Estudantes de estágio que são "vendidos" na fábrica
O conteúdo do estágio não tem nada a ver com o profissionalismo dos alunos e o recrutamento oficial de "diferencial pago" do funcionário oficial.
Às 7:30 da manhã, o alarme ecoou no dormitório de dez pessoas.Levante -se, lavando, agarrando o cabelo aleatoriamente, Du Liming entrou na oficina.Aqui, sua identidade é um carregador de placa -mãe em uma linha de fabricação de telefones celulares em Dongguan, Guangdong.Há uma semana, ele era um estudante júnior no Lanzhou Vocational College de Línguas Estrangeiras Meses de "estágio de turbina de topo".
Os alunos são obrigados a trabalhar pelo menos 12 horas por dia, mas faça a linha de montagem onde não têm nada a ver com seus cursos.Du Liming e seus colegas de classe queriam escapar, mas foram informados pela escola de que seriam punidos pela escola sozinhos, e não conseguiam nem conseguir um diploma.
Mergulhado entre escolas e fábricas, todos os sinais fizeram com Du Liming e seus colegas de classe confundidos com o "estágio".
Du Liming sentiu que eles foram "vendidos" pela escola.
Não posso se esconder do estágio sul
Antes do festival de meados do boato, Li Hui, um estudante sênior do major de contabilidade do Lanzhou Estranget Languages Facational College of estrangeiro, recebeu um aviso da escola: para organizar todos para o estágio em todo o sul para lembrar a todos que Colete o festival de bagagem.Os alunos anteriores disseram a eles que, de acordo com sua experiência, os destinos de estágio são as oficinas de algumas fábricas eletrônicas.
De acordo com as informações públicas, o Lanzhou Pro vocational College of Exterior Languages é uma escola particular com três anos de sistemas acadêmicos e 24 cursos.
Du Liming, que também estudou no primeiro ano, queria tirar proveito deste semestre menos do que este semestre, relatou uma agência de tutoria off -campus para revisar e se preparar para o teste de "promoção especial" na próxima primavera. Fora, o professor da escola encontrou uma "reunião de mobilização" para estudantes que não queriam estar no estágio para convencer todos a participar de estágios coletivos. baixar jogos grátis
Durante o período, alguns estudantes encontraram uma assinatura de trabalho do contrato de três partidas e relutava em ir para a área estrangeira. o estágio. "Deixe todos obedecer ao acordo escolar.
Antes da partida, o Lanzhou Profocational College of estrangeiro organizou uma foto coletiva de professores e alunos. base "ou" Envie calorosamente um certo aluno para Guangdong para emprego e emprego ". O banner sorriu.
Dessa forma, Li Hui, Du Liming e centenas de estudantes juniores de diferentes cursos da mesma escola, assinaram as palavras "assinar voluntariamente para confirmar e obter todo o consentimento dos pais" na "carta de compromisso" fornecida pela escola Mais tarde, sob a liderança do professor da escola, ele partiu da estação ferroviária de Lanzhou e foi para o sul para Kunshan, Nanjing, Huizhou e Dongguan, e iniciou uma carreira de "estágio" desconhecida.
Trabalhador da linha de montagem
Após 23 horas e 12 minutos, o assento duro, Jia Zhiyong, que estava em gestão financeira, chegou à estação ferroviária de Nanjing às 10:30 da manhã 22.Depois de sair do trem, não demore por um momento."Esta não é a fábrica que o professor disse, é um intermediário".Jia Zhiyong disse que aqui eles assinaram um "contrato de estágio de três partes" com a fábrica como o contrato de estágio "de três partes do tipo de parte".
Jia Zhiyong lembrou que seu lote de estudantes partindo no final de setembro, com intermediários ou acordos de assinatura de fábrica, foram em março de 2017, com um período de estágio de 6 meses.Para ser preciso, Jia Zhiyong e seus ex -alunos são "estágios".De acordo com os documentos relevantes do Departamento de Educação, o "estágio principal" refere -se a atividades que têm a capacidade de trabalhar de forma independente em posições práticas na posição de estágio correspondente para participar do trabalho real de forma relativamente independente.
