O poder do faz de conta e a experiência narrativa das crianças: inspirações da obra de Vivian Gussin Paley

  • Gilka Girardello Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Palavras-chave: educação infantil; narração de histórias; Vivian Gussin Paley

Resumo

Ensaio sobre a obra da educadora estadunidense Vivian Gussin Paley (1929- 2019), reconhecida internacionalmente por seus diversos livros dedicados à brincadeira, à fantasia e à criação narrativa em ambientes de educação infantil. Por meio de comentários sobre seus livros e palestras, são apresentadas reflexões a respeito de algumas das principais contribuições dessa autora para uma educação de crianças pequenas que valorize a imaginação e a liberdade do faz de conta, entendidos como aspectos imprescindíveis para sua formação como sujeitos. Entre os diversos temas associados a esse horizonte geral, destaca-se a sua metodologia para promover a criação de histórias significativas por parte das próprias crianças e o caráter dialógico da textura narrativa que se busca criar, em um entremeio das histórias inventadas pelas crianças com as histórias inventadas pela professora especificamente para aquele contexto, apostando na construção de comunidades em um sentido profundo. Conclui-se identificando, nas obras analisadas, as dimensões que vemos como mais potentes inspirações para o trabalho cotidiano na educação infantil no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilka Girardello, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ligada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (CNPq/UFSC).

gilkagirardello@gmail.com

Referências

BRUNER, J. A cultura da Educação. Tradução de Marcos Domingues. Porto Alegre: Artmed, 2001.

COOPER, P. M. Literacy learning and pedagogical purpose in Vivian Paley’s ‘storytelling curriculum’. Journal of Early Childhood Literacy, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 229-251, Dec. 2005.

CORSARO, W. A. Sociologia da Infância. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

EGAN, Kieran. The educated mind: How cognitive tools shape our understanding. Chicago: The University of Chicago Press, 1997.

GIRARDELLO, G. E. P.: SOUZA, R. C. A brincadeira narrativa como eixo do trabalho docente: inspirações a partir de Vivian Paley. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. 41, p. 31-46, jan./jul. 2020.

GREENE, M. Releasing the imagination: essays on Education, the Arts and Social Change. San Francisco: Jossey-Bass, 1995.

JEAN, G. Los senderos de la imaginación infantil: los cuentos, los poemas, la realidad. Mexico: Fondo de Cultura Económica, 1990.

LEE, T. Princesses, dragons and helicopter stories: storytelling and story acting in the early years. New York: Routledge, 2004.

PALEY, V. G. The boy who would be a helicopter: the uses of storytelling in the classroom. Cambridge: Harvard University Press, 1991.

PALEY, V. G. The boy on the beach: building community through play. Chicago: The University of Chicago Press, 2010.

PALEY, V. G. A child’s work: the importance of fantasy play. Chicago: The University of Chicago Press, 2005.

PALEY, V. G. How can we study the narrative of play, when the children are given so little time to play? Talk, Chicago, Mar. 2015. Available in: <https://youtu.be/fbGZfDLphVs>. Acess in: 1 Mar. 2021.

PALEY, V. G. Conversations with young children: fantasy, friendship, fairness and other urgent topics on every child’s mind. Talk at Wonderplay Conference 2008, New York, Nov. 2008. Available in: <https://youtu.be/wWxYRkmHNXM>. Acess in: 1 Mar. 2021.

PALEY, V. G. You can’t say you can’t play. Cambridge: Harvard University Press, 1992.

SOUZA, R. C. de. Brincando com histórias: um estudo sobre Vivian Gussin Paley e seu “menino helicóptero”. 2018. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação). – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

Publicado
03-05-2021
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?