Espaços de formação docente na perspectiva de cursos de licenciatura em Ciências Naturais ou da Natureza

  • Ana Júlia Pedreira Universidade de Brasília (UnB)
  • Jeane Cristina Gomes Rotta Universidade de Brasília (UnB)
  • Delano Moody Simões da Silva Faculdade UnB de Planaltina (FUP)
Palavras-chave: estágio supervisionado, formação de professores, Programa de Residência Pedagógica, Pibid

Resumo

Artigo de revisão sobre como as licenciaturas em Ciências Naturais ou da Natureza (LCN) concebem os espaços educacionais formativos em seus estágios supervisionados, além de verificar quais espaços formativos são previstos para a realização do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP), no âmbito desses cursos. Foram analisados os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) disponibilizados nos sítios de 13 cursos de LCN e todos os editais da Capes referentes ao Pibid e ao PRP. Os PPCs atendem à atual carga horária de estágio supervisionado e o concebem como um espaço no qual o futuro professor poderá conhecer e refletir sobre o seu ambiente de atuação profissional. Em cinco PPCs, a oferta de estágio pode acontecer em ambientes educacionais diferentes do espaço escolar. O Pibid e o PRP valorizam a escola como local de formação, mas em ambos há indicação de objetivos que possibilitam buscar espaços alternativos para complementar as vivências na educação básica. Diante disso, é necessário construir uma discussão acadêmica sobre o papel desses espaços na formação dos futuros professores.

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Biografia do Autor

Ana Júlia Pedreira, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB); docente do Núcleo de Educação Científica (NECBio) do Instituto de Biologia da UnB; membro do grupo de pesquisa: Estágio Supervisionado de Ensino e Formação de Professores de Ciências – UnB.

Jeane Cristina Gomes Rotta, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Ciências, professora associada da Universidade de Brasília (UnB), atua com formação inicial e continuada na formação de professores de Ciências, coordena o projeto de extensão “O Ensino de Ciências
e o Desafio da Aproximação Universidade-Escola” e o Lapec I, laboratório que desenvolve atividades de pesquisa em ensino de Ciências e extensão junto às escolas básicas de Planaltina e região e os licenciandos do curso de Ciências Naturais.

Delano Moody Simões da Silva, Faculdade UnB de Planaltina (FUP)

Doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB), professor do curso de licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade UnB de Planaltina (FUP), professor do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UnB (PPGEduC-UnB) e líder do grupo de pesquisa Estágio Supervisionado de Ensino e Formação de Professores de Ciências.

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Publicado
02-02-2023
Seção
Enfoque - Qual é a questão?