O ensino de Sociologia no Brasil

Entrevista com Ileizi Luciana Fiorelli Silva

  • Ileizi Luciana Fiorelli Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Marcelo Pinheiro Cigales Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

Entrevista com a professora doutora Ileizi Luciana Fiorelli Silva sobre o ensino de Sociologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ileizi Luciana Fiorelli Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), é professora associada na Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde desenvolve, desde 1990, uma série de ações acadêmicas e políticas para a profissionalização do ensino das Ciências Sociais no Brasil. Atuou na realização do primeiro Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (Eneseb), em 2009, evento que acontece a cada dois anos e, em 2021, acontecerá sua sétima edição. Líder do Grupo de Pesquisa “Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia” (Lenpes), com registro no CNPq, e membro do Comitê de Pesquisa CP18 – Ensino de Sociologia, da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).

ileizisilva@hotmail.com

Marcelo Pinheiro Cigales, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB). Líder do Grupo de Pesquisa “Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez”, com registro no CNPq, e coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) interdisciplinar entre História e Sociologia da UnB.

marcelo.cigales@gmail.com

Referências

BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classes, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

BERNSTEIN, Basil. Pedagogy, symbolic control and identity: theory, research, critique. Lanham: Rowman; Littlefield, 2000.

BERNSTEIN, Basil. A pedagogização do conhecimento: estudos sobre recontextualização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 120, p. 75-110, nov. 2003.

SILVA, Ileizi. Das fronteiras entre ciência e educação escolar: as configurações do ensino das Ciências Sociais, no estado do Paraná (1970-2002). 2006. Tese (doutorado em Sociologia) – Universidade de São Paulo (USP), Brasil, 2006.

SILVA, Ileizi; ALVES NETO, Henrique. O processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil e a Sociologia (2014 a 2018). Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 13, n. 2, p. 262-283, maio/ago. 2020.

SILVA, Ileizi; GONÇALVES, Danyelle Nilin (Orgs.). A Sociologia na educação básica. São Paulo: Annablume, 2017. 404p.

Publicado
24-09-2021
Seção
Espaço Aberto