O exercício docente na visão de futuros professores: um olhar a partir de situações internalizadas na Igreja

  • Márcia Regina do Nascimento Sambugari Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Palavras-chave: formação docente, habitus, religião

Resumo

Numa abordagem qualitativa, como procedimento metodológico para levantamento de informações, utilizou-se a escrita de carta por alunos ingressantes no curso de Pedagogia de 2017 a 2020, de uma instituição de ensino superior (IES) de Mato Grosso do Sul. Os dados foram organizados com base na análise de conteúdo, trazendo os indícios relativos à influência da Igreja no percurso dos futuros professores. Numa perspectiva sociológica bourdieusiana, evidencia-se que os estudantes, ao chegarem ao curso de Pedagogia, possuem disposições instaladas como parte do habitus acerca da docência, que vai sendo incorporado por meio de seus percursos de vida e de escolarização. As análises permitem verificar a presença forte da religião na trajetória desses futuros docentes, seja por meio de práticas de algumas professoras que traziam suas crenças para a escola, ou pela vivência na Igreja. O estudo indica a necessidade de os cursos abrirem espaços para que os futuros professores narrem suas trajetórias para compreender como as disposições religiosas têm influenciado os modos de ver a profissão, bem como para contribuir para/na reestruturação desses modos de ver o exercício docente.

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Biografia do Autor

Márcia Regina do Nascimento Sambugari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é professora associada III da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no campus do Pantanal (CPAN), Corumbá-MS. Atua no curso de Pedagogia e no mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (CPAN/UFMS) e desenvolve pesquisa e extensão sobre as seguintes temáticas em contextos escolares e não escolares: leitura, escrita e formação de professores.

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Publicado
21-09-2022
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?