Contação lúdica e interativa: um cotidiano de arte e expressividade na creche

Palavras-chave: educação infantil; literatura infantil; linguagens expressivas.

Resumo

O artigo traz reflexões sobre as experiências dos bebês com as linguagens expressivas e se origina de uma pesquisa em nível de doutorado que analisou relações dos bebês com os livros no contexto da creche. A etnografia foi a escolha metodológica e se deu pelo desejo de assumir os bebês como partícipes do processo da pesquisa, a fim de dar visibilidade ao modo como se relacionam com as linguagens expressivas, sobretudo com os livros. Nas análises, dá-se visibilidade às possibilidades de os bebês “entrarem em cena” e darem continuidade “ao espetáculo”, ao interagirem com os elementos cênicos que constituem a contação de história com outros contornos, ou seja, uma contação lúdica e interativa observada no campo de pesquisa. As cenas apresentadas buscam apontar possibilidades de os bebês construírem novos arranjos narrativos e cênicos com brinquedos e cenários da história, sendo essa também uma forma de privilegiar e garantir que os bebês se relacionem com as linguagens artísticas e expressivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Gonçalves, Faculdade Municipal da Palhoça (FMP)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é professora colaboradora do curso de Pedagogia da Faculdade Municipal da Palhoça (FMP) e professora colaborada no curso de Pedagogia na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc/Cead).

feegoncalves@gmail.com

Márcia Buss-Simão , Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é professora nessa universidade no Departamento de Estudos Especializados em Educação (UFSC/EED). Realizou estágio pós-doutoral de 2012 a 2013 na UFSC.

marcia.simao@gmail.com

Eliane Santana Dias Debus, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com pós-doutorado na Universidade do Minho (PT), é professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando no Departamento de Metodologia de Ensino, no Programa de Pós- Graduação em Educação e no programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução.

elianedebus@hotmail.com

Referências

BAPTISTA, M. C.; BELMIRO, C. A.; GALVÃO, C. Educação infantil e gênese do processo de construção do leitor. In: DEBUS, E.; JULIANO, D. B.; BORTOLOTTO, N. (Org.). Literatura infantil e juvenil: do literário a outras manifestações. Tubarão: Copiart, 2016.

BARBIERI, S. Interações: onde está a arte na infância? São Paulo: Blucher, 2012.

BARBOSA, M. C. S. Tempo e cotidiano: tempos para viver a infância. Leitura: teoria & prática, Campinas, v. 31, n. 61, p. 213-222, nov. 2013.

BARROS, M. de. Memórias inventadas: as infâncias de Manoel de Barros. São Paulo: Planeta do Brasil, Alfaguara, 2010.

BONNAFÉ, M. Los libros, eso es bueno para los bebes. Barcelona: Oceano Travesía, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura (MEC). Câmara da Educação Básica (CEB). Resolução no 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Disponível em: <http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf>. Acesso em: 8 mar. 2021.

BUSS-SIMÃO, M. Experiências sensoriais, expressivas, corporais e de movimento na Educação Infantil. In: MORO, C.; VIEIRA, D. M. (Org). Leituras em educação infantil: contribuições para a formação docente. Curitiba: Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar da Universidade Federal do Paraná, 2019. p. 53-88.

BUSS-SIMÃO, M.; ROCHA, E. A C. Nota crítica sobre a composição de pedagogias para a educação infantil. Em Aberto, Brasília, DF, v. 30, n. 100, p. 83-93, set./dez. 2017.

DEBUS, E. Festaria de brincança: a leitura literária na educação infantil. São Paulo: Paulus, 2006.

FERREIRA, M.; NUNES, A. Estudos da infância, antropologia e etnografia: potencialidades, limites e desafios. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 20, n. 41, p. 103-123, jan./abr, 2014.

FRABBETTI, R. A arte na formação de professores de crianças de todas as idades: o teatro é um conto vivo. Revista Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2, p. 39-50, mai./ago. 2011.

GOELZER, J.; LÖFFLER, D. E se chapeuzinho não fosse vermelho? Um olhar sobre as linguagens infantis. In: CANCIAN, V. A.; GALLINA, S. F. da S.; WESCHENFELDER, N. V. (Orgs.). Pedagogias das infâncias, crianças e docências na educação infantil. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2016. p. 227-240.

GONÇALVES, F. As palavras e o seus deslimites: a relação dos bebês com os livros na Educação Infantil. 2019. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

GRAUE, M. E.; WALSH, D. Investigação etnográfica com crianças: teorias, métodos e ética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

INFANTINO, A.; ZUCCOLI, F. A arte e as crianças caminhos a explorar, linguagens a experimentar e um mundo todo à espera de ser descoberto. In: CANCIAN, V. A.; GALLINA, S. F. da S.; WESCHENFELDER, N. (Orgs.). Pedagogias das infâncias, crianças e docências na educação infantil. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2016. P. 179-192.

KRAMER, S. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 116, p. 41-59, jul. 2002.

LE BRETON, D. As paixões ordinárias: antropologia das emoções. Petrópolis: Vozes, 2009.

OLIVEIRA, M. E. de; STOLTZ, T. Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky. Revista Educar, Curitiba, n. 36, p. 77-93, 2010.

PAIVA, Ana Paula. Um livro pode ser tudo e nada: especificidades da linguagem do livro-brinquedo. 2013. 736 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

PARREIRAS, N. Do ventre ao colo, do som à leitura: livros para bebês e crianças. Belo Horizonte: RHJ Livros, 2012.

REYES, Y. A casa imaginária: leitura e literatura na primeira infância. São Paulo: Global, 2010.

RIZZOLI, M. C. Literatura com letras e sem letras na educação infantil do Norte da Itália. In: FARIA, A. L. G.; MELLO, S. A. (Orgs.). Linguagens infantis: outras formas de leitura. Campinas: Autores Associados, 2009.

ROCHA, E. A. C. Por que ouvir as crianças? Algumas questões para um debate científico multidisciplinar. In: CRUZ, S. H. (Org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008.

SCHMITT, R. V. As relações sociais entre professoras, bebês e crianças pequenas: contornos da ação docente. 2014. 282 f. Tese (Doutorado em Educação). Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

Publicado
28-04-2021
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?