Naquela noite, eles moravam no dormitório de "Ruiyi Optoelectronics (Nanjing) Co., Ltd.".As fotos fornecidas por Jia Zhiyong mostraram que seu dormitório estava pavimentando para cima e para baixo, e dez pessoas compartilhavam um quarto. .
O conteúdo do estágio é das 8h às 23h30 da linha de produção.As máquinas que trabalham e a repetição da linha de montagem são apenas meia hora para o almoço e o jantar.
A outra equipe de "estágios de primeira linha" também encontrou o mesmo.Em 19 de setembro, Du Liming partiu da estação ferroviária de Lanzhou e pegou um trem de 42 e 30 minutos para Dongguan.O que é um pouco diferente é que Du Liming viu o conteúdo relevante de "transmissão por meio de 'bilhões de estados', estágio da PU Lian Technology Co., Ltd. Os alunos também estavam sendo preenchidos na palavra "estudante de Yibang" está marcado.
Mas o mesmo é que os alunos que vão para Dongguan também entraram em uma fábrica."Meu trabalho diário é sentar ao lado da mesa de operações e contar alguns fios que não sabem o nome. Coloque o número de coisas boas em uma caixa de acordo com o número especificado na fábrica. Segurando a cabeça e repetindo" . "Du Liming estava sempre cansado e não podia se levantar:" Só queira se deitar e dormir no lugar ". baixar jogos grátis
Du Liming disse ao The Beijing Youth Daily Reporter que essa fábrica não poderia tocar telefones celulares ou falar ao entrar na fábrica ao entrar na fábrica."Dez horas por dia, muitas pessoas não suportam, dizendo ao professor ao professor que não quer mais fazer isso, mas o professor disse que" eu não aceitei a escola quando voltei para a escola e Eu não conseguia obter o certificado de graduação.
A escola nega estágios obrigatórios
No entanto, alguns estudantes "se esconderam" através deste grupo de estágios ao sul.Ao contrário de Du Liming, que está se candidatando a uma agência de tutoria off -campus, os alunos que se candidataram à aula de "promoção" que se candidataram a esta escola podem adiar o "estágio" e esperar até o exame em março de 2017 antes de fazer acordos. Ele só pode ser enviado à agência de aconselhamento da escola.Além disso, os alunos que não podem ir ao "estágio" são estudantes com "grandes doenças".
Du Liming também ouviu que muitos estudantes "escaparam de estágios" no ano passado foram "punidos" no final.
Devido às preocupações de "incapazes de fazer negócios", Du Liming não se atreveu a violar o acordo de estágio e não se atreveu a deixar seus pais saber sua situação.
No final de setembro, o tópico de "Escola forçou o estágio dos alunos" rapidamente fermentou no final da rede.Em 21 de setembro, o Lanzhou Pro vocational College of estrangeiro emitiu uma "declaração" duas vezes em seu site oficial.Quando a escola emitiu um comunicado sobre o "estágio de estudante de pós -graduação de 2017", a escola citou os "regulamentos sobre a administração da administração de estágios dos alunos da Escola Profissional", que citou o Ministério da Educação, apontou que "os estágios geralmente são seis meses ", e disse que a faculdade formulou" os alunos com base nesse aluno.
No comunicado, a escola também afirmou que "os alunos que participaram das atualizações do segundo ano da faculdade podem ser adiadas para o estágio após o exame do teste". .
O repórter da Pequim diariamente notou que os "regulamentos sobre a administração do estágio dos alunos de escolas profissionais" afirmavam claramente que quando as escolas profissionais providenciavam para os estágios dos alunos ", as posições de estágio deveriam cumprir as metas de treinamento profissional e são semelhantes às contrapartes profissionais ou alunos aprendido."No entanto, a escola envolvida no comunicado não explicou na declaração de que alguns estudantes levantaram a questão de "trabalho e os principais estudos".
