Estágio supervisionado do curso de Pedagogia: experiências de articulação com disciplinas de Metodologia no ensino de Ciências

Palavras-chave: estágio supervisionado, relação teoria-prática, formação inicial

Resumo

O estágio supervisionado e seu lugar no currículo têm se mostrado fundamentais no processo de formação docente, articulando educação básica, universidade e seus sujeitos (professores e estudantes). Uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso foi realizada com o objetivo de discutir concepções, práticas, saberes e fazeres do estágio supervisionado como espaço de articulação curricular e da relação entre teoria e prática na formação inicial de professores. Das 16 entrevistas realizadas com professores em formação inicial e em serviço, foram selecionadas 4 de sujeitos em formação inicial, nas quais ficou evidenciado que o estágio é, simultaneamente, ponto de referência, de convergência e de articulação entre teoria e prática. Portanto, inseridos nos espaços da prática, os docentes em formação confrontam-se com questionamentos – como fazer, o que fazer, como conduzir – os quais devem ser debatidos no campo das mais diversas disciplinas nas licenciaturas, possibilitando que as metodologias sejam práticas reflexivas sobre o contexto de sala de aula e não dissociadas das discussões teóricas sobre o ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Briccia, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutora em Educação, é professora titular do Departamento de Ciências de Educação (DCIE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, estado da Bahia, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) dessa Universidade, e líder do Grupo de Pesquisa em Alfabetização Científica (Grupac).

Joelson Alves Onofre, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorando em Educação na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), é professor assistente do Departamento de Ciências da Educação (DCIE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, estado da Bahia.

Maria Victoria Urrego Marmolejo, Colegio Hispanoamericano, Colombia

Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), professora e chefe do departamento de Ciências Naturais do Colegio Hispanoamericano, em Cali, Valle del Cauca, Colombia.

Rosenaide Pereira dos Reis Ramos, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é professora titular do Departamento de Ciências da Educação (DCIE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, estado da Bahia.

Referências

ABREU, F. O estágio curricular supervisionado como possibilidade de pesquisa na formação de educadores. In: D’ÁVILA, C. M.; MELO, R. (Org.). O estágio curricular supervisionado na formação de professores e pedagogos: entre a realidade e o devir. Curitiba: CRV, 2014. p. 31-40.

ASSAI, N. D. S.; BROIETTI, F. C. D.; ARRUDA, S. M. O estágio supervisionado na formação inicial de professores: estado da arte das pesquisas nacionais na área de Ensino de Ciências. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, p. 1-44, e 203517, 2018.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Conselho Pleno (CP). Resolução nº 2, de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 02 jul. 2015. Seção 1, p. 8-12.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Conselho Pleno (CP). Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 abr. 2020. Seção 1, p. 46-49.

BRICCIA, V.; CARVALHO, A. M. P. Competências e formação de docentes dos anos iniciais para a educação científica. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 18, n. 1, p. 1-22, jan./abr. 2016.

CAMPOS, N. F.; SCARPA, D. L. Que desafios e possibilidades expressam os licenciandos que começam a aprender sobre ensino de ciências por investigação? Tensões entre visões de ensino centradas no professor e no estudante. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 18, n. 2, p. 727-759, ago. 2018.

CARVALHO, A. M. P. Uma metodologia de pesquisa para estudar os processos de ensino e aprendizagem em salas de aula. In: SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M. (Org.). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2011. p. 13-47.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. O saber e o saber fazer do professor. In: CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006. p. 107-124.

D’ÁVILA, C. M. Implicações do estágio curricular supervisionado sobre a identidade profissional docente. In: D’ÁVILA, C. M.; MELO, R. (Org.). O estágio curricular supervisionado na formação de professores e pedagogos: entre a realidade e o devir. Curitiba: CRV, 2014. p. 17-29.

D’ÁVILA. C. M. A didática nas Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a formação de professores da Educação Básica: impasses, desafios e resistências. Revista Cocar, Belém, n. 8, p. 86-101, jan./abr. 2020. Edição Especial.

GHEDIN, E.; OLIVEIRA, E. S.; ALMEIDA, W. A. Estágio com pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015.

GIL-PÉREZ, D.; CARVALHO, A. M. P. Dificultades para la incorporación a la enseñanza de los hallazgos de la investigación e innovación en didáctica de las ciencias. Educación Química, Ciudad de Mexico, v. 11, n. 2, p. 244-251, abr./jun. 2000.

LIMA, M. S. L. Reflexões sobre o estágio/prática de ensino na formação de professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 8, n. 23, p. 195-205, jan./abr. 2008.

LOUCKS-HORSLEY, S. et al. Designing professional development for teachers of science and mathematics. Thousand Oaks, CA: Corwin, 2010.

MARMOLEJO, M. V. U. Teoria-práctica en la formación de profesores de Ciencias, una retroalimentación entre Brasil y Colombia. 2019. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2019.

MORAES, D. R. S.; BORSSOI, B. L. Estágio curricular como eixo articulador nos cursos de formação inicial e continuada de professores(as): docência como base. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 5, n. 1, p.71-84, jan./abr. 2019.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez. 2017.

PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 17-52.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

Publicado
02-02-2023
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?