de proteger o vazamento de informações pessoais
De acordo com as dicas do Escritório Nacional de Informações da Rede, após vazar as informações pessoais, os cidadãos podem defender seus direitos através dos três métodos a seguir:
-. para parar;
2. Os indivíduos podem reclamar com os departamentos de segurança pública, departamentos de gerenciamento da Internet, departamentos de indústria e comércio, associações consolidadas, departamentos de gerenciamento da indústria e agências relevantes."Os relatórios de informações ilegais e ruins da Internet da China, que pertencem ao National Internet Information OfficeO Centro aceitará e descartará os relatórios do público sobre as violações e informações ruins da Internet."A linha direta de relatórios do centro de relatórios ilegais e ruins da Internet da China é" 12377 ", e o URL é www.12377.cn;
3. Os consumidores também podem proteger ainda mais seus direitos e interesses legítimos por meios legais de acordo com a "Lei de Responsabilidade por Infração" e "Lei de Proteção aos Direitos dos Consumidores", como exigir que os infratores pedem desculpas, eliminem impactos, restaurem a reputação e compensem perdas.
Repórter Daily do Southern Peng Ying
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com