No dia 24, um repórter do Pequim Daily chamou o Departamento de Educação da Provincial de Gansu como estudante dos estudantes. "Outras questões ilegais."
O diretor Zhang disse que, de acordo com os regulamentos relevantes, as escolas profissionais organizaram que os alunos deveriam tentar estar relacionados aos principais alunos aprendidos pelos alunos.
Os estudantes de estágio são "diferentes pagos dos mesmos trabalhadores"
Além da linha de montagem chata para o trabalho e as preocupações de "incapazes de fazer negócios", Du Liming ainda tem perguntas: por que você faz o mesmo que os trabalhadores, mas os salários são diferentes?Muitos estudantes de estágio revelaram ao The Beijing Youth Daily Reporter que assinaram um acordo com o intermediário em nome de "pós -estágio", trabalharam 8 horas por dia, se ofereceram para trabalhar horas extras por 2 horas e depois obedeceram aos acordos de fábrica.No entanto, os estudantes disseram que "na verdade eles trabalham por pelo menos 12 horas por dia", o salário básico de 1.650 yuan a 1.800 yuan por mês pode ser obtido no máximo 3.000 yuan.Mas eles descobriram que os funcionários oficiais que trabalham no mesmo post são de 5.000 yuan, a 6.000 yuan por mês.
De acordo com os "regulamentos sobre a administração do estágio dos alunos da Escola Profissional", a unidade de estágio que recebe o estágio dos alunos deve determinar razoavelmente a recompensa do pós -estágio. alunos.
Vários estudantes que foram a Nanjing para o estágio lembraram que, embora o Partido A fosse "Ruiyi Optoelectronics (Nanjing) Co., Ltd. Co., Ltd. (o seguinte é referido como Suzhou Zhucheng).
No dia 24, Suzhou Zhucheng, um membro da equipe da Wang, confirmou que, em 22 de setembro, a empresa recebeu mais de 60 estudantes do Lanzhou Vocational College of Exterior Languages.A Ruiyi Optoelectronics (Nanjing) Co., Ltd., também reconheceu que o Lanzhou Pro vocational College of Exterior Languages enviou recentemente um grupo de estudantes de estágio para a fábrica por meio de um intermediário.
A equipe do sobrenome de Zhu Cheng, Suzhou, também revelou que, de acordo com as práticas da indústria, ele assinou um acordo relevante com o professor do Colégio Vocacional de Línguas Estrangeiras de Lanzhou: de acordo com o número de estudantes "propostos" 300 yuan de deí O salário mensal de cada aluno para a escola e "mas isso é impossível contar aos alunos".
O repórter do Pequing Daily aprendeu que os "regulamentos sobre a administração dos estágios dos alunos da escola profissional" estipula claramente que "escolas profissionais e unidades de estágio não devem coletar depósitos de estágio, comissão de remuneração pós -trabalho, taxas de administração ou outras formas de custos de estágio. "
O repórter da juventude de Pequim pediu à escola no dia 23 para pedir à escola que "assine um acordo com a agência de recrutamento e desenhasse uma comissão".
Nesse sentido, a pessoa encarregada do Departamento de Educação Privada do Departamento de Educação da Provincial de Gansu disse que, de acordo com os regulamentos relevantes, a escola é estritamente proibida de assinar o acordo relevante com a unidade de estágio através do intermediário. A escola será investigada e punida de acordo com os regulamentos.Em relação à questão de "recompensas diferentes" e "escolas suspeitas de serem extraídas através dos alunos" mencionados pelos estudantes, a pessoa responsável disse que, se essas evidências forem dominadas, a escola será suspeita de ilegal.
Falta de pessoas de fábricas e "trabalhadores migrantes de estágio"
Escolas, intermediários, fábricas e reviravoltas, Du Liming sentiu que ele foi "vendido" para a fábrica pela escola como objetos.
Chen Qi, um intermediário que alegou ser o despacho trabalhista de dezenas de fábricas eletrônicas em Huizhou, disse ao Pequim diariamente que, nos últimos anos, eles cooperaram com várias escolas profissionais para exportar estudantes para muitas fábricas eletrônicas em Huizhou.Segundo Chen Qi, a fábrica eletrônica sempre foi difícil de recrutar trabalhadores de longo prazo devido ao trabalho cansado e ao baixo salário, mas à grande demanda do mercado.Por outro lado, trabalhadores temporários e estagiários se tornam a "primeira escolha" desses workshops de linha de montagem que não exigem conteúdo técnico.Entre esses "preferidos", Chen Qi mais entrou em contato com o grupo de estágio de várias escolas profissionais para "pós -estágios".
Uma pessoa encarregada de um intermediário em Suzhou, Changzhou, Wuxi e outros lugares também disse que, nos últimos anos, através de escolas profissionais, apenas uma empresa pode transportar dezenas de milhares de estudantes para a fábrica a cada ano. A fábrica para seis ou setecentos estudantes em um dia.
A afiação do intermediário ao mercado não é encontrar.O ditado que "a fábrica não tem pessoas" foi mencionada continuamente em todas as partes do sul nos últimos anos.A dificuldade de usar trabalhadores e recrutamento está concentrada principalmente em cidades grandes e médias nas áreas costeiras do sudeste.Tomando Guangdong como exemplo, nos últimos três anos, os dados do Departamento de Recursos Humanos e da Província de Guangdong mostram que, após o festival da primavera, as empresas da província terão um fenômeno de amplificação de lacunas de trabalho de curto prazo. é constantemente cuidar, da qual "a grande lacuna geralmente é eletrônica, móveis, roupas, brinquedos etc.".E essas são as posições de Du Liming, Jia Zhiyong e Liu Hui.
"Factory Falta of pessoas" significa "oportunidades de negócios" para agências de despacho de trabalho e algumas escolas profissionais.De acordo com a prática, antes dos estágios dos alunos, a escola os encontrará para falar sobre o salário das empresas, cada aluno e a comissão obtida pela escola.
Um intermediário que frequentemente apresentava os alunos para ir ao estágio da fábrica disse ao Pequim diariamente que "os salários dos estagiários em geral são baixos, de 14 a 15 yuan por hora, deduzindo o dia de descanso, o salário de um mês está entre 2500 e 4.500 yuan", mas Os alunos geralmente não podem ficar "cheios".A escola pode ser usada como comissão de "levar de 1 a 2 yuans por hora de salários por hora".
O intermediário disse que a agência assinou um acordo com a escola e os alunos e assinou um contrato de cooperação com a escola, o que indica quantas comissões para sua escola."No contrato assinado pelo aluno".
As melhores escolas de estágio dos alunos serão confirmadas por Chen Qi, e ele chama isso de "regra oculta".Chen Qi calculou um relatório ao repórter do Pequim diariamente: "Contando horas extras, um aluno pode trabalhar 280 a 320 horas por mês. 280 a 320 yuan por mês. baixar jogos grátis
Nas regras de três jogos de intermediários, escolas e fábricas, a escola não precisa pagar nenhuma taxa ao intermediário.Um funcionário intermediário disse ao The North Youth Daily Reporter que recrutando estágios dos estudantes, a fábrica dará à agência um salário de "15 yuan por pessoa por pessoa" como um indicador.Na parte da Comissão da Escola, o intermediário geralmente oferece aos alunos um salário de 13 yuan/hora, e o preço de 2 yuan é a taxa intermediária.
Sob tais camadas de "descascamento", os intermediários e as escolas obtêm seus próprios lucros, e todo esse dinheiro vem do trabalho dos estudantes de "estágio principal".
Chen Qi disse ao repórter de Pequim diariamente que ele costumava ouvir que havia estudantes na linha de montagem como "amargo e cansado", mas ele sentiu que os alunos nas escolas profissionais "não eram pequenas". Um mês.
(Os requisitos do objeto de entrevista, alguns personagens deste artigo usam um pseudônimo)
Esta edição/repórter Zhang Ya, um repórter Zhang Xiangmei
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com