Autor: Lu Hanzhi ▪ Wang Zhen ▪ Luan Li ▪ Liu Xiaoying
Liu Qiangdong, que está "silencioso" por quatro anos, voltou ao público na forma de uma carta interna.
Uma pessoa familiarizada com o assunto confirmou o primeiro repórter financeiro que, em 20 de novembro, Liu Qiangdong convocou uma reunião de executivos seniores acima do nível ou acima e propôs que o final do ano foi eliminado no final do ano.Dois dias depois, Liu Qiangdong anunciou que, desde 1º de janeiro de 2023, Liu Qiangdong anunciou que, a partir de 1º de janeiro de 2023, o salário de dinheiro dos gerentes seniores do JD Group variou de 10%a 20%É a primeira vez nos últimos anos, o JD.com propôs uma redução abrangente de salários dos executivos.
A nova rodada de arquitetura do JD.com também foi exposta ao mesmo tempo: o grupo de negócios de eletrodomésticos 3C original foi desmantelado a dois, e os três principais departamentos comerciais de eletrodomésticos digitais, comunicações e domésticos foram ajustados para a casa de eletrodomésticos domésticos Grupo de Negócios e Comunicação de Computador Grupo de Negócios.Li Shuai, o ex -CFO do JD Retail Group, atuou como chefe do grupo de eletricidade em casa de eletrodomésticos JD.
Por trás do principal ajuste está o desafio do JD no comércio eletrônico de varejo.A competitividade central de JD ainda se foi?O primeiro repórter financeiro tentou encontrar a resposta para essa pergunta, entrevistando a pessoa encarregada de parceiros de comércio JD, como eletrodomésticos, bebidas alcoólicas, leite em pó e beleza. brasileira roleta
Duplo onze "encontro frio"
O JD.com repentinamente se apertou para cima e para baixo, que tem algo a ver com onze dados de vendas duplas.
Os dados do mapa da estrela mostram que o volume total de transações de comércio E abrangente representado por tmall, jd.com e pinduang este ano foi de 934 bilhões de yuan, um aumento de 2,9%no ano -ano.A empresa de comércio e comércio de broadcast Live representada por Douyin, Diantao e Kuaishou este ano foi de 181,4 bilhões de yuan, um aumento de 146,1%ano -ano.
Por outro lado, a posição do JD.com no mercado de afundamento também enfrenta muitas ameaças.Em 31 de dezembro de 2021, os usuários ativos de compras do JD.com nos últimos 12 meses foram de 569,7 milhões, e o número de usuários ativos de Pinduoduo atingiu 868,7 milhões no mesmo período.
Tomando os eletrodomésticos do JD.com como um exemplo, embora o JD.com ainda seja um senhor, a transmissão ao vivo e -commerce e Pinduoduo estejam caminhando para a frente. brasileira roleta
Os dados do mapa da estrela mostram que a categoria de eletrodomésticos duplos deste ano é a categoria de vendas mais alta na plataforma integrada de comércio eletrônico. %e TMall representaram 33%.
Mas mesmo que ele tenha vencido metade do campo de eletrodomésticos, Liu Qiangdong não ficou muito satisfeito com o desempenho do Double Eleven.
É relatado que Liu Qiangdong criticou internamente que o JD.com deve manter uma vantagem baixa e o preço de venda não pode ser inferior ao comércio eletrônico de transmissão ao vivo.
Wang Bing (pseudônimo), a pessoa encarregada de uma empresa de eletrodomésticos, disse a repórteres que Pinduoduo está lutando por um preço baixo. Tão alto quanto Jingdong High.
De acordo com o "Relatório Double 11" da nuvem de Aowei, os comerciantes de comércio eletrônico de transmissão ao vivo, como Douyin, Kuaishou e Diantao, este ano foram 181,4 bilhões de yuan, um aumento de 146,1%no ano -escalando. O domínio privado de fluxo está se tornando cada vez mais óbvio.Além disso, o faturamento de novo varejo (JD.com, Tao Xianda, etc.) foi de 21,8 bilhões de yuan, um aumento de 10,8%no ano -ano e a rotatividade de compra do grupo comunitário foi de 13,5 bilhões de yuan, um aumento de 1,1% ano -o -ano e fragmentação do canal se intensificaram.
