Propomos, por meio da produção de autoras e autores de distintas disciplinas e regiões do Brasil e de Portugal, dar visibilidade a estudos e pesquisas que analisam políticas e projetos de intervenção que consideram os modos de vida das crianças urbanas, os espaços que frequentam, a participação cidadã, os deslocamentos e as desigualdades, entre os muitos fatores relacionados com a educação. Pretendemos, neste número da revista Em Aberto, retratar como os diversos contextos interferem nas interações desse grupo com a cidade em que vive, além de destacar metodologias de pesquisa, experiências participativas de planejamento urbano e intervenções socioespaciais com crianças. A recente abordagem interdisciplinar que as infâncias vêm recebendo, especialmente nos campos da educação, do planejamento urbano, da sociologia, da antropologia, da geografia, entre outros, salienta a riqueza e reafirma a relevância desse debate. Reitera, ainda, a distinção entre os modos de vida infantis urbanos de acordo com a inserção social das crianças e suas famílias.



Publicado: 08-03-2024

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