O OVI Cloud acredita que a estrutura do canal está mudando, do "campo de negociação" para o "campo de conteúdo", e os canais on -line são subdivididos.A plataforma de transmissão ao vivo aumentou rapidamente, acelerando ainda mais a diferenciação dos canais on -line e a expansão da participação de mercado se tornou um importante mecanismo de crescimento para as empresas de eletrodomésticos.
Na tendência do varejo on -line, de acordo com os dados de vigilância dos dados de monitoramento on -line de varejo elétrico da Ovi Network, os negócios de transmissão ao vivo cresceram rapidamente. Máquinas de lavar como exemplo. Máquina de lavar, Máquina de lavar e secagem do mercado na Sunking the Market. Suas vendas de varejo de geladeiras, freezers, ar condicionado, máquinas de lavar e máquinas de secagem eram vendas de varejo.
A ascensão de modelos emergentes de consumidores enfrentou as vantagens do JD.com no campo dos eletrodomésticos.
O aumento contínuo do custo das plataformas centralizadas de comércio eletrônico fez com que seu potencial de crescimento, e Douyin, Hands Fast, WeChat interrompe a desvio da plataforma E -Commerce; e Xingxing suspira.
Para quebrar a situação, o JD.com também tentou se desenvolver independentemente para desenvolver negócios.Além disso, Wang Bing disse a repórteres que o JD.com também implantou cerca de 800 lojas de gangues Jingdong nos mercados terceiro e quarto de Tier -Tier do sul da China para competir pelo mercado de afundamento.
No entanto, da perspectiva do controle da taxa de custos da plataforma, o efeito não é óbvio."O índice de despesas de varejo do comércio eletrônico do comércio eletrônico de comércio eletrônico (a proporção da taxa de retirada da venda de mercadorias) é de cerca de 5%a 6%(excluindo o custo da entrega do consumidor, se incluir A taxa de entrega mais alta), o custo do comércio eletrônico ao vivo pode ser de 2%-3%e o custo do comércio eletrônico emergente é menor, o que permite que os consumidores.
Expandir a resistência do novo mercado
Para fazer uma grande escala no varejo Jingdong, é necessário expandir para mercados fora das vantagens dos eletrodomésticos e 3C Escolha natural.
No mercado de bebidas, algumas grandes empresas de bebidas alcoólicas não apenas compram JD, mas também podem usar a posição de mercado para combater os Jynes.Após o duplo onze em 2022, a contradição entre as duas empresas de bebidas alcoólicas de Wuliangye e Luzhou Laojiao e o surto de JD.com destacou a contradição entre algumas empresas de bens de consumo e o auto -emprego da JD.com.
De 10 a 11 de novembro, Luzhou Laojiao e Wuliangye enviaram uma carta a Jingdong E -Comprommerce um após o outro. O preço da série de produtos Guojiao 1573 de 52 anos interrompeu o mercado e destruiu a base da cooperação.Wuliangye também "puniu" o JD, deduzindo custos de apoio ao mercado de 3,65 milhões de yuans em 2022.
A chave para a contradição entre o JD.com e as duas empresas de bebidas alcoólicas é a questão dos "vendas de preços".Entende -se que, durante o período duplo, por causa dos cupons sobrepostos, os preços dos auto -operados Guojiao 1573 do JD.com e Wuliangye atravessaram a "linha inferior" estipulada pela fábrica.
Xiao Zhuqing, presidente da Wuhan Jingkui Technology Co., Ltd., que trocou a empresa de bebidas alcoólicas, disse ao primeiro repórter financeiro que o JD.com vendeu a Guojiao 1573 a um preço baixo, que prejudica o sistema de preços dos canais offline. Da participação de mercado, é impossível para qualquer vinícola famosa concluir o canal tradicional de 90%da participação de mercado offline.
Devido à extensa região e à diferença no nível de consumo e nos hábitos na China, as empresas de vinhos adotaram um modelo de gerenciamento hierárquico de mercado no mercado. Preço e controle.
Em 25 de novembro, o repórter viu na loja auto -operada de Laojiao de Jingdong Luzhou que a garrafa única de 52 graus de Guojiao 500 ml custa 1259 yuan/garrafa do mercado são dezenas de Yuan, que serão mais altos que o comprador do grupo de vinhos.No entanto, no setor, esse preço é mais para jogar demonstração de preços e funções da marca, para não vender mais rapidamente.
E as empresas de bebidas ousam "Hard" Jingdong, que também é um caso especial no setor de bens de consumo. Ocupar uma vantagem absoluta no relacionamento entre os fabricantes.
Embora as empresas de vinhos sejam relativamente fortes, algumas empresas de consumo estão em um estado sutil em sua cooperação com a JD.A pessoa encarregada de uma empresa de leite em pó disse ao First Financial Reporter que o modelo de cooperação da empresa e o modelo de cooperação auto -operado de Jingdong é de 20%, e a composição específica é de 8%dos lucros e 12%dos custos de investimento no mercado. O primeiro é o ponto de dedução de dedução da plataforma do JD.com, o último é usado para comprar os serviços de publicidade do JD.com.Em termos de modelo de cooperação, os comerciantes precisam falar sobre um preço de oferta com JD.com, e as vendas são posteriormente responsáveis pelo JD.
A pessoa mencionada acima, responsável, declarou que o preço de venda anterior foi ajustado pelo JD.com de acordo com a situação de vendas, que é equivalente ao lucro e perda auto -maquados do JD.com. e a plataforma Fang será apenas lucrativa.
Além disso, o primeiro repórter financeiro descobriu que a marca Fang e JD.com não terão contradições na maioria da situação, mas é propenso a atrito na estação do duplo onze.Segundo relatos, a marca FANG e JD negociarão o preço da promoção com antecedência, mas geralmente obedecem ao acordo JD. Os casos estão comprometidos.
A pessoa mencionada acima responsável disse que quando a plataforma ajusta o preço da promoção, como emitir cupons etc., não discutirá com a marca. contabilizado ", então uma" quebra de preço "pode ocorrer. A situação.
Atualmente, a maioria dos bens de consumo rápido é baseada nos canais de vendas offline. e pacotes diferentes.No entanto, algumas indústrias, como a fórmula da fórmula infantil, são restringidas pela formulação do sistema de registro de fórmula, o mesmo produto é frequentemente vendido on -line e offline e o "quebra de preço" on -line prejudicará o sistema de preços sob a marca.
A pessoa relevante encarregada das empresas de leite em pó revelou que, como a proporção de vendas on -line do JD.com é considerável, mesmo que o preço quebre, ela não "rasgará o rosto", mas rapidamente tomará medidas para reduzir as perdas.
Song Liang, um analista independente de laticínios, disse ao primeiro repórter financeiro que, embora a marca de leite em pó fará algum acordo de preço com JD para garantir que o preço do online e offline seja estável, objetivamente esses cupons promocionais ou cupons de desconto, para que o jingdong será comparado com mais vantagem offline offline.Algumas empresas pequenas e médias em tamanho médio estão principalmente offline, para que abandonem a grande plataforma de comércio eletrônico para proteger o sistema de preços offline.
Tentativa de propósito de beleza
Quando as metas tradicionais de consumo de vantagens estão enfrentando pressão, o JD.com também está expandindo ativamente novas categorias de consumidores.No mais recente ajuste da estrutura corporativa do JD.com, o grupo de negócios da moda é alterado para o grupo de negócios de beleza da moda.
A Kong Xiangying atuou como gerente geral do Departamento de Negócios Pop Digital JD (Open Platform) e chefe do Ministério do Departamento Ecológico da Plataforma de Varejo Jingdong.Anteriormente, Wang Tao, gerente geral do Departamento de Indústria de Beleza de Varejo da JD.com, também trabalhou duro na indústria da beleza por muitos anos.
Wang Tao ingressou na JD em 2018.Dizem que, no primeiro dia do JD.com, a primeira frase de Wang Tao foi: "Sou um veterano na indústria de cosméticos e os recrutas da Internet".
Do currículo de divulgação de Wang Tao, podemos ver que essa pessoa é extremamente sênior no setor.Desde 2007, Wang Tao ingressou na Dior e se tornou um diretor de vendas. Bem como entrar no Grupo Amore Pacific como gerente de marca da Snowflake Snow Sooid China, as vendas da Snowflake Soochi China na época excederam 300 milhões de yuan em dois anos para mais de 1 bilhão de yuan.
Depois que Wang Tao ingressou na JD, ele introduziu a JD Beauty em menos de um ano em menos de um ano em menos de um ano.Essas ações também são refletidas nos dados.A partir dos dados públicos, o Taobao Tmall vendeu 298,2 bilhões de yuan na categoria de cuidados de beleza de 2020, um aumento de 24%no ano de ano; No ano;Como resultado, o último também se tornou um dos canais para muitas marcas cooperarem.
Em setembro, a loja oficial da La Prairie foi aberta.Wang Tao disse: "Desde o início deste ano, a nova loja de departamentos da JD.com continuou a expandir a Matrix da marca de beleza alta, que inaugurou mais de dez marcas internacionais de beleza de primeira linha. No futuro, JD. com continuará enriquecendo a marca de beleza e a escolha do produto ".
No novo ajuste de pessoal, a posição estratégica adicional de Kong Xiangy na beleza da moda é ainda mais alta, mas leva tempo para verificar se a impressão inerente da marca pode reverter a influência do JD na indústria da beleza.
Os insiders da indústria disseram aos repórteres que os negócios de beleza do JD.com fizeram um volume de som nos últimos anos. "Two -escolhe".No relatório financeiro do terceiro trimestre, o mistério do mar azul no terceiro trimestre,Marcas de beleza como Mani, Zu Malong, Shiseido, M.A.C Mei Keke se estabeleceram em JD.com e abriu a loja oficial da marca JD.com.
O repórter aprendeu que vários chefes de grupos de beleza internacionais têm diferentes formas de cooperação com o JD.com, mas estão mais fora do layout diversificado e não "colocam ovos em uma cesta".
O grupo Amore da Coréia do Sul disse aos repórteres: "A mudança digital é uma estratégia importante para o Oceano Pacífico Amore. Temos um layout constante em plataformas convencionais como TMall e JD.com, expandindo a marca e os produtos para garantir que o posicionamento da marca na plataforma é para ser o principal IP (por exemplo, 6.18, onze).
Comparado com outras plataformas, uma pessoa encarregada de uma beleza emergente local disse aos repórteres: "Existem muito poucos no JD.com, no máximo existem alguns canais de distribuição. Para novas marcas locais, é difícil abrir a situação no JD. Não é uma plataforma de 0 a 1.
Ela explicou aos repórteres que novas marcas e novos produtos começaram a construir e promover, e eles precisam ser usados como usuários e posicionamento do produto, mas é difícil para o JD.com fazer orientação de conteúdo, ao contrário de Douyin e Xiaohongshu , JD.com pode ser mais adequado para marcas que possuem produtos maduros, já têm uma certa reputação e precipitação do cliente.
Outro fundador de outra marca de beleza doméstica disse ao primeiro repórter financeiro: "Depois que a marca foi estabelecida no ano passado, abrimos a principal loja da Tmall e depois abrimos o número oficial em Douyin em junho deste ano. Como canal de trânsito, JD.com Também expandido na expansão da marca. Atenção aos recursos de posicionamento e logística do JD.com.
Para onde ir
A julgar pelo status quo do E -Commerce abrangente, JD.com e Ali estão atualmente enfrentando o dilema do tráfego.
Li Ming (um pseudônimo) do setor de eletrodomésticos disse a repórteres que o problema fundamental do JD.com é como obter um novo tráfego.Se o JD.com quiser lutar por um preço baixo, a fábrica de eletrodomésticos terá opiniões.O comércio e -comércio ao vivo é diferente da plataforma e -comércio de Jingdong.O JD.com é um atributo de vendas e o fabricante deseja ganhar dinheiro.Douyin e outras empresas de comércio eletrônico ao vivo são integradas com promoção, vendas, promoção e operação.Jingdong está enfrentando grupos de consumidores maduros, e Douyin está enfrentando jovens consumidores.A transmissão e compra ao vivo do JD.com não o fizeram, e eles ainda estavam buscando a transformação de um novo modelo de negócios.Entende -se que, após o ajuste do JD.com, o Xie Fan também é o chefe dos negócios de eletrodomésticos do JD.com e coopera com o negócio de JD.com. Grupo de negócios em casa de eletrodomésticos.
Li Ming acredita que as taxas de crescimento de JD.com e Ali diminuíram, enquanto Pinduoduo e Douyin cresceram rapidamente.Atualmente, muitos dos cartões de baixo preço estão vendendo muito.Espera -se que a competição de canais de varejo em 2023 seja ainda mais intensa.A cadeia regional substituirá o status de uma cadeia nacional.
Jingdong também percebeu a importância do mercado "baixo -preço".Na dupla guerra de onze onze deste ano, o JD.com enfatizou o crescimento de produtos de baixo custo.O JD.com disse que, por meio da profundidade, com marcas e comerciantes, trouxe um preço baixo para centenas de milhões de consumidores. As vendas de mais de 10%acima de 10%dobraram.
Ao enfrentar o desafio, o JD.com viu mudanças e estava tentando se conformar com as mudanças para mudar.
Por exemplo, diante de consumidores mais racionais, o JD.com também tentou lançar serviços mais econômicos.O CEO da JD XU LEI mencionou na conferência de Relatório Financeiro Telefone no segundo e terceiro trimestres que, sob a influência de fatores como a crise econômica, foram desafiadas as vendas da categoria de telefone celular da JD.com no segundo e terceiro trimestres.Portanto, no Double Eleven este ano, o JD.com também abriu um novo canal mais amigável para a compra de usuários com serviços antigos. Ano -o -ano.
No campo dos eletrodomésticos, com a atualização dos cenários de vendas, o JD.com também está tentando atender à nova tendência.Wu Xianjian, diretor assistente da Associação de Appliances Elétricos da China, disse a repórteres que a integração de eletrodomésticos e negócios de varejo doméstico é do lado da demanda para fornecer aos usuários uma compra de uma parada e um pacote de soluções para melhorar a qualidade e a eficiência .Além disso, na era 5G, as necessidades e as iterações do setor dos usuários estão mudando rapidamente, e o JD também precisa mudar para mudar e mudar rapidamente.
Dong Jingjing, diretor da marca da Ningbo You Intelligent Technology Co., Ltd., analisou aos repórteres que a integração de eletrodomésticos e indústria doméstica é uma tendência.Especialmente na indústria de aparelhos de cozinha, as empresas de eletrodomésticos de cozinha integraram empresas de cozinha, como armários e personalização de toda a casa.As empresas domésticas personalizadas também possuem os negócios de fundição de eletrodomésticos correspondentes.As famílias precisam ser personalizadas e o preço unitário é maior.O JD.com combina o negócio de varejo de eletrodomésticos e também está relacionado à baixa prosperidade do atual mercado de eletrodomésticos. brasileira roleta
Peng Xiandong, gerente geral da divisão GFK Dae Kang Dadian, disse a repórteres que, recentemente, o canal de varejo de eletrodomésticos mudou rapidamente, e a escala de plataformas sociais cresceu relativamente obviamente.O ajuste organizacional do JD.com é o primeiro a se adaptar ao atual setor de varejo;
De fato, o nível de política nacional deste ano também combina o consumo de eletrodomésticos com o consumo de eletrodomésticos pela primeira vez.Em agosto de 2022, os departamentos estaduais relevantes emitiram um aviso de promoção do plano de ação de desenvolvimento de alta qualidade para o setor de origem, promovendo a integração e inovação de eletrodomésticos, móveis, iluminação e produtos de hardware e cultivando a ecologia doméstica inteligente.Os analistas pensaram na época que isso foi um avanço na era imobiliária.
A avançada dos canais de varejo de eletrodomésticos também fez do mercado de materiais de construção uma força emergente para vendas de eletrodomésticos com alto nível.Como a Red Star Macalline, está abrindo ativamente uma grande loja com aparelhos inteligentes.De acordo com os dados do Relatório de Pesquisa da OVI Cloud (AVC), em julho de 2022, as vendas de eletrodomésticos nos canais de materiais de construção de alto end -end da China representavam 26,6%.
"JD combina o negócio de varejo de eletrodomésticos e não está surpreso".No distrito de Nansha, Guangzhou, JD.com, abriu uma casa de eletrodomésticos de 3.000 -Memter de Memante; Home Appliance Home Store.O fluxo de pessoas em lojas de varejo offline diminuiu, o que não pode apoiar os custos de aluguel.Os consumidores que desejam renovar também estão considerando a geladeira e outros considera que as vendas de eletrodomésticos. .
No geral, o JD.com enfrenta o desafio de canais emergentes no campo dos eletrodomésticos em sua vantagem tradicional, mas também pode ser visto que o JD.com está mudando através de cenários de consumo, mas para os maiores custos de aquisição de clientes do abrangente A plataforma de comércio e proposta pelos fabricantes, pode não haver uma boa solução.
Por exemplo, na indústria de bebidas, diferentemente de outras categorias, os fabricantes de bebidas alcoólicas são mais fortes.O campo da beleza é um campo de desenvolvimento ativo no JD nos últimos anos, mas para muitas marcas emergentes, o JD.com ainda não é a primeira escolha. mais esforço